Conheça as dicas de Elle Kaplan, empreendedora e especialista em finanças
Já todos ouvimos as histórias de quem acorda de manhã bem cedo todos os dias e conquista o mundo – enquanto toda a gente ainda remexe atrapalhadamente nos utensílios de cozinha em busca de um filtro para café.
Eu também tenho umas rotinas matinais fantásticas, mas e quanto aos restantes períodos do dia? Não têm um papel igualmente importante?
Por exemplo, o que é que as pessoas bem-sucedidas fazem de útil antes de se deitarem? Bom, para começar, não veem episódios do “Shark Tank” a fio até às três da manhã. Se preparam bem para terem um dia seguinte mais produtivo.
Eis algumas dicas infalíveis (para aumentar o seu sucesso no dia seguinte).
1. Dê um passeio ao luar
Joel Gascoigne, o atarefado diretor-executivo da Buffer, adotou uma rotina de passeios noturnos para descomprimir. Desliga os pensamentos sobre o trabalho e entra gradualmente em um “estado de cansaço”.
Se é uma pessoa atarefada que anda sempre de um lado para o outro, um passeio noturno pode ser benéfico. Deixe o iPhone em casa e se concentre em pensamentos relaxantes, para que o dia de amanhã seja mais produtivo.
2. Se desligue, literalmente
Arianna Huffington é apologista de nos desligarmos. E não é difícil compreender porquê.
Uma vez, depois de desmaiar de exaustão, levou cinco pontos na cabeça. Como tantos de nós, precisou de fazer uma visita inesperada às urgências e deu por si reavaliando a sua vida.
Acabou por banir os aparelhos eletrônicos do quarto e, desde então, conseguiu se manter bem longe das ambulâncias.
Pode evitar a ansiedade causada pelos e-mails na sua caixa de entrada fazendo o mesmo. Desligue tudo menos o despertador e veja o seu stress diminuindo.
Nos desligarmo é também fundamental para uma boa noite de sono. Vários estudos de Harvard provaram que a luz intensa de um smartphone engana o nosso corpo, fazendo-o acreditar que é de dia. Se desligarmos os aparelhos eletrônicos obtemos o resultado contrário.
3. Delineie uma rotina de higiene do sono
A higiene do sono é mais do que fazer a sua cama.
A National Sleep Foundation dos EUA criou uma extensa rotina de higiene que deve ser seguida antes de dormir para garantir um sono descansado. Os elementos essenciais são uma cama confortável, um quarto relativamente fresco e, sobretudo, uma hora de descontração antes de dormir.
Por muito preenchido que seja o seu horário, se ponha em primeiro lugar e evite os esgotamentos nervosos, se certificando de que tem tempo suficiente para descontrair à noite. As pessoas mais bem-sucedidas fazem sempre isto.
Também nunca é demais investir em umas boas almofadas.
4. Leia
Aceite o conselho de Bill Gates, que alcançou o sucesso lendo uma hora por noite, incondicionalmente.
Além do benefício óbvio de adquirir novos conhecimentos, é também uma excelente forma de desacelerar. Um estudo demonstrou que ler durante seis minutos reduz o stress em 68%.
5. Defina prioridades
“O dia do presidente começa no dia anterior.”
É uma citação de Michael Lewis, retirada do seu artigo na Vanity Fair sobre o antigo presidente americano, Barack Obama. O presidente passa a sua noite revendo a agenda e os compromissos que tem para o dia seguinte. Podemos evitar a azáfama matinal estabelecendo prioridades e objetivos claros para o dia de amanhã.
Diminuirá a sua ansiedade e ficará descansado, pois sabe que tem as coisas todas em ordem.
6. Pare a meio das tarefas
Os maiores escritores não procuram o final perfeito para um capítulo antes de dizerem “boa noite.” Aumentam a sua produtividade interrompendo o raciocínio ou parando a meio de uma frase.
“É sempre melhor parar quando as coisas estão correndo bem e sabemos o que vai acontecer a seguir”, disse uma vez Ernest Hemingway. “Se fizer isto todos os dias, nunca ficará bloqueado.”
Para quem tem uma atividade criativa, esta é a forma ideal de criar um padrão de sucesso. Pare a meio de um laivo de inspiração e nunca ficará às aranhas para encontrar novas ideias. Fico sempre surpreendida com as novas soluções que me ocorrem assim que o despertador toca.
7. Aprenda algo novo
Pode não parecer, mas uma das melhores formas de aprender é após um dia longo e cansativo.
John Waitzkin, autor do livro “The Art Of Learning” (a arte de aprender), nos aconselha a deixar o final de um dia cansativo para aprender conceitos novos e complicados. Isto porque o nosso inconsciente processa a informação nova enquanto dormimos.
Todos os gênios, de Salvador Dalì a Albert Einstein, usavam a hora da sesta para processarem novas perspetivas e aprendizagens.
8. Quem escreve seus males espanta
À hora de deitar os nossos cérebros ficam fixados nos problemas que deixamos por resolver. Não conheço nada que me leve à privação de sono tão bem como isto. É por isso que Brian Scudamore, diretor-executivo e fundador da 1-800-GOT-JUNK, escreve as preocupações em um papel antes de ir dormir.
Pense duas vezes antes de torcer o nariz a estes conselhos – são fundamentados em princípios científicos. Ao escrever os seus problemas reduz os ciclos de pensamentos negativos e esbate a ansiedade.