Página principal Estilo de Vida

“Regras” a seguir para desfrutar ao máximo das suas férias

As férias são essenciais para relaxar e carregar baterias – independentemente da duração. Contudo, muitos colaboradores levam consigo (de férias) preocupações do trabalho. Parece que quanto mais elevado se encontra na escada corporativa, mais preocupado poderá ficar por tirar uns dias de folga.

A verdade: as férias beneficiam tanto o colaborador como o empregador.

Há algumas regras que pode seguir quando tira algum tempo para estar longe do escritório – para usufruir ao máximo e descansar.

Use os dias de férias

Os dias de férias são um direito do trabalhador. Por cada ano que trabalha tem direito a x dias de férias. Os dias de férias não usados em um determinado ano poderão – ou não, consoante a empresa – ser acumulados no ano seguinte.

Se não desfruta dos seus dias livres está perdendo tempo que seria de relaxe. Embora algumas empresas possam “forçar” os seus colaboradores a tirar alguns dias de férias, outras não. Não tirar férias irá beneficiar apenas o empregador.

Não recusa o seu salário ou outros benefícios que a sua empresa lhe concede – como o seguro de saúde – pois não? Então por que razão colocar de lado a oportunidade de tirar férias? Aproveite.

Não gaste as férias todas de uma vez

Se tirar as férias todas de seguida poderá ficar vulnerável se algum imprevisto surgir – bom ou mau. Deve planear com antecedência e se certificar que deixa alguns dias livres de parte para momentos não planeados – que surgem de vez em quando na vida. Se realmente precisa de férias porque já não aguenta mais o seu trabalho, poderá colocar de lado alguns dias de férias para procurar emprego ou ir a entrevistas.

Planeie ao redor dos outros

Certo, isto não é uma regra – mas irá agradecer esta sugestão. As férias permitem que se afaste do trabalho e que desfrute de relaxamento muito necessário. Imagine uma ou duas semanas de felicidade pura – sem estresse.

Agora, pense na altura em que o seu chefe tirou férias. Sim, poderá ter tido mais trabalho mas não tinha supervisão constante, logo se sentiu mais solto – certo? Se tirar férias na mesma altura que o seu chefe, limita a sua liberdade. Aproveite ao máximo o seu tempo e planeie férias quando os seus colegas estão no escritório, tanto para distribuir trabalho como para escalonar ausências.

Relaxe

Se tem receio de tirar férias provavelmente é também o tipo de pessoa que fica preocupada com o que se passa no escritório na sua ausência. Poderá sentir desejo de telefonar aos seus colegas – mas não o faça.

As férias permitem que recarregue baterias – e também surgem como oportunidade para pensar de forma criativa fora do ambiente de escritório, até mesmo para se lembrar de estratégias outside-the-box para quando regressar ao trabalho.

Assim, desfrute de algum tempo seu, tempo com a sua cara metade, com a sua família, ou com os seus amigos. É tempo seu, logo aproveite ao máximo e relaxe.

Trabalhe antes de voltar

Uma das razões pelas quais tantas pessoas ficam nervosas com as férias é porque ficam preocupadas com a pilha de trabalho que vão encontrar no regresso. Há uma estratégia para este problema.

Antes de deixar o escritório para férias, avance ou delegue as maiores tarefas, que precisam de ser completadas, e deixe as tarefas fáceis de lado – pois são menos “pesadas” de completar quando regressar. Além disso, aproveite uma pausa ocasional nas férias para verificar rapidamente o e-mail e responder a algumas questões que possam ser urgentes.

Se limitar a verificação do e-mail a uma ou duas vezes durante o tempo fora será capaz de desfrutar das férias mantendo em mente que não está acumulando trabalho. Ao fazê-lo, limita o estresse pós-férias ao mínimo.

Agora: marque as suas próximas férias, liberte a sua carga de trabalho e... Recarregue baterias.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.