Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Darius Foroux, que colabora com o medium.com, avança 30 “lembretes” sobre a vida que não devem ser esquecidos

Sócrates, considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, foi em tempos considerado o homem mais sábio à face da Terra pelo Oráculo de Delfos. Quando Sócrates soube desse comentário do Oráculo, achou que estava errado.

Disse então: “Só sei que nada sei”.

Como é que o homem mais sábio do mundo pode não saber nada? Ouvi falar desta sabedoria paradoxal pela primeira vez quando tinha 14 ou 15 anos. Esta citação de Sócrates teve um impacto tão grande em mim que passei a utilizando como minha estratégia de aprendizagem.

Para mim, “só sei que nada sei” significa que até podemos ser pessoas educadas e instruídas, mas mesmo assim, não sabemos nada. Se pode aprender com tudo e com todos.

O que vai encontrar mais à frente é uma lista das coisas mais importantes que aprendi com outras pessoas e livros.

Até podemos aprender coisas depressa, mas tendemos a as esquecer com a mesma velocidade – e às vezes temos de nos relembrar dessas coisas que aprendemos.

Assim, confira estes 30 lembretes.

1. O esforço é bom

30 Coisas a relembrar para ser mais feliz

Nunca diga “já não consigo mais”. Diga antes “Que venham eles(as)!”

2. Não se queixe

Se queixar é a maior perda de tempo que existe. Faça alguma coisa em relação a isso e se não conseguir, se cale e não pense mais nisso.

3. Passe tempo com pessoas que ama

Ou seja, a sua família e melhores amigos. Se não tem família, crie uma. A maioria das pessoas que passam na nossa vida são apenas visitantes. A família é para toda a vida.

4. Não entre numa relação se não estiver apaixonado

Já cometi este erro mais de uma vez. Sentimos qualquer coisa por alguém e pensamos: “Podíamos tentar”. Péssima ideia. Ou se ama, ou não se ama. Não se engane a você mesmo. Não é justo nem para você nem para a outra pessoa.

5. Se exercite diariamente

30 Coisas a relembrar para ser mais feliz

Só há pouco tempo é que compreendi isto. Um corpo saudável deve ser o início de tudo na vida. Se não consegue construir um corpo saudável e forte, o que é que consegue construir na vida?

6. Escreva um diário

Acredite, escrever um diário não é coisa de criança. O ajuda a se tornar um melhor pensador e escritor. Pode estar pensando “Mas eu não quero ser escritor”. Bem, quantos e-mails e textos envia por dia? Todos nós somos escritores.

7. Se sinta grato

Agradeça a todos e a tudo. “Obrigado por este lindo dia.” “Obrigado pelo seu e-mail.” “Obrigado por estar aí para mim”.

8. Não ligue ao que as outras pessoas pensam

Todos vamos acabar por morrer um dia, acha que o que os outros pensam sobre você tem alguma importância?

9. Arrisque mais

30 Coisas a relembrar para ser mais feliz

Não seja um medricas.

10. Escolha uma indústria, não um emprego

Se quer se tornar bom em alguma coisa tem de dedicar muitos anos a praticá-la. Mas é impossível se tornar especialista em alguma coisa se estiver sempre saltando de indústria em indústria. Escolha uma de que goste e comece por baixo. Irá acabar por encontrar o posto perfeito para você.

11. Seja um líder

Quando se encontrar numa situação em que todos olham uns para os outros, é altura de assumir a liderança. Quando decide se tornar um líder, acaba por se tornar um. Não existe nenhuma iniciação ou título. Só uma decisão.

12. As coisas nem sempre são o que parecem

Se algo soa bom demais para ser verdade, é porque é. Um pouco de ceticismo não será prejudicial.

13. O dinheiro não é importante

Não é mesmo. Contudo, terá de se treinar a você mesmo para não pensar tanto nele. Não se torne demasiado dependente das coisas que possui – ou essas coisas vão acabar por possuí-lo.

14. Seja bondoso

30 Coisas a relembrar para ser mais feliz

Não quero com isto dizer que tem de ser permissivo. Pode ser alguém que não tolera certas coisas, mas mesmo assim ser boa pessoa. Simplesmente, não insulte as pessoas ou não pense que é melhor do que elas.

15. Se sinta confortável com o desconforto

Vida, trabalho, relacionamentos, desafios. É tudo desconfortável – logo, procure se sentir confortável com isso.

16. Aprenda algo todos os dias

É preciso treinar o cérebro para se manter alerta. Mas não precisa de ler um livro todos os dias para aprender alguma coisa. Pode aprender com os seus erros. Aprenda com as pessoas que estão à sua volta – seja mais aberto àquilo que os outros lhe podem ensinar.

17. Descanse antes de ficar cansado

Mesmo que adore o seu trabalho e todos os dias pareçam dias de férias, tem de dedicar algum tempo ao descanso. Não se esqueça – você é um ser humano, não um andróide.

18. Não julgue os outros

Lá porque as pessoas tomam decisões diferentes das suas, isso não as torna estúpidas. Além disso, não sabe tudo sobre elas, por isso, não as julgue – ajude-as.

19. Pense nos outros

30 Coisas a relembrar para ser mais feliz

Seja pelo menos consciente, só isso. Todos nós temos famílias, contas para pagar e os nossos próprios problemas. Por isso, não faça parecer que só você tem problemas.

20. Dê sem esperar nada em troca

Não esteja sempre controlando quem dá ou quem não dá. Se o fizer vai acabar por se tornar numa pessoa indesejável. Dê só pela alegria de dar alguma coisa a alguém. Se receber alguma coisa em troca, ótimo, se não receber, ótimo também.

21. Não existe uma fase final

Nós, como espécie, somos o que somos. Não tente desvendar tudo. Goze a sua viagem.

22. Aprecie as pequenas coisas

Eu gosto de clichés porque são verdade. Especialmente este aqui. Sabe porquê? Porque toda a gente diz que o sabe, mas ninguém o segue. Só vão atrás das coisas grandes.

23. Não seja tão sério

30 Coisas a relembrar para ser mais feliz

Sim, sim, você é uma pessoa e os outros têm de o levar a sério, eu sei disso. Mas no fundo, somos todos um bando de formigas tentando perseguir a mesma coisa. Descontraia.

24. Não culpe as pessoas

Qual é o objetivo? Quer castigá-las? Isso não se faz a ninguém. Ah, e não se culpe também – você é apenas humano.

25. Não se fixe demasiado no passado

Refletir sobre o passado só é bom para uma coisa: aprender.

26. Evite situações e pessoas negativas

Não deve subestimar o impacto que os outros têm sobre você. Se afaste da negatividade a todo o custo.

27. Invista em você mesmo

As habilidades valem mais que um bom trabalho, que uma carreira, que dinheiro e até mesmo que a reputação. O mundo precisa sempre de pessoas que possam fazer algo bem. Seja essa pessoa.

28. Dependa de você próprio

É a melhor sensação do mundo saber que depende de você próprio – mas também não exagere. Peça ajuda quando precisar.

29. Crie alguma coisa

Não propriamente para deixar um legado, afinal também não vai estar cá para sempre para o ver, mas apenas para ter alguma utilidade. Faça uma música, escreva um livro, construa uma mesa, qualquer coisa. Vai se sentir bem com você mesmo.

30. Tome uma atitude

Não fique aí sentado, faça alguma coisa. Sem ação não há nenhum resultado.

Pode até saber muita coisa. Mas tal como Sócrates, tanto eu como você só sabemos que nada sabemos. Por isso, temos de continuar aprendendo.

Por favor, descreva o erro
Fechar