Produtividade: os segredos de Mark Zuckerberg, Bill Gates e Elon Musk
Página principal Estilo de Vida

Conheça algumas das pouco ortodoxas técnicas usadas por três referências do mundo empresarial

Os líderes das maiores empresas do mundo estão sempre procurando formas de ocupar o tempo e parecem ter todos chegado à mesma conclusão: trabalho.

Abordam as respetivas metas com a intensidade de uma ideia fixa e nenhum trabalha menos de 70 horas por semana, incluindo finais de semana, mesmo se à custa de aspetos da vida prezados pela maioria.

Todavia, uma ideia sólida, determinação em ser o melhor e uma ética de trabalho sobre humana compensam: Mark Zuckerberg, Bill Gates e Elon Musk estão entre as personalidades mais ricas do mundo e, além disso, são responsáveis por tecnologias que já mudaram, ou têm capacidade para mudar, a sociedade de forma irreversível.

Cada um, para conseguir gerir o próprio tempo, acabou desenvolvendo estratégias e mecanismos de apoio.

De vestir a mesma camiseta cinzenta todos os dias, a se esconder em uma floresta para conseguir fazer frente a resmas de papel, eis algumas das pouco ortodoxas técnicas usadas por estes três homens de topo.

Mark Zuckerberg e a sua cruzada pela simplicidade

Já muito se escreveu sobre as camisetas cinzentas e camisolas de capuz que fazem uniforme de trabalho semanal de Zuckerberg – ajudam-no a se concentrar no que importa e a perder o mínimo tempo possível escolhendo o que vestir todos os dias – mas pouco se fala sobre como essa simplicidade se estende a outras áreas da sua vida.

O menino prodígio feito milionário de 31 anos, CEO da Facebook, chega à sede da empresa não num Audi como congéneres de outras empresas, mas num modesto Acura preto.

A história da ascensão do Facebook em 33 fotografias
A história da ascensão do Facebook em 33 fotografias

Sendo certo que acaba de comprar as três propriedades que rodeiam a sua residência em Palo Alto, é sabido que mantém a casa (situada a meia dúzia de quarteirões do escritório, onde supostamente trabalha até 15 horas por dia) sóbria. Ao eliminar muitas das veleidades a que tem acesso, o principal foco continua sendo o trabalho.

Em uma sessão de Q&A (perguntas e respostas), na sede o ano passado, disse:

“Não sinto estar fazendo o meu trabalho se perco tempo com coisas cotidianas absurdas ou supérfluas. Quero poder dedicar toda a minha energia a desenvolver os melhores produtos e serviços.”

Como Bill Gates mantém o email, a vida e as leituras em dia

Em um post de 2006, Bill Gates – então presidente, CEO e principal arquiteto de software da Microsoft – partilhou como faz frente à caixa de email com um truque simples – um ambiente de trabalho maior, com três monitores.

Na altura tinha de gerir mais de 100 emails por dia. Com todo o trabalho de beneficiência enquanto copresidente da Bill and Melinda Gates Foundation, ativismo social e sempre consultor técnico da Microsoft, facilmente se imagina como esse número terá aumentado.

Com um monitor dando conta das mensagens que chegam, um focado no email em mãos e outro como ambiente de trabalho corrente, consegue executar várias tarefas sem perder nenhuma de vista. Ao se concentrar no trabalho, um email de cada vez no monitor central, Gates dá a cada mensagem o tempo e atenção que merecem. Isto é algo que todo o jovem empresário pode adotar.

7 Citações de Bill Gates de leitura obrigatória
7 Citações de Bill Gates de leitura obrigatória

O executivo passa todos os anos uma semana, a ThinkWeek, em uma cabana na floresta, munido de pilhas de documentos e livros, para “desligar” completamente. Ao se abster de qualquer forma de distração, consegue recuperar um ano de leitura e contemplação numa semana. Desenvolve estratégias, avalia cuidadosamente as empresas e entidades parceiras e revê o ano transato. Essa semana ajuda o empresário a atingir a produtividade máxima.

Elon Musk leva o multitasking ao extremo

Com três títulos executivos (CEO da SpaceX, CEO da Tesla Motors e presidente da SolarCity), cinco filhos e uma ambição – do outro mundo de facto – no que toca o futuro da tecnologia, é difícil imaginar onde é que o empresário de 44 anos encaixa as seis horas e meia de sono médias que diz gozar por noite.

O escritor Max Chafkin notou:

“Para chegar ao fim do dia, Musk depende de dois estimulantes: cafeína e o desejo de ajudar a humanidade a colonizar Marte”.

O empresário, que divide a sua semana entre a SpaceX e a Tesla Motors, também aperfeiçoou a arte do multitasking: envia emails enquanto digitaliza faturas, tem reuniões e gere operações ao telefone ao mesmo tempo e até envia mensagens com os filhos no colo (uma confissão que recebeu a crítica do público).

Apesar de não passar oficialmente mais de 15 horas no escritório, o próprio já disse nunca parar de trabalhar. Dada a tamanha responsabilidade 24 horas por dia, é compreensível que a forma mais eficiente de poupar tempo seja fazendo tudo em simultâneo.

Poucos entre nós têm o desejo de trabalhar 15 horas por dia, ou de gerir empresas bilionárias. Contudo, conseguir fazer mais em menos tempo permite ganhar tempo para o que realmente interessa.

Por favor, descreva o erro
Fechar