Entrevista de emprego: 8 questões colocadas em empresas como a Facebook e LinkedIn
Adi Goldstein/Unsplash
Página principal Estilo de Vida

Tem uma entrevista de emprego em breve? Se prepare: estude as possíveis questões.

As entrevistas de emprego podem ser estressantes. O ideal será que se prepare de antemão para a melhor prestação possível. Pesquise amplamente sobre a empresa e se prepare para as questões mais comuns (e para as mais invulgares) — como as que se seguem, de acordo com representantes de empresas de tecnologia como a Facebook, LinkedIn e PayPal.

“O que faz no seu melhor dia?” — Facebook

Esta questão procura explorar as motivações do candidato — o que o move. Não há uma resposta certa.

“Seja uma reunião com clientes ou um dia de programação será sempre diferente para toda a gente.” — Avançou Miranda Kalinowski, chefe de recrutamento da Facebook, ao Business Insider. “É essa a beleza de reunir pessoas.”

“O que o apaixona?” — LinkedIn

Na LinkedIn não será apenas questionado quanto às suas paixões — será convidado a esquematizá-las em um quadro branco.

O chefe de recrutamento da LinkedIn, Brendan Browne, avançou ao Business Insider que o objetivo com esta questão é que os candidatos sejam “verdadeiramente espontâneos” — para perceber como comunicam e lidam com a ambiguidade.

“O que é preferível: submeter um projeto perfeito com atraso ou um bom projeto atempadamente?” — IBM

Obed Louissant, vice-presidente de Recursos Humanos da IBM Watson, gosta desta questão.

“As respostas costumam ser engraçadas.” — Avançou ao Business Insider. “Não há uma resposta certa para esta questão. Não busco uma resposta certa. Busco a forma como a pessoa explica e as razões pelas quais responde dessa forma.”

“Porque não a Intuit?” — Intuit

Brad Smith, diretor executivo da Intuit, gosta de concluir as suas entrevistas com essa pergunta, de acordo com o Business Insider.

“Serve para perceber se têm coragem de me contar os dilemas com que se debatem para a tomada de decisão, o que me dá a hipótese de tentar superar essa objeção em tempo real.” — Afirmou à Business Insider.

“O que aprendeu esta semana?” — PayPal

Derek Hann, diretor de formação da PayPal, avançou que coloca essa questão mesmo que seja apenas terça-feira. Afirmou que um dos principais valores da empresa é a formação ao longo da vida.

“Quais algumas das experiências mais importantes que já teve na sua carreira?” — Jet.com

Liza Landsman, presidente da empresa de comércio eletrônico Jet.com, avançou ao Business Insider que o objetivo é contratar colaboradores gentis, logo uma resposta excelente mostra que o colaborador se preocupa com aqueles com quem trabalha.

“O que uma pessoa que não gosta de você nos diria sobre você?” — Duolingo

Tem de se sentir confortável discutindo suas falhas e pontos fortes. A questão preferida do diretor executivo e fundador da Duolingo, Luis Von Ahn, exige uma resposta honesta.

“Penso que as respostas preocupantes são ‘Pessoas que não gostam de mim não me compreendem e estão geralmente erradas’” — Avançou ao Business Insider. “Não assumem responsabilidade por nada.”

“Como é que torna [um produto inédito do YouTube] ainda melhor?” — YouTube

Susan Wojcicki, diretora-executiva da YouTube, avançou à audiência de um evento do New York Times que gosta de perguntar aos candidatos como se podem melhorar os produtos da YouTube.

De acordo com Nathan McAlone, do Business Insider: “Se não conseguir pensar em uma única forma de melhorar um produto que usa bastante, está tramado.”

Por favor, descreva o erro
Fechar