9 Dicas para parecer mais inteligente
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Dicas sutis que irão ajudá-lo a parecer mais inteligente

E se puder parecer mais inteligente – independentemente do nível da sua educação ou inteligência?

Confira nove táticas apoiadas pela ciência que irão ajudá-lo. Mesmo que nunca venha a usar, é bom que as conheça – caso alguém tente usá-las com você.

1. Mantenha os seus olhos abertos (literalmente)

Publicando no Journal of Experimental Psychology, investigadores disseram que os indivíduos cujos olhos se semi-cerram são encarados como menos inteligentes. A sua teoria é que olhos “caídos” sugerem depressão ou fadiga, sendo que ambas “afetam negativamente a capacidade cognitiva”.

2. Perca peso

“Um estudo checo concluiu que certas características faciais – rostos estreitos, narizes longos, queixos finos – se correlacionam com a aparência de inteligência e atração.” – Relatou a The Atlantic. Não falamos em cirurgias plásticas – mas pode ponderar perder algum peso.

3. Seja visto como abstêmico

Investigadores das universidades da Pensilvânia e Michigan surgiram com uma pesquisa a que deram o nome de “o preconceito do bêbado.” Em suma, concluíram que a mera posse de uma bebida alcoólica [por exemplo numa festa] leva a que as pessoas sejam encaradas “como menos inteligentes que aquelas que não bebem álcool.”

4. Utilize óculos grossos

“Utilizar óculos pode levar a que estranhos o considerem mais inteligente.” – relatou o The Wall Street Journal citando um estudo de 2011 publicado no Swiss Journal of Psychology. No entanto, o efeito é mais pronunciado com óculos grossos – os óculos com aros finos não causam o mesmo resultado.

5. Sorria de forma sutil

O estudo ao redor dos olhos abertos concluiu que uma “curvatura da boca” – um sorriso sutil – sugere maior inteligência. “As pessoas tendem a generalizar, julgando aqueles com pálpebras caídas ou carrancudos como com mau humor (...) tendo isso um efeito prejudicial no desempenho cognitivo.” – Avançou o principal autor do estudo ao The Independent.

6. Nunca jure

A Harris Interactive questionou 5.800 gestores de recursos humanos e colaboradores quanto às suas atitudes em relação a pessoas que juram. Resultado: 54% afirmaram que “juras” levam a que as pessoas pareçam menos inteligentes – e porcentagens mais elevadas afirmaram que também faz com que pareçam menos profissionais, sendo de questionar a maturidade.

7. Estabeleça contato visual – olhe diretamente para as pessoas

Nora A. Murphy, professora associada de Psicologia na Loyola Marymount University em Los Angeles, realizou intensa pesquisa nesta área, sugerindo que “um dos mais fortes e precisos sinais de inteligência passa por olhar para os outros quando fala com eles.” – Afirmou ao The Wall Street Journal. “E guarde o celular.”

8. Use as iniciais dos seus nomes do meio

Esta é bastante simples. Investigadores britânicos publicaram no European Journal of Social Psychology que concluíram que “a exibição das iniciais de nomes do meio aumenta as avaliações positivas das capacidades intelectuais e realizações das pessoas.”

9. Fale de forma clara e agradável

Algumas pessoas tentam utilizar grandes palavras ou formas confusas de falar para parecerem mais inteligentes. Parece que estão fazendo o oposto do que devem fazer. Seja o mais claro possível na sua comunicação.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar