Quando se viaja para outro país uma das primeiras coisas que se faz é marcar a passagem de avião. No entanto, há alguns países para onde não se pode voar diretamente — pois não têm aeroportos. Saiba quais são e como pode lá chegar.
A Cidade do Vaticano, no meio de Roma, não tem aeroporto próprio. Porém, os visitantes podem lá chegar facilmente através da capital italiana.
San Marino, de igual modo rodeado por terra italiana, também não tem aeroporto. Contudo, o quinto país mais pequeno do mundo, com pouco mais de 33.000 habitantes, se encontra a 15 km do aeroporto de Rimini, na Itália.
Para se visitar o Mônaco — o segundo país mais pequeno do mundo, logo após o Vaticano, o primeiro — chegando de avião a opção mais próxima será o aeroporto de Nice, na França, a cerca de 25 minutos de carro. O Mônaco tem cerca de 38.500 habitantes.
Curiosamente, Nauru (o terceiro país mais pequeno do mundo) e Tuvalu (o quarto) têm os seus próprios aeroportos. Porém, os países em quinto e sexto lugar não.
San Marino, como mencionado, e o Liechtenstein. É possível chegar no Liechtenstein através do aeroporto de St. Gallen-Altenrhein na Suíça, a 38 km de distância.
Também não há hipótese de voar para Andorra, no meio dos Pirinéus (onde seria difícil a construção de aeroporto). Visitantes interessados podem chegar a partir da Espanha ou da França. A opção mais próxima da capital de Andorra é o aeroporto de Girona na Espanha.
Por último, não há aeroportos nos territórios palestinos — mas o aeroporto de Ben Gurion em Telavive, Israel, fica a apenas 42 km de distância de Belém.