A experiência do minimalista Joshua Becker, que procura inspirar os outros a “ter menos e a viver mais”, contada na primeira pessoa
Há alguns anos comecei usando a mesma roupa todos os dias – uma t-shirt cinzenta e calças caqui – de forma intencional. Se tratou de uma experiência de uma semana. Queria ver o que as pessoas diriam – e qual o impacto, em mim, da experiência.
A cada dia que passava me perguntava quando é que as pessoas diriam, finalmente: “Já chega Joshua! Porque estás usando isso novamente?” Se não mencionassem nada, estariam pensando no assunto?
Mesmo usando as mesmas roupas todos os dias de forma voluntária, senti pressão para mudar. A maioria de nós está treinado para buscar uma roupa nova todas as manhãs – eu não era exceção.
As normas e os hábitos sociais são potentes influenciadores das nossas compras – e pesavam sobre mim. As marcas de roupa produzem ativamente coleções sazonais para “atualizarem” constantemente as lojas. Entre em uma loja hoje e poderá não reconhecê-la na próxima semana.
Devido a esse condicionamento, imaginava toda a gente olhando para a minha opção de reciclagem e me julgando por isso.
No entanto, uma semana de experiência e ninguém mencionou nada.
Nesse silêncio me senti livre.
Na realidade, a maioria das pessoas estava demasiado envolvida nas suas próprias questões para reparar na repetição – um exemplo daquilo a que psicólogos sociais chamam de “efeito spotlight”.
Estas normas sociais podem ser quebradas.
Quer esteja pensando reduzir o seu guarda-roupa, adotar um uniforme para todos os dias ou consumir menos, confira cinco razões pelas quais deve fazer esta experiência de uma semana.
1. Redução da fadiga das decisões
Não podemos escapar a decisões. Até mesmo nos nossos sonhos pensamos no que fazer a seguir. Somos consumidos por cada opção – e as decisões com maiores consequências consomem mais da nossa energia. Quando cansadas, as pessoas tomam mais decisões de curto prazo, de gratificação instantânea – com o consumo se tornando mais comum no meio da fadiga. Embora possa parecer algo pequeno, adotar roupa diária mais universal poderá lhe oferecer grande poder de tomada de decisão a cada dia.
2. Reconhecimento do que lhe fica bem
Desde que adotei um estilo de vida minimalista que procurei opções básicas que funcionem em todas as situações. A minha roupa mais frequente nos dias de hoje tende a ser uma t-shirt preta, adequada ao corpo, e calças casuais caqui. Ao usar algo por uma semana, fui testado. Ficaria aborrecido? Será que a opção escolhida me fica bem? Curiosamente, reconheci que a roupa era importante para mim. Encontrar o seu “look” poderá levar tempo mas perceber aquilo com que se sente confiante e confortável irá compensar.
3. Redução do guarda-roupa
O minimalismo consiste em se focar no que interessa – se livrando do resto. Se aplica rapidamente a várias situações, especialmente no que toca o vestuário. Ao longo dos anos, apliquei ativamente esta filosofia evitando a substituição de itens. Lentamente, me concentrei nos meus itens mais importantes. Agora, o meu armário é mais pequeno e está mais arrumado que nunca. Quando procuro algo para vestir, encontro logo os meus favoritos.
4. Adoção de moda intemporal
Valorizo a qualidade das amizades acima de qualquer coisa. Escusado será dizer que escolho qualidade sobre quantidade. Ao adotar esta mesma mentalidade para a roupa pode avaliar que artigos são mais importantes para você.
Da mesma forma, quando compra uma peça nova, imagine o seu lugar no seu armário ao longo de anos. Ainda a quererá? A moda fornece oportunidade infinita para gastar. Em vez disso, se foque em bens de qualidade que possam durar anos – preferencialmente de marcas que o encorajam a reparar e reciclar antes de comprar peças novas.
5. Mais tempo livre
Uma semana depois coloquei a minha t-shirt e calças lavando – uma lavagem muito necessária. Ao consumir menos ao longo da semana tive menos para limpar. Uma vez mais, pude me focar no mais importante: tempo com a minha família. Em vez de lavar, secar e dobrar roupas pude brincar, ler e ouvir.
Há vários exemplos de pessoas famosas que adotaram um armário minimalista e há boas razões pelas quais pessoas bem-sucedidas escolhem vestir o mesmo todos os dias. Steve Jobs poderá ser o mais icônico de todos os exemplos. Em apresentações ou conferências era sempre visto com a mesma camisola preta, calças de ganga e óculos redondos. Não era bem-sucedido por usar a mesma roupa em todos estes eventos – mas para um indivíduo excecionalmente ocupado, se tratava de menos uma decisão a tomar.
Ao vestir o mesmo todos os dias irá perceber melhor o que é mais importante para você – e irá descobrir rapidamente que não são as roupas que veste.