9 Formas de começar o ano novo em grande
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Não há nada de mágico quanto ao Ano Novo, a menos que queiramos

Há sempre uma espécie de deceção quando a temporada de festas termina. Começamos a tirar a decoração, as festas e a troca de presentes chegam ao fim e já não há bolo rei. Ok, talvez fique feliz por já não haver bolo rei... Na realidade, é hora de animar!

O novo ano oferece uma nova oportunidade para um novo começo e para a definição de novos objetivos. Seguem-se nove formas de começar o ano novo em grande.

1. Faça uma pausa

Depois da agitação da temporada de festas permita a si próprio uma pausa. Fuja da rotina: tire dois dias e faça uma pequena viagem, recupere o sono perdido ou vá almoçar com um amigo.

Uma nova paisagem irá ajudá-lo a relaxar e a abrir os olhos para novas possibilidades. É também uma boa altura para escrever notas de agradecimento a todos os que lhe deram presentes durante o Natal.

2. Crie objetivos

Utilize este momento de pausa para refletir no ano que passou e planear para o novo ano. Escolha uma ou duas coisas que gostasse de alcançar e crie objetivos.

Defina os seus objetivos para cada mês, trimestre e ano e estabeleça etapas de ação semanais ou mensais que irão ajudá-lo a alcançar os objetivos.

3. Arrume

Arrume o seu espaço de trabalho. O novo ano é também uma boa altura para comprar nova mobília de escritório ou acessórios. Arrume os arquivos do ano passado e crie espaço para novos.

Limpe a sua caixa de entrada do e-mail e ficheiros eletrônicos. Organize registros do final de ano. Arrume e decore para melhorar a sua produtividade.

4. Adquira artigos de escritório

Como no início de um novo ano escolar, precisa de suprimentos para realizar o seu trabalho. Faça um inventário de todos os itens de que precisa para o seu trabalho e compre ou substitua os artigos que já não tem.

Isso pode incluir um novo monitor, computador, impressora ou mesmo pequenos artigos como cartões de visita, artigos de papelaria, catálogos, blocos de notas, lápis, canetas e clipes.

5. Mexa-se

Talvez tenha abusado um pouco durante as festas? Quase toda a gente o faz. Retome uma rotina saudável ao se alimentar bem e fazer exercício com regularidade. Defina alturas específicas da semana para fazer caminhadas ou participar em aulas de exercício físico.

Estabeleça um compromisso consigo próprio e coloque-o na agenda. Utilize o tempo de exercício para acalmar a mente, ouvir música, ouvir TED talks ou podcasts ou socializar com novos amigos.

6. Organize-se

Para aumentar a produtividade e reduzir o stress, determine que tarefas e deveres são prioritários e quais não são. Aprenda a delegar as tarefas menos importantes a outros para que se possa concentrar na gestão dos seus negócios. Contrate talentos ou freelancers. Poderá encontrar a ajuda de que precisa utilizando fontes como o Upwork e o Fiverr.

7. Saia de trás do computador

A tecnologia é uma excelente forma para network e para encontros virtuais mas tente marcar encontros cara-a-cara com clientes e colegas sempre que possível. As relações florescem – e é mais provável que alcance acordos se se encontrar pessoalmente com a pessoa em questão.

8. Comprometa-se com um equilíbrio trabalho-vida

Não deixe que o trabalho controle a sua vida. Este ano, defina um plano trabalho-vida que permita que aposte em relacionamentos e interesses fora do trabalho – enquanto gere o seu trabalho. Um parceiro de responsabilização (que saiba desse seu objetivo) irá ajudá-lo a manter essas resoluções.

9. Defina um tema

Em vez de fazer uma resolução de Ano Novo defina um tema. O tema pode ser uma palavra que se relacione consigo e encarne algo que tem faltado na sua vida diária. Aponte essa palavra e mantenha-a na sua secretária. Observe-a todos os dias. Seguem-se alguns exemplos: mindfulness, flexibilidade, simplificar e aventura.

Um novo ano oferece uma oportunidade para reiniciar, reorganizar, começar de novo e fazer as coisas que tem vindo a adiar. Seja paciente consigo mesmo. Tem todo um ano para alcançar os seus novos objetivos. Mais: não se esqueça de se recompensar sempre que der passos numa direção positiva.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar