Por detrás das fortunas dos maiores bilionários do mundo estão decisões financeiras sensatas – atitudes que muitos mantêm mesmo quando já se podem dar ao luxo de esbanjar sem controle.
Existem, assim, vários exemplos de bilionários com hábitos frugais – nomeadamente no que diz respeito à forma como se deslocam. Não acredita? Espreite os exemplos que se seguem.
Warren Buffett
O Diretor Executivo da Berkshire Hathaway é conhecido por um estilo de vida frugal. Nunca gasta mais do que 3 dólares com o café da manhã e vive na casa que comprou em 1958 por 31.500 dólares (o que equivale hoje a 260.000 dólares).
Em 2014 terá, supostamente, comprado um Cadillac XTS, carro avaliado em 45.000 dólares. Se tratou de um upgrade: antes conduzia um Cadillac DTS de 2006 – de que se livrou pois a sua filha Susie dizia que era embaraçoso.
O bilionário justificou a pouca pressa com a troca de forma pragmática, tendo avançado à Forbes: “Ando apenas cerca de 5.600 km por ano logo compro um carro novo com pouca frequência.”
Mark Zuckerberg
O fundador e Diretor Executivo da Facebook, empresa por detrás da maior rede social do mundo, é geralmente visto conduzindo um Acura TSX preto, um carro avaliado em 30.000 dólares. Zuckerberg diz optar pelo mesmo por ser “seguro, confortável e nada ostentoso.”
Consta que tem também um Volkswagen GTI, de valor semelhante.
Alice Walton
Herdeira do império Walmart, Alice Walton é a segunda mulher mais rica do mundo. Conduz um Ford F-150 King Ranch de 2006, avaliado em cerca de 40.000 dólares.
O seu pai, Sam Walton (fundador da Walmart), conduziu a versão de 1979 do mesmo carro até falecer em 1992.
Ingvar Kamprad
O fundador da IKEA, Ingvar Kamprad, não gosta de gastar dinheiro de forma irracional. Confessou que apenas corta o cabelo em países em desenvolvimento para economizar.
Em 2014 – quando Kamprad voltou à Suécia depois de 40 anos de exílio fiscal – o The Telegraph relatou que o bilionário avançou na televisão: “Penso estar apenas usando [neste momento] peças compradas em feiras da ladra.”
Conduziu um Volvo 240 GL de 1993 ao longo de duas décadas. Foi persuadido de que conduzi-lo na sua idade (91 anos) seria perigoso – acabando por desistir do carro. Originalmente o modelo valia 22.000 dólares.
Steve Ballmer
O dono da equipe Los Angeles Clippers – e também antigo Diretor Executivo da Microsoft – apenas conduziu Fords ao longo da sua vida (o seu pai foi gerente da Ford Motor Company).
Em 2009 recebeu um Ford Fusion Hybrid diretamente do Diretor Executivo da Ford na altura, Alan Mulally – celebração pelo milionésimo veículo equipado com SYNC, sistema de comunicação e entretenimento a bordo.
Na altura, o carro era vendido ao público por 28.000 dólares.