10 Fatos surpreendentes sobre Elon Musk
PA Photos
Página principal Estilo de Vida, SpaceX, Elon Musk, Tesla

Elon Musk, o bilionário Diretor Executivo da Tesla e da SpaceX, se tornou um dos indivíduos mais ricos e prolíficos do mundo da tecnologia. Conheça alguns dos mais curiosos fatos da sua vida.

Foi alvo de bullying em criança – ao ponto de ser hospitalizado

10 Fatos surpreendentes sobre Elon Musk

Elon Musk foi alvo de bullying na escola – sendo que uma vez foi empurrado e caiu de umas escadas, de acordo com o livro Elon Musk: Tesla, SpaceX and the Quest for a Fantastic Future. Desmaiou e foi levado para o hospital.

O seu primeiro exemplo de empreendedorismo foi a venda de um jogo de vídeo quando tinha 12 anos

Musk vendeu um jogo – a que chamou Blastar in 1984 – a uma revista de informática por 500 dólares. Mais tarde contou que se tratava de um “jogo comum – mas melhor que o Flappy Bird” – se referindo ao amplamente popular jogo para dispositivos móveis lançado em 2013.

Converteu uma casa de acolhimento em um clube noturno como experiência de negócio

Uma das experiências empreendedoras de Musk incluiu o arrendamento de uma casa de acolhimento com o seu colega Adeo Ressi – agora também magnata do mundo da tecnologia. Para pagar a renda os dois colegas universitários tornaram a casa um clube noturno que atraiu até 1.000 clientes, de acordo com Ressi. Curiosamente Elon Musk tinha pouco interesse nas festas em si. Ressi disse à Vogue que seria mais fácil encontrar Musk jogando jogos de vídeo sozinho no seu quarto.

Chegou a viver com um dólar por dia

10 Fatos surpreendentes sobre Elon Musk
NeONBRAND/Unsplash

Depois de se mudar da África do Sul para o Canadá, Musk “flutuou entre as casas de familiares da mãe” de acordo com o The New Yorker. Chegou a viver com apenas um dólar por dia, subsistindo com cachorros quentes e laranjas.

Faliu enquanto construía o seu império

Embora a Tesla seja um sucesso hoje em dia, não foi sempre o caso. Em 2008 a empresa se encontrava perdendo dinheiro e a SpaceX estava tendo dificuldades na sua missão de lançar foguetões. Musk afirmou ter sido “o pior ano da minha vida”. No ano seguinte o Diretor Executivo viveu de empréstimos.

Quer colocar chips no cérebro das pessoas

Musk lançou outra empresa – a Neuralink – com a esperança de vir a implantar chips em cérebros humanos, para que os humanos se defendam da ameaça colocada pela Inteligência Artificial (AI na sigla original). Musk leva essa ameaça muito a sério: em 2015 cofundou a OpenAI, uma organização sem fins lucrativos encarregue de conduzir investigações para garantir que a AI não irá destruir a vida humana.

Criou uma empresa com base em uma piada partilhada no Twitter

10 Fatos surpreendentes sobre Elon Musk

Musk tweetou em 2016 que iria criar uma empresa chamada The Boring Company – para cavar túneis e combater o tráfego automóvel. Parecia uma piada mas a The Boring Company é real e terminou de cavar o seu primeiro segmento de túnel em Los Angeles.

A SpaceX surgiu de um plano que visava o envio de roedores para Marte

Musk, um assumido fã de ficção científica, pensou em enviar ratos ou plantas para Marte – e tentou comprar mísseis soviéticos desarmados para esse projeto. A ideia falhou quando lhe pediram 8 milhões de dólares ou mais por cada míssil. Musk pensou que poderia fazê-lo autonomamente de forma mais barata, o que conduziu à criação da start-up.

Proclama que será o primeiro cidadão a “colonizar” o espaço – e que essa viagem custará vidas

O objetivo final de Musk com a SpaceX e a planeada colonização de Marte é tornar a “humanidade interplanetária”. Musk quer aumentar a probabilidade da consciência humana sobreviver no universo (mesmo que a Terra desapareça) e admite que seja “provável que muitas pessoas morram” no processo.

Foi inspiração para a criação do Iron Man

10 Fatos surpreendentes sobre Elon Musk

Embora o filme de 2008 se tenha inspirado nos livros da Marvel, o realizador Jon Favreau disse à Recode que a estrela Robert Downey Jr. propôs um encontro com Musk para ver “como seria realmente Tony Stark”. Musk chegou a aparecer no Iron Man 2.

Fonte: Time

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar