6 Estratégias para lidar com qualquer desafio
Página principal Estilo de Vida

Ter as relações certas – e fazer parte das comunidades certas – é a chave da felicidade. Porém, há algumas estratégias que também podem dar um empurrão. Saiba do que falamos.

Não importa quem é ou o que já realizou. A vida está cheia de experiências que podem o atrair para um estado de depressão tão profunda que poderá sentir que nunca mais será capaz de ressurgir.

Robert Waldinger liderou o estudo The Harvard Study of Adult Development que acompanhou 724 homens ao longo de 75 anos para perceber qual o segredo da felicidade.

Ter as relações certas – e fazer parte das comunidades certas – é a chave da felicidade. É essencial estarmos cercados das pessoas que nos ajudam a encarar os nossos desafios para nos sentirmos felizes e esperançosos.

Além desta relação com amigos e família leal, confira 6 estratégias úteis para lidar com as emoções fortes que acompanham as dificuldades. Poderão não resolver os seus problemas mas irão o ajudar a os enfrentar com clareza, em vez de caos. Independentemente do resultado, irão o empoderar para tomar decisões informadas, em vez de decisões baseadas no medo.

1. Acabe com a reflexão negativa

Todos repetimos reflexões negativas – que limitam a capacidade de agarrarmos o nosso potencial. Além de reescrever as suas crenças auto-limitadoras, pode desafiar a reflexão negativa se questionando:

  • Quais as evidências a favor e contra o meu pensamento?
  • Os meus pensamentos são factuais – ou interpretações minhas?
  • Estou saltando para conclusões negativas?
  • Como posso descobrir se meus pensamentos são verdadeiros?
  • Existem outras formas de olhar para esta situação?
  • É esta situação tão ruim como acredito?
  • Pensar desta forma está ajudando a que me sinta bem ou a que alcance os meus objetivos?

Reconhecer que a sua atual forma de pensar poderá ser autodestrutiva poderá por vezes o motivar a olhar para as coisas com uma perspetiva diferente.

2. Mantenha a perspetiva

O desafio que encara de momento é apenas um blip em uma grande tela de radar. É temporário e não o define. Não é um reflexo da sua história completa, pontos fortes ou realizações.

Nos focamos geralmente no que parece certo diante de nós, esquecendo experiências positivas que definem a nossa história. Mantenha uma perspetiva holística da sua vida e se questione:

  • Qual a pior coisa que poderia acontecer? Qual a probabilidade?
  • Qual a melhor coisa que poderia acontecer?
  • O que é mais provável que aconteça?
  • Será importante daqui a cinco anos?
  • Estou fazendo com que este desafio me defina?

3. Aprenda com as suas reações

“Existe um espaço entre o estímulo e a resposta. Nesse espaço se encontra o nosso poder para escolher a nossa resposta. Na nossa resposta reside o nosso crescimento e a nossa liberdade.” – Viktor Frankl

Como está respondendo ao seu desafio? Como aconselharia o seu melhor amigo? Temos 100% de controle sobre as nossas respostas a todos os estímulos em cada momento da nossa vida. A Psychology Today partilhou 5 formas através das quais se pode obter maior controle de respostas a situações difíceis:

  • Considere a pessoa que gostaria de ser.
  • Pense no significado ou na origem das suas reações.
  • Observe o resultado das suas reações.
  • Imagine uma melhor resposta.
  • Aprenda uma abordagem mais compassiva para você.

4. Aprenda com as reações dos outros

Aprenda a observar os outros em uma disputa ou desacordo como uma fonte de aprendizagem.

Veja como reagem e avalie quais as suas motivações – pensando cuidadosamente em como responderia. A investigação de Harvard revela que a aplicação de empatia em um desacordo é essencial para a sua resolução e é um fator crucial em negociações bem-sucedidas.

5. Observe a situação como um estranho

Se tornar observador significa estar ciente de você mesmo ao ponto de conseguir sair de uma situação perturbadora ou difícil e observar como está reagindo à mesma.

Significa a detenção de um nível de auto-consciência em que mesmo quando se encontra no meio de um conflito está consciente de você mesmo e pode separar a sua identidade da situação. Poderá aprendê-lo através de trabalho de meditação, separando o Eu de uma situação, ou através, por exemplo, dos ensinamentos de Don Miguel Ruiz, autor de The Four Agreements.

6. Procure orientação de fora

Para as situações em que não tem resposta, procure orientação objetiva baseada na experiência. Suprima o seu ego e procure feedback crítico para poder lidar com o desafio de forma mais eficaz e ajudar os outros a aprenderem com a sua experiência. Adote esta estratégia e procure brainstorming para encarar um desafio ou conversa difícil. Todos precisamos de mentores, formadores e conselheiros que nos guiem quando temos a visão turva.

Recorde que não é o seu desafio. O seu desafio é um aspeto da sua jornada e uma fonte de crescimento e aprendizagem. Se debruce sobre os seus desafios pois os mesmos o conduzem para a melhor versão de você mesmo. E quando tudo o resto falhar, lembre: também irá passar.

Fonte: Inc.com

Por favor, descreva o erro
Fechar