Circulam pela internet as mais diversas receitas para uma carreira profissional de sucesso. Porém, nem todas funcionam – cada caso é um caso. Saiba que regras pode contrariar – pela sua sanidade e felicidade.
1. Faça o que ama
Se trata de um conselho comum – e inocente. É óbvio que um indivíduo andará mais satisfeito com a sua vida se o trabalho diário que realiza lhe proporcionar prazer. Porém, existem outras fontes de satisfação na vida: a família, os hobbies, os amigos, as viagens... O trabalho pode ser apenas aquilo que lhe concede os meios necessários para uma vida prazenteira.
2. Não deixe o seu trabalho até encontrar outro
Se crê ser mais fácil encontrar um novo trabalho quando o currículo mostra que está atualmente empregado – evidenciando que não está desesperado por encontrar algo para se sustentar, por exemplo. Porém, se o seu atual trabalho o esgotar psicologicamente ou emocionalmente... Está na hora de mudar. Comece economizando de forma significativa para tal com alguma antecedência.
3. Deve trabalhar pelo menos um ano no mesmo local
O mais provável é que o seu empregador pretenda que o dinheiro investido na sua contratação e formação tenha retorno duradouro. Porém, não sinta peso na consciência: se não se revê na equipe e nas responsabilidades diárias procure outras oportunidades – dentro da própria empresa, junto de outra equipe e com outras responsabilidades, ou fora da mesma.
4. Se mudar radicalmente de área tem de voltar à estaca zero
É comummente aceite que se ganha competência em determinada indústria de forma progressiva, começando da estaca zero – mesmo que já tenha anos de experiência em outra área. No entanto, não é totalmente verdade. Se investiu tempo e energia na construção da sua carreira profissional é provável que tenha habilidades que sejam úteis nos mais diversos setores.
5. Nunca diga primeiro quanto pretende ganhar
Corre a ideia de que avançar um valor idealizado (de salário) pode conduzir à perda de oportunidade de ganhar mais – mas por vezes não existe volta a dar: a questão é lançada e tem de responder diretamente, nomeadamente em contexto de entrevista. Assim, faça o trabalho de casa: investigue o mercado com antecedência e estime que valor faz sentido solicitar para a posição em questão.