7 Conselhos do homem mais rico de sempre
Página principal Estilo de Vida

Jakob Fugger foi um bancário alemão que financiou reis, exploradores, bispos e papas – e que, ao longo do caminho, fez a maior fortuna jamais conquistada por um empresário

Neto de um camponês, persuadiu Leão X a legalizar os empréstimos com fins lucrativos – e um dos seus esquemas para criação de fortuna levou Lutero a escrever as 95 Teses e a dar início à reforma protestante. Jakob e o seu dinheiro deram a vitória a Carlos V de Espanha e o colocaram sobre um império tão grande como o de Napoleão.

Fugger detinha cerca de 400 bilhões de dólares, em dólares atuais, no momento da sua morte em 1525 – ou 2% do PIB da Europa na época (John D. Rockefeller esteve próximo em termos de valor mas a sua riqueza correspondia a uma parte menor da economia dos EUA).

Confira alguns dos seus segredos.

Invista quando os outros estão receosos. Fugger fez duas grandes apostas que asseguraram a sua fortuna. A primeira foi financiar o arquiduque Sigmund do Tirol quando parecia que Veneza iria assumir o ducado. Os habituais financiadores do duque se recusaram a financiá-lo e Fugger ofereceu tudo o que ele, a sua família e amigos conseguiram reunir. O duque chegou a acordo com Veneza e, em troca do seu apoio, Fugger ficou com a concessão da maior mina de prata do planeta.

Fugger também investiu em minas de cobre na Hungria – quando outros temiam uma invasão turca. Ao ir contra a maré, criou o negócio de cobre tal como tinha feito com a prata. Os turcos acabaram por chegar – mas muito depois da morte de Fugger.

Se torne indispensável. Demasiado grande para falhar não é uma invenção moderna. Fugger tinha algo que sabia que os seus mutuários não podiam dispensar: a capacidade para reunir grandes somas em um instante. Os mutuários não gostavam nem de Fugger nem dos seus termos – mas não podiam viver sem o mesmo.

Conheça os fatos. Fugger sabia o valor de boa informação. Criou o primeiro serviço de notícias do mundo e o utilizou para saber os movimentos do mercado antes dos outros. O imperador Maximiliano (avô de Carlos V) lhe disse uma vez que Henrique VII lhe tinha enviado – a Fugger – algum ouro como garantia de um empréstimo para combater os franceses. Fugger recusou o acordo pois os seus espiões em Inglaterra avançaram que os navios nunca tinham deixado o porto.

Conheça os números. Os italianos inventaram a contabilidade de dupla entrada – e Fugger se encontrou entre os primeiros a norte dos Alpes a utilizá-la. Avançou criando um balanço patrimonial consolidado para os seus muitos negócios. Foi também o primeiro a enviar auditores para o terreno para que estes verificassem atividades de filiais. Registros de contabilidade mostram anotações suas, nas margens, colocando questões sobre despesas específicas.

Obtenha uma boa educação. Fugger passou vários anos como aprendiz em Veneza, a capital de negócios da época. Ganhou conhecimento, experiências e ligações que lhe foram úteis toda a vida.

Mantenha a calma. Depois de um bispo austríaco, um dos maiores depositantes do seu banco, ter morrido em 1509, o papa exigiu que Fugger devolvesse de imediato o dinheiro à igreja. O dinheiro de Fugger estava aplicado nos projetos de mineração e o mesmo não detinha a liquidez necessária para honrar a exigência. A devolução dos fundos de uma só vez tê-lo-ia arruinado. Em vez de se tornar mais discreto, gastou generosamente para mostrar que nunca tinha tido tanta liquidez. Tal lhe deu tempo para negociar tranquilamente o acordo que o salvou.

Dê algo de volta. Fugger é mais conhecido como criador do Fuggerei, o primeiro projeto mundial de habitação a preços acessíveis. Fugger considerava que qualquer indivíduo que trabalhava merecia um teto sobre a sua cabeça – assim, a renda das habitações se encontrava próxima de um quarto da taxa de mercado. Fuggerei, o seu projeto, permanece intacto e é a maior atração turística da sua cidade natal, Augsburg.

Por favor, descreva o erro
Fechar