Como se manter positivo no trabalho
Página principal Estilo de Vida

O bom humor é essencial para se manter motivado e produtivo. Em suma, para ser um bom profissional.

Por vezes poderá ser difícil permanecer positivo e ver o copo meio cheio. No entanto, para se comportar de forma profissional e continuar o seu trabalho tem de aprender a estimular o bom humor. Confira algumas dicas simples para que seja positivo no trabalho.

1. Sorria e diga coisas positivas

Um sorriso genuíno irá enviar sinais positivos ao seu cérebro e irá começar a ver as coisas de forma positiva. Para manter esta atitude positiva diga coisas como “soa bem” ou “adoraria” ou ainda “obrigado”. Ver o bom em todas as coisas e mostrar apreço a quem se encontra ao seu redor irá o ajudar a permanecer positivo ao longo do dia.

2. Construa relações com colegas de trabalho

Não têm de ser melhores amigos ou de saber todos os detalhes das vidas uns dos outros. No entanto, ter uma relação amistosa e respeitosa com os colegas, gestores e outros irá tornar o seu local de trabalho mais positivo. Lembre: vê essas pessoas pelo menos 40 horas por semana, o que é mais do que o tempo que está com os seus amigos. Assim, os tratar bem irá lhe facilitar a vida.

3. Decore a sua secretária

Passa a maior parte do seu tempo à secretária, no escritório. Assim, decore a sua secretária com fotografias dos seus mais que tudo, lembranças de lugares que visitou ou cartões com frases motivacionais. Pode ter também a sua caneca de café, algumas plantas ou posters dos seus filmes favoritos. Tornar o seu local de trabalho confortável, com o seu próprio toque, irá fazer com que se sinta mais feliz – aumentando, como resultado, a sua motivação.

4. Aprenda algo novo

Continue investindo em si próprio e tente aprender algo novo. Tal irá fazer com que se sinta realizado. Não precisa sequer de gastar dinheiro para frequentar aulas, seminários ou workshops. Pode experimentar aulas gratuitas online ou assistir a vídeos no YouTube para melhorar as suas capacidades. De outra forma, se desejar, pode partilhar o seu conhecimento com outras pessoas e tentar ensinar uma nova habilidade.

5. Se recompense

Se recompense por cada objetivo alcançado ou tarefa terminada. Pode se recompensar com pequenos deleites – como a sua sobremesa favorita, por exemplo, ver um novo filme depois do trabalho ou mesmo comprar aquela carteira que anda namorando. Conceder a si mesmo pequenos presentes irá fazer com que se sinta orgulhoso de si mesmo, aumentando a sua autoestima e, assim, permanecendo positivo.

Por favor, descreva o erro
Fechar