Em 1994 Jeff Bezos deixou para trás um ordenado de seis dígitos em Wall Street para se dedicar à criação da Amazon em Seattle. Estava na casa dos 30. Agora, está em constante competição pela posição de homem mais rico do mundo – tendo chegado a superar brevemente Bill Gates (no topo da lista) no final de julho graças a um impulso das ações da Amazon.
Saiba um pouco mais sobre o cofundador e Diretor Executivo da Amazon com os 14 fatos curiosos que se seguem.
É um grande fã de Star Trek
Assegura que a série serviu de inspiração para o assistente pessoal da Amazon, o Alexa – e chegou a participar, caraterizado como alienígena, no “Star Trek: Sem Fronteiras” de 2016.
Apareceu em um episódio dos Simpsons em 2008
No episódio “se dá” com o bilionário Mr. Burns – juntamente com Mark Cuban.
É um entusiasta do cosmos
Bezos é fascinado pelas eras Mercury e Apollo da NASA – tanto que financiou e realizou uma expedição submarina para recuperar remanescentes de foguetões Apollo.
Está vivendo o seu sonho de infância
Fundou a Blue Origin, empresa de exploração espacial, no ano 2000 – décadas depois de ter dito aos seus amigos e professores que queria ser “empreendedor do espaço” quando crescesse.
Não usa despertador
E tende a dormir oito horas por noite.
Teve sempre um olho no futuro
De acordo com a biografia do CEO da autoria de Brad Stone, pela altura em que começou a andar, em criança, Bezos desmontou o seu berço com uma chave de fendas pois queria dormir em uma cama.
Estudou a concorrência
Quando Bezos se encontrava criando a Amazon (a partir da sua garagem) e fazia uma pausa para descansar normalmente optava por passar pela Barnes & Noble de Bellevue, Washington. Um pequeno consolo para a livraria?
A adoção fez sempre parte da sua família
Bezos foi adotado pelo seu padrasto Miguel Bezos em criança – e tem quatro filhos com a sua mulher, Mackenzie: três filhos e uma filha adotada.
Em criança passava os verões no rancho do seu avô materno no Texas
No rancho fazia trabalhos fora do comum como reparação de moinhos de vento. O seu avô trabalhou para a Darpa na década de 50, em tecnologia espacial – e geriu o gabinete da Atomic Energy Commission em Albuquerque, Novo México.
Em adolescente trabalhou no McDonald’s
Era responsável pelas batatas fritas. Mas não ficou por aí: deu início a um pequeno acampamento de verão para alunos do ensino básico chamado The DREAM Institute.
Adora o Grand Canyon
Na viagem para Seattle (para lançar a Amazon) Bezos fez questão de parar no Grand Canyon.
De acordo com uma edição antiga da Wired era um homem com padrões elevados quanto às mulheres
Bezos era exigente quanto às mulheres com quem estabelecia relações. “O critério número um: tem de conseguir me tirar de uma prisão do Terceiro Mundo.” – Afirmou.
Natural de Albuquerque, Novo México, frequentou a universidade de Princeton em New Jersey onde estudou Engenharia Elétrica e Informática
Em 2011 doou 15 milhões de dólares para que a universidade criasse um centro para estudar distúrbios neurológicos.
É um leitor voraz
O seu romance preferido é “Os Despojos do Dia” de Kazuo Ishiguro.