Página principal Estilo de Vida

Steve Siebold, empreendedor milionário, afirma que há variadas formas de ver o mundo que distinguem os ricos das massas. Destacamos oito.

O empreendedor milionário Steve Siebold passou 26 anos entrevistando algumas das pessoas mais ricas do mundo antes de compilar as suas descobertas no livro «How Rich People Think» (“como pensam os ricos”).

Descobriu que o segredo para enriquecer "não está na mecânica do dinheiro, mas sim na forma de pensar que o gera".

Além de terem uma conta bancária mais recheada do que a maioria das pessoas, os ricos têm diferentes crenças, filosofias e estratégias.

Segundo Siebold, há variadas formas de ver o mundo que distinguem os ricos das massas. Destacamos oito.

8 Formas de ver o mundo que distinguem os ricos do comum dos mortais
FA Bobo/PIXSELL/PA Images

1. Os ricos consideram a riqueza um direito…

… enquanto o comum dos mortais a considera um privilégio.

"Os mais ricos do mundo sabem que, em um país capitalista, têm o direito de ser ricos se estiverem dispostos a gerar valor a favor dos outros”, escreve Siebold.

As massas pensam que enriquecer é um privilégio apenas acessível a alguns sortudos. “Estas diferentes formas de pensar fazem com que a classe média aposte em jogos de azar e a classe trabalhadora se esforce em demasia”, explica. “Eles [os ricos] acreditam que, se facilitarem a vida dos outros, têm o direito de ser ricos.”

2. Os ricos acreditam que começar um negócio é a maneira mais rápida de ganharem mais dinheiro…

… enquanto o comum dos mortais acredita que começar um negócio é arriscado.

“A verdade é que ter um trabalho não é mais seguro do que ser dono da sua própria empresa”, rebate Siebold. Embora isto pareça contraintuitivo, os trabalhadores independentes têm o poder de procurar proativamente oportunidades de negócio e aumentar os seus rendimentos à vontade."

Claro que há riscos quando abrimos um negócio, mas os ricos “sabem que o maior risco é não apostarem neles próprios”, conta Siebold.

8 Formas de ver o mundo que distinguem os ricos do comum dos mortais

3. Os ricos se acham mais espertalhões…

… enquanto o comum dos mortais acha os ricos mais inteligentes.

“Se a chave para gerar riqueza fosse ter excelentes notas na escola, qualquer aluno universitário com distinção e louvor seria rico”, explica Siebold. “Amealhar dinheiro está mais relacionado com a chico-espertice de rua do que com a nossa capacidade de reter informação e ter excelentes notas nos exames.”

Como se tornar mais espertalhão? Fale com as pessoas que já são ricas, como recomenda Siebold, e descubra o que elas pensam sobre o dinheiro.

4. Os ricos acham que é necessária uma equipe para gerar riqueza…

… enquanto o comum dos mortais acha que gerar riqueza requer esforço individual.

“Os mais ricos do mundo sabem que precisam de uma equipe para gerar riqueza e envidam esforços para encontrar as pessoas certas para potenciar as suas ideias.”, escreve Siebold. As maiores fortunas são construídas através do esforço concertado de contribuições físicas e mentais de uma equipe de excelência.”

O escritor assevera que as pessoas que nos rodeiam influenciam mais o nosso patrimônio líquido do que aquilo que julgamos.

8 Formas de ver o mundo que distinguem os ricos do comum dos mortais

5. Os ricos acham que ganhar dinheiro é simples…

… enquanto o comum dos mortais acha que ganhar dinheiro é complicado.

“As massas sempre pensaram que os ricos são mais inteligentes, têm mais sorte ou uma maior formação. Claro que nada disto é verdade”, afirma Siebold.

Os ricos sabem que o dinheiro flui a partir das ideias e da resolução de problemas, escreve. “Quanto maior a solução, maior o salário. Ganhar dinheiro pode não ser fácil, mas é simples. Não há qualquer mistério no enriquecimento, mas este pensamento limitativo impede que a maioria das pessoas tente.”

6. Os ricos acham que o dinheiro é uma questão de estratégia…

… enquanto o comum dos mortais pensa que o ganhamos com tempo e esforço.

A classe média pensa no dinheiro em termos lineares, explica Siebold, e “acredita que a única forma de ganhar dinheiro é trabalhar mais horas.”

“Os ricos sabem que ganhar muito dinheiro requer pensar sobre ele em termos não-lineares”, explica. Os ricos sabem que o pensamento criativo é a competência mais bem paga do mundo. “Treinarmos a nossa mente para encontrar soluções para problemas difíceis é o verdadeiro segredo do enriquecimento.”

8 Formas de ver o mundo que distinguem os ricos do comum dos mortais

7. Os ricos acreditam que o dinheiro é libertador…

… enquanto o comum dos mortais acredita que o dinheiro é controlador.

“Os ricos veem o dinheiro como uma ferramenta positiva que tem o poder de gerar liberdade e oportunidades para si e para as suas famílias”, explica Siebold.

Por oposição, o comum dos mortais vê o dinheiro como “o grande opressor”, escreve. “Enquanto os mais ricos do mundo veem o dinheiro como um recurso vital que abre diversas portas, a classe média o demoniza e nega a sua importância. Com um estado de espírito destes, será de admirar que a maior parte das pessoas não tenha muito?”

8. Os ricos acreditam em trabalhar para se sentirem realizados…

… enquanto o comum dos mortais acredita em trabalhar para ganhar dinheiro.

“Os ricos sempre souberam que trabalhar com o objetivo único de ganhar dinheiro é a pior estratégia para gerar riqueza”, afirma Siebold.

Não procure empregos com maior potencial salarial, recomenda o escritor. Em vez disso, “se concentre no trabalho que tem o maior potencial de autorrealização. Quando o encontrar, se dedique a ele de corpo e alma até se tornar uma das pessoas mais competentes da sua área. Será recompensado com uma riqueza fora do normal.”

Fonte: CNBC

Por favor, descreva o erro
Fechar