Faça coisas que odeia para ser feliz
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

A construção de disciplina – em detrimento da perseguição constante do mero prazer – é o que nos torna melhores, mais inteligentes e mais fortes.

As pessoas me dizem sempre para fazer o que realmente gosto de fazer.

É um bom conselho e sei que só querem o meu melhor – que me sinta feliz e realizado com a vida. No entanto, ao fazermos as coisas de que gostamos nos tornamos pessoas fracas.

Sou obcecado pelo Yelp. Passo todos os dias uns bons 30 minutos vendo os novos restaurantes que quero experimentar – é semelhante à forma como as pessoas usam o Tinder, deslizando através de uma lista de candidatos na esperança de encontrar a “cara metade”. Acabo sempre por, naquela mesma semana, ir jantar a qualquer um dos restaurantes que marquei na aplicação.

Adoro a sensação de ser o primeiro a experimentar novos restaurantes. No entanto, esse hábito criou um grande buraco na minha carteira – o que é muito desconfortável para quem tenta controlar as despesas. Simultaneamente, com mais uma coisa extra com que me preocupar tendia a me focar menos no trabalho.

Preste atenção: As coisas que adora fazer podem lhe trazer gratificação instantânea e fazer com que sinta que vale a pena viver a vida. No entanto, no longo prazo, podem acabar o prejudicando –especialmente se ultrapassar os limites.

Comer alimentos fritos. Fumar. Fazer compras online. Beber álcool. Jogar videogames. Abusar do Netflix. Fazer apostas. Dormir.

A verdade é que quando ficamos confortáveis demais com as nossas vidas perdemos a motivação para nos tornarmos melhores.

É por isso que respeito sinceramente aqueles que dizem aos outros para fazerem coisas que odeiam. O que realmente nos torna melhores, mais inteligentes e mais fortes é a construção de disciplina – tanto para o nosso corpo como para a nossa mente.

Fazer exercício físico: Fica com boa aparência. Sente-se bem. Terá menos problemas com que lidar quando envelhecer.

Comer vegetais: Essas “guloseimas” com fibra que empurrou para a beira do prato são o segredo para emagrecer e viver mais tempo.

Estudar: Tudo o que precisa é de um diploma universitário que mostre às empresas que vale a pena pagar pelo seu trabalho. Além disso, terá a oportunidade de conhecer pessoas muito inteligentes e nunca se sabe se alguma delas se tornará o próximo Steve Jobs.

Limpar/Arrumar: Fazer limpezas/arrumações reduz os níveis de estresse e pode diminuir a depressão. Estudos mostram que a produtividade dispara quando há menos distrações ao seu redor.

Tomar medicamentos: Não são saborosos mas quanto mais cedo tomar mais cedo usufruirá dos seus efeitos.

Acordar cedo: É um dos hábitos das pessoas de sucesso e é algo que também deverá fazer. Quando acorda cedo está treinando o seu cérebro para estar mais atento.

Escrever: Escrever ajuda a limpar a mente como o yoga rejuvenesce o corpo. Ajuda a se concentrar melhor enquanto fala, trabalha e pensa.

Argumentar: Gostamos de evitar qualquer discussão. No entanto, na verdade, discutir nos ajuda a ter melhores respostas para as observações críticas e expande o nosso raciocínio. Mais importante ainda, faz sobressair a nossa opinião.

Trabalhar: De que outra forma pode pagar as contas e viver os seus sonhos se não trabalhar?

Conselhos

Pode ignorar o que sugiro mas deixa eu te dizer uma coisa: se evitar sempre aquilo que odeia nunca se poderá aperfeiçoar. E não irá demorar muito tempo até todas as pessoas se transformarem em alguém que respeita (mais do que a si mesmo).

Por isso, faça um favor a si mesmo e faça coisas que sempre evitou fazer.

“No início pode se sentir estúpido enquanto tenta adquirir uma nova competência ou frustrado por sacrificar um prazer do presente por ganhos futuros mas quanto mais cedo escolher passar pela dor mais cedo começará a desfrutar dos benefícios.” James Clear

Seja persistente. Seja paciente. Desafie os seus limites.

A sua maior dor irá se tornar a sua maior força. Nessa altura irá se dar conta do seu potencial para melhorar. Nesse momento irá olhar para trás, para o seu antigo “eu”, e irá amar ainda mais o seu “eu” do presente.

Fonte: Medium

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar