Página principal Estilo de Vida

Saiba como proteger a qualidade do seu sono com pequenas dicas que farão toda a diferença

A sua rotina noturna consiste em se deixar adormecer em frente à televisão enquanto explora as redes sociais? Parece que há uma forma melhor de relaxar depois do trabalho estar concluído.

1. Leia um pouco

Desligue a televisão e siga o conselho de Bill Gates.

“Leio uma hora quase todas as noites.” – Avançou ao The Seattle Times. “Faz parte de adormecer.”

Mas não se preocupe se começar ficando com sono após uma ou duas páginas de leitura – poderá obter os benefícios relaxantes da leitura em apenas seis minutos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex.

“Se perder num livro é a derradeira forma de relaxamento.” – Avançou David Lewis, neuropsicólogo que conduziu o estudo, ao Telegraph.

“Não importa que livro lê. Ao se perder num livro completamente absorvente, pode escapar de preocupações e estresses do mundo cotidiano e passar algum tempo explorando o domínio da imaginação do autor.”

2. Se desligue

Arianna Huffington escreveu um livro sobre o sono – A Revolução do Sono – onde avança um cronograma firme, de rotina noturna, quanto a quando se deve terminar de jantar, de beber e de estressar (é mais fácil dizer do que fazer).

Huffington também defende a leitura mas apenas de livros reais – avançou ao The Atlantic. “Tornei o meu quarto uma zona livre de dispositivos. Apenas tenho livros reais na mesa de cabeceira. Nem sequer edições Kindle. Nada de iPad. Nada. É incontestável.”

3. Beba (mas não qualquer coisa)

Provavelmente já leu que não deve beber álcool ou algo com cafeína perto da hora de se deitar – e está certo. Parece, no entanto, que pode beber vinagre de cidra de maçã. Tim Ferriss, autor do livro 4 Horas por Semana, avança que vinagre de cidra de maçã com mel faz parte da sua rotina noturna.

Ferriss poderá estar certo. O vinagre de cidra de maçã tem uma tonelada de poderes aparentemente mágicos, ajudando a regular a pressão arterial e a reduzir o colesterol – além de ajudar a adormecer.

Ferriss tem ainda como rotinas ler ficção ou tomar um banho na sua divisão “spa”.

4. Aposte nas "pequenas coisas"

Para terminar a noite com o pé direito Sheryl Sandberg, COO do Facebook, deixa o trabalho às 17:30 e desliga o celular à noite.

Stephen King lava as mãos e assegura que as suas almofadas estão bem colocadas.

Gwyneth Paltrow toma um banho com sal de Epsom. Uma caixa com sais de Epsom custa cerca de 10 dólares, surgindo como o artigo mais barato já sugerido por Paltrow.

5. Reflita e agradeça

Antes de se deitar, Benjamin Franklin colocava a seguinte questão: “Que fiz de bom hoje?”

Manter um pensamento positivo antes de se deitar irá o ajudar a dormir mais, concluiu um estudo da Universidade de Manchester. “Quando adormecem, as pessoas gratas estão menos propensas a ter pensamentos negativos e preocupantes e mais propensas a pensar positivo.” – Escreveram os autores do estudo. “Parece que sensações negativas pré-sono prejudicam o sono e que a gratidão reduz a probabilidade de tais pensamentos, protegendo a qualidade do sono.”

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.