Fazer estas 14 coisas “desconfortáveis” irá mudar a sua vida para sempre
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Sair da zona de conforto é a chave para o aperfeiçoamento pessoal

A noção de desconforto varia de pessoa para pessoa. O que incomoda uns, não incomoda outros. Universal é, porém, a importância de reconhecer as próprias limitações e de as ultrapassar. Sair da nossa zona de conforto é a chave para o aperfeiçoamento pessoal.

O melhor método passa por, todos os dias ou todas as semanas, encarar deliberadamente um objetivo ou situação que o deixe ligeiramente desconfortável. Cumpra esse objetivo e/ou lide com essa situação. Ao fazê-lo está incluindo a experiência no repertório do que considera “normal”, alargando naturalmente a sua zona de conforto. Algumas coisas “desconfortáveis” que contribuem para o crescimento pessoal:

1. Questione tudo

A coisa mais desconfortável que se pode fazer é questionar o que tomamos por garantido e procurar as próprias respostas. Tente ver para lá da norma.

2. Seja honesto

Ser o mais honesto possível com alguém que faz parte da nossa vida é uma das coisas mais difíceis de se fazer, mas também uma das mais importantes.

3. Medite

Muitas vezes, desacelerar e encontrar a paz interior pode ser complicado, sobretudo para quem passa a vida correndo, sempre pensando no que tem que fazer a seguir.

Os benefícios da meditação incluem melhoria da capacidade cognitiva, inteligência emocional e autodisciplina.

4. Acorde cedo, muito cedo

A madrugada, antes do nascer do sol, é a altura perfeita para trabalhar ou estudar.

Acordar às 5 da manhã, enquanto a maioria das pessoas ainda dorme, apesar de difícil, é ideal para começar o dia em silêncio.

Porquê e como acordar às 5 da manhã

5. Seja criativo

Muitas pessoas dizem querer ser criativas. Mas assim que entram em casa se dedicam a maratonas de Netflix de copo na mão.

Apesar do medo da rejeição e de falhar, que afeta qualquer pessoa, ter um tubo de escape criativo pode fazer maravilhas ao corpo e à mente. Mais ainda, ao não compartilhar as suas criações, está a garantir que ninguém as apreciará tanto como você.

6. Mantenha as finanças debaixo de olho

Mantenha um registro das suas despesas, desde a manutenção do carro e seguro de saúde, ao café e snacks, ao longo de vários meses.

E tente usar numerário o mais possível em pagamentos. O ter de puxar da carteira para fazer uso de uma nota, irá o fazer pensar duas vezes sobre a real necessidade da compra que está fazendo.

Vai ficar surpreendido com o quão mais fácil se torna pagar um crédito quando se tem, literalmente, as finanças debaixo de olho.

7. Torne-se voluntário

O voluntariado, ou qualquer ato de generosidade gratuita, irá o fazer se sentir parte de algo maior.

8. Mantenha um diário de refeições

Ter um registro do que come ao longo do dia e do exercício que pratica pode ser trabalhoso, mas vai permitir ver o mal que está fazendo ao seu corpo.

Pode não estar se dando conta de alguma carência nutricional, nem da quantidade de açúcares e gorduras que ingere diariamente.

9. Alimente-se de forma nutritiva

Depois de registar o que come, comece a consumir unicamente alimentos verdadeiramente ricos em nutrientes essenciais – isto vai alterar a sua vida para sempre.

Prepare as suas refeições, consuma produtos biológicos o mais possível – sim, sai caro, mas compensa em despesas médicas e produtividade pessoal – invista nas carnes magras e vegetais, evite os grãos (são terríveis para a maioria das pessoas), e quando comer algo que não é verdadeiramente bom para o organismo, sinta a diferença. Isso é fundamental!

A mudança vai gerar desconforto por vários motivos: é difícil, vai influenciar a sua vida social, pode ser mais dispendioso, não sabe particularmente bem quando se começa, e demora mais tempo a preparar.

Contudo o resultado vale 100% a pena. Ser esquisito com a comida e melhorar o desempenho, ultrapassando os demais, tem muito mais interesse do que fazer parte da massa anónima – não só do ponto de vista da capacidade física, mentalmente também.

10. Torne-se um bom orador

Só a ideia pode ser assustadora, mas nunca se sabe quando podemos ser chamados a falar em público. A oratória, apesar de intimidante, é crucial para melhorar as competências de comunicação.

11. Fale com um desconhecido

Viu alguém que lhe parece interessante? Aborde essa pessoa. O pior que pode acontecer é ser objeto de uma rejeição épica, o que até se torna uma história engraçada. Isso e confiança acrescida em uma próxima vez.

12. Deixe o celular no bolso

Quantas vezes é que já olhou para o celular desde que começou a ler este artigo? Da última vez que esteve em um bar ou restaurante, se lembra de quantas vezes pegou o celular?

A ideia do detox digital para deixar a mente vaguear à vontade tem um certo fundamento. Estudos sugerem que, preferível a pegar no celular sempre que estamos aborrecidos, aceitar o tédio pode nos ajudar a ser mais produtivos, determinados e criativos.

Além disso, trata-se de uma questão de boas maneiras em ocasiões sociais.

13. Concentre-se em uma habilidade de cada vez

Quem envereda pelo autoaperfeiçoamento pode se sentir inclinado a experimentar uma variedade de coisas para tentar perceber o que funciona. Todavia, recorrer à estratégia oposta é crucial.

A questão que se coloca à maioria das pessoas que investem no aperfeiçoamento pessoal passa precisamente por não saberem de que é que estão à procura, daí perseguirem sem descanso a novidade.

Se muda constantemente de interesses, dificilmente se dará conta de alguma evolução a nível interno. Portanto, escolha um interesse, e se comprometa a se tornar um especialista. Não importa o que é, qualquer um serve, desde que se dedique.

14. Conquiste um objetivo quase impossível

A coisa mais desafiante a fazer é definir um objetivo cuja conquista seja a mais difícil da sua vida.

Para o fazer, pense em algo confortável que faz diariamente e eleve-o à potência, até chegar ao ponto em que receia verdadeiramente ter de o fazer. Se corre 2km por dia, a ideia de correr 10km pode deixar você em pânico. Encare-a como a meta do ano.

O mais complicado é efetivamente arregaçar as mangas, e enfrentar as sucessivas etapas até alcançar esse objetivo. Terá que fazer uso de toda a sua força mental e física para atingir a meta. Eis o curioso: algo imensamente interessante acontece à mente, corpo e emoções quando se opta por esta via. Tornamo-nos invencíveis. E somos capazes de criar não importa que objetivo e conquistá-lo.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar