4 Presentes que pode oferecer à sua carreira
Roberto Nickson/Unsplash
Página principal Estilo de Vida

Poderá não ser capaz de colocar um novo trabalho sob a árvore de Natal mas pode colocar as ferramentas para lá chegar. Conheça as dicas de Daniel B. Kline, que colabora com o The Motley Fool.

Quando uma pessoa oferece um presente a si mesma tende a ser algo material — algo que, de outra forma, não teria. Embora possa haver benefícios em ter esse último gadget, peça de joalharia ou qualquer outra coisa, há outras formas não-materiais de se recompensar que podem oferecer retorno por um período mais longo.

Pode dar ao seu eu-profissional umas férias. Ou algo que possa beneficiar a sua carreira diretamente ou de forma mais esotérica. Use esta temporada de festas como uma desculpa para se recompensar a você mesmo com a permissão para fazer ou seguir coisas que de outra forma não faria. Vamos considerar alguns exemplos.

1. Umas férias

4 Presentes que pode oferecer à sua carreira
Ishan @seefromthesky/Unsplash

Embora possa parecer insólito considerar umas férias como um presente para você mesmo, se destaca que mais de 50% dos trabalhadores norte-americanos não tiram todos os dias de férias a que têm direito. Não é aconselhável pois as férias não são apenas não ir trabalhar. São uma hipótese para relaxar e para reorganizar a cabeça.

Mais: as férias também representam vantagens para a vida profissional, já que muitas vezes parar permite que observe o que o rodeia de forma diferente, encontrando soluções e caminhos. Mesmo que só tire das férias mais algumas horas de sono, tal poderá significar melhor desempenho quando regressar ao trabalho.

2. Uma nova habilidade

Algumas pessoas pensam aprender um idioma, fazer um curso de programação ou fazer algo que possa ser acrescentado ao seu conjunto de habilidades. É fácil adiar esse tipo de autoaperfeiçoamento — mas poderá ser auto-destrutivo.

Invista tempo para aprender uma nova habilidade capaz de o ajudar no seu trabalho ou de aumentar as suas oportunidades de empregabilidade. Por vezes começar é o mais difícil, logo dê o primeiro passo — mesmo que preveja uma longa jornada.

3. Permissão para falhar

Embora o seu chefe possa não lhe conceder permissão para falhar é importante que o faça com você mesmo. Tal não significa fazer um mau trabalho ou dar menos que todo o esforço no trabalho. Significa tomar riscos ou tentar coisas que poderão não funcionar.

Pode ser algo tão simples como concorrer a um novo cargo ou pedir novas responsabilidades no trabalho. Não será sempre bem-sucedido quando experimentar esse tipo de coisas mas é garantido que nunca terá sucesso se se recusar a tentar só porque pode falhar.

4. Um novo começo

4 Presentes que pode oferecer à sua carreira
Lukas Juhas/Unsplash

Houve alguns momentos na minha carreira em que foi claro que o trabalho em que estava não iria funcionar tão bem como esperava. Em alguns desses momentos procurei mudar. Noutras alturas fiquei envergonhado pela conotação negativa de deixar o trabalho — que, para todos os que me conheciam, parecia uma grande oportunidade para mim.

Quer se sinta miserável no trabalho ou apenas ansioso por tentar algo novo, siga em frente. De forma responsável, claro, considerando as suas necessidades financeiras. No entanto, não fique onde está apenas porque foi onde sempre esteve.

É tudo sobre você

O trabalho, além de pagar as contas, deve contribuir para a sua felicidade. Se não contribui, conceda a você mesmo os presentes necessários para melhorar a situação. Poderá não ser capaz de colocar um novo trabalho sob a árvore de Natal mas pode colocar as ferramentas para lá chegar. Se recompense com um presente capaz de tornar a sua carreira melhor, de impulsionar as suas perspetivas profissionais ou apenas de o ajudar a se sentir melhor com o emprego que tem.

Fonte: Motley Fool

Por favor, descreva o erro
Fechar