O esgotamento mental (ou emocional) surge de forma tão subtil que os seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras forças negativas
O esgotamento mental/emocional, um termo criado na década de 1970 para descrever os efeitos psicológicos do estresse causado pelo trabalho, surge de forma tão subtil que os seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras forças negativas. Pensa que sabe distinguir – ou sentir – os sinais de um esgotamento rapidamente, certo? Talvez não.
Confira sete sinais de que se encontra sob sério estresse mental/emocional – e, no final, dicas para lidar com a situação.
1. É frequentemente cínico
Se sente mais sarcástico do que o habitual? Zombando em demasia dos seus amigos, que foram sempre impecáveis com você? Provavelmente está passando por momentos difíceis – que o estejam tornando mais cínico. Pense um pouco nisso.
2. Tem vontade de desaparecer
Tem vontade de reservar um bilhete só de ida para Bali? Fantasia sobre deixar tudo para trás e viver numa casinha no Canadá rural? Essas “vontades” podem ser apenas sintomas de “desgaste”, de acordo com especialistas. O querer evitar ou deixar para trás são mecanismos que se utilizam em busca de distância – nomeadamente em relação ao trabalho. Estará a se esforçar em demasia na equivocada esperança de acelerar o seu sucesso?
3. Dá cabo de tarefas simples
Tem feito uma série de bobagens ultimamente? Desde se esquecer de aniversários a se esquecer de encontros? A súbita falta de atenção aos detalhes é um sinal de esgotamento. Quando tem dificuldade em se lembrar de coisas ou manter em mente tarefas diárias... Provavelmente é altura de lidar com o estresse.
4. Está sempre cansado
Prefere passar a manhã de um sábado solarengo dormindo? Essa preguiça persistente pode ser um sintoma clássico, principalmente se perceber que um dia inteiro de moleza não elimina a inércia. O esgotamento emocional é um sinal revelador de que está sofrendo de uma disfunção.
5. Está sempre descontente
Está sempre farto dos seus chefes e colegas? Pode ter razão em relação ao facto de serem uns chatos – mas esses sentimentos também são sinônimos de “esgotamento”. Ao procurar ser “um colaborador frenético que trabalha em direção ao sucesso até à exaustão”, de acordo com a Association for Psychological Science, poderá culpar a cultura de trabalho por um autoimposto ritmo frenético “para chegar ao topo”.
6. Duvida de si mesmo
Trabalhou bastante para ganhar tração no seu campo – então por que se pergunta ultimamente se tem algum mérito? Esse sentimento distorcido de “realização reduzida” é um sintoma clássico de esgotamento e pode afetar qualquer indivíduo que trabalhe bastante, de cirurgiões a atletas de elite. A sua mente começa jogando truques com você para lidar com as constantes exigências do seu trabalho.
7. Está sempre doente
Tem dores de cabeça constantes? Uma barriga sempre dando horas? Ou uma respiração aflitiva? Se os médicos não encontram nada, considere uma análise mais atenta da sua agenda de trabalho – avançam os cientistas que encontraram diversas ligações entre queixas de saúde física e esgotamentos. O estresse laboral pode até resultar em danos físicos reais: “elevados níveis de estresse podem conduzir a uma mais rápida deterioração da saúde física” – de uma gripe comum a problemas cardíacos.
Como se sentir melhor
Se disse que sim a algum dos itens acima é altura de parar e começar a introduzir mudanças. Experimente uma das seguintes opções:
- Reserve algum tempo para estar com os seus amigos que lhe põem um sorriso no rosto. Isso significa que terá de reduzir alguns dos compromissos profissionais – mas é essa a ideia, certo?
- Se mime um pouco. Faça uma reserva num spa ou compre bilhetes para aquele espetáculo de que ouviu falar. É altura de renovar a sua apreciação do mundo que trabalhou para criar.
- Reduza a sua lista de tarefas. Quando se esquece de detalhes importantes é provável que o seu dia esteja demasiado abarrotado, mais do que é possível.
- Expresse as suas preocupações junto dos seus chefes. Pode parecer contraintuitivo chamar a atenção para a sua insatisfação mas quando aborda essa conversa num sentido preventivo, e não em conflito, poderá eliminar toda a tensão que sente.
- Reorganize os seus objetivos para se sentir revigorado. O esgotamento ligado a exaustão pode indicar que não está apenas cansado – mas também saturado da mesma rotina diária.
- Procure formas de assumir novas responsabilidades na mesma área profissional para se sentir mais envolvido. Se junte a uma organização relacionada com algum aspeto do seu trabalho em que gostaria de ganhar mais experiência.
- Reserve umas férias! Pense nisso como ordens do médico. Uma pausa numa praia poderá ser exatamente o que precisa.