Com o fosso entre ricos e pobres aumentando em todo o mundo se torna fácil e tentador acreditar em determinados mitos. Porém, a realidade é um pouco diferente em muitos casos.
Desconstruímos, de seguida, cinco dos mais populares mitos ao redor dos mais ricos.
1. Têm uma vida de luxo
Os autores do livro The Millionaire Next Door (publicado em 1996), Thomas J. Stanley e William D. Danko, concluíram que a maioria das famílias cuja riqueza era superior a 1 milhão de dólares vivia em áreas habitadas pela classe média e evitava compras que enfatizassem o seu estatuto. Entretanto se passaram mais de 20 anos mas se estima que o estilo de vida se mantenha de uma forma geral.
2. São mais felizes
A disponibilidade financeira torna as pessoas mais felizes até certo ponto. Depois de reunido o suficiente para não terem de se preocupar com as suas finanças, maior renda deixa de ser sinônimo de maior felicidade para os indivíduos mais ricos. Estes podem, contudo, viver de forma mais feliz na medida em que são pessoas bem-sucedidas profissionalmente ou com mais tempo livre.
3. Herdaram, daí a riqueza
É a realidade em algumas das situações – mas não em todas. Espantado? De acordo com um estudo da empresa de pesquisas Wealth-X – ao redor de 2.170 milionários de todo o mundo – 60% dos indivíduos analisados criaram a sua fortuna sozinhos. Apenas 20% dos indivíduos herdaram as suas atuais fortunas. Muda um pouco a perspetiva, certo?
4. Não têm de trabalhar “no duro”
Estudiosos focados nos hábitos dos mais ricos concluíram que daqueles que trabalham a tempo inteiro, 86% trabalham 50 ou mais horas por semana – frente a apenas 57% dos indivíduos menos abastados. Mais: 67% dos mais ricos assistem a menos de uma hora de televisão por dia – com 77% dos mais pobres assistando a mais de uma hora de televisão por dia.
5. Não enfrentam ruína financeira
Se gastar mais do que ganha ou se fizer investimentos de risco, irá entrar em falência – é um fato verdadeiro para ricos e pobres. Foram – e são – diversos os empresários bilionários declarando falência a dada altura das suas vidas, como Walt Disney, Henry Ford ou... Donald Trump. Se trata de uma questão de visão e de estratégia, tenha muito ou pouco.