A Snap e os “seus” milionários
Lucas Jackson/Reuters
Página principal Estilo de Vida, Snapchat, IPO

A Snap, empresa por detrás do famoso aplicativo Snapchat, vale agora mais de 30 bilhões de dólares. Aqueles que reconheceram o seu valor cedo o suficiente vão ser recompensados.

A Snap viu as suas ações iniciarem a sua primeira sessão na bolsa (ontem, quinta-feira) a 24 dólares a ação, o que conduziu a valorização da empresa ao redor de 33 bilhões de dólares. Com esses valores, a Snap irá gerar mais alguns milionários e bilionários – pelo menos no papel.

Evan Spiegel

A Snap e os “seus” milionários
AP Photo

Evan Spiegel, cofundador e CEO da Snap, com 26 anos, é considerado um visionário – e a força orientadora da empresa. Assim, é adequado que saia ganhando com o sucesso da entrada em bolsa.

Os 210 milhões de ações que Spiegel detém valem agora 5,06 bilhões de dólares – com base no preço de abertura. Spiegel vendeu 16 milhões de ações aquando da IPO – Oferta Pública Inicial, na sigla original – alcançando 272 milhões de dólares com essa venda.

Além disso, tem ainda direito a receber mais 36,8 milhões de ações ao longo dos próximos três anos – como “Prêmio para o CEO”, por ter levado a empresa a entrar na bolsa.

Some tudo: Spiegel irá lidar com 6 bilhões de dólares provenientes da entrada em bolsa da Snap.

Bobby Murphy

Bobby Murphy, cofundador e CTO da Snap, com 27 anos, esteve do lado de Spiegel para tocar o sino de abertura da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Os dois fundadores se conheceram na Universidade de Stanford e lançaram o Snapchat em 2011. Têm, coletivamente, controle de voto sobre a Snap – deixando os investidores de Wall Street sem a possibilidade de influenciar a forma como a empresa é gerida.

Tal como Spiegel, as atuais ações de Murphy valem cerca de 5 bilhões de dólares – e também vendeu 16 milhões de ações na IPO. Ao contrário de Spiegel, Murphy não tem direito ao generoso “Prêmio para o CEO”.

Mitch Lasky

Mitch Lasky, sócio da empresa de capital de risco Benchmark, foi um dos primeiros a investir no Snapchat.

Graças a essa aposta precoce, Lasky e a sua empresa detêm ações da Snap que valem 2,9 bilhões de dólares. A empresa também vendeu mais de 10 milhões de ações aquando da IPO, reunindo cerca de 182 milhões de dólares.

Lightspeed Venture Partners

A Lightspeed foi a primeira empresa a apoiar o Snapchat – e agora detém uma participação no valor de 2 bilhões de dólares.

“Não é assim tão comum ser o primeiro investidor numa empresa que se estreia na Bolsa de Valores de Nova Iorque com o valor com que a Snap se estreou.” – Afirmou Jeremy Liew, sócio da Lightspeed, à CNNTech na quinta-feira. “Estamos todos muito contentes. É um dia feliz na Lightspeed.”

Michael Lynton

A Snap e os “seus” milionários
Reutеrs

Michael Lynton se demitiu, recentemente, do seu cargo enquanto CEO da Sony Entertainment para se tornar presidente da Snap. A sua participação na Snap está atualmente avaliada em 71 milhões de dólares.

Imran Khan

Imran Khan desistiu do seu trabalho no Credit Suisse para se tornar CSO da Snap. Parece que valeu a pena: a sua participação na Snap vale 68 milhões de dólares.

Timothy Sehn

Timothy Sehn poderá não ser tão conhecido com os restantes membros desta lista – contudo, o diretor de engenharia da Snap é um dos grandes vencedores da IPO. A sua participação na empresa vale agora 162 milhões de dólares.

Fonte: Money.CNN

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar