Como averiguar se trabalha para uma empresa tóxica
Página principal Estilo de Vida

Tem a sensação de que as coisas não vão muito bem na empresa para a qual trabalha? Confira alguns sinais aos quais deve estar atento. Se se verificarem com frequência talvez seja boa altura para atualizar o seu currículo o quanto antes ou então para deixar tudo e se demitir, se as suas economias o permitirem.

Os seus colegas se queixam bastante

Mesmo as empresas com bom ambiente são alvo de comentários dos colaboradores — em conversas descontraídas à hora de almoço ou quando partilham uma pausa para café. No entanto, em empresas tóxicas essas conversas são constantes. Se todos os seus colegas falarem abertamente do quão infelizes se encontram no trabalho… Se trata, claramente, de um sinal.

O seu chefe se orgulha de práticas inaceitáveis

O seu supervisor admite abertamente que não tem problemas em despedir colaboradores — nomeadamente para manter a equipe alerta e mostrar “quem manda”? Não se trata de uma manifestação de liderança. Pelo contrário, se trata de hábito ditatorial. Tem a certeza de que quer continuar trabalhando nessas condições?

A rotatividade de colaboradores é frequente

A rotatividade frequente é outro sinal alarmante. É algo que tende a ter lugar em trabalhos pouco qualificados e/ou de baixa remuneração — mas não em cargos qualificados. Se for esse o seu caso, e se de fato reparar que a equipe à sua volta muda com frequência, é provável que o ambiente de trabalho esteja longe de ser o ideal.

Sente que está em uma rua de sentido único

Trabalha horas extra, está sempre disponível para novos projetos e não vê qualquer retorno ou flexibilidade por parte da chefia? Esteja atento, é uma questão séria. Se a sua empresa só pedir e não der nada em troca, pode ser um sinal de que chegou o momento de perceber se quer continuar trabalhando nesse ambiente tóxico.

Tenha cuidado

A necessidade de uma remuneração estável ao final do mês se sobrepõe, na maioria das vezes, à necessidade de um ambiente de trabalho digno e são. No curto prazo pode ser aceitável. Porém, no longo prazo poderá ter impacto negativo na sua saúde mental e física e na sua carreira profissional. Esteja atento — e não se esqueça de você, do seu bem-estar.

Por favor, descreva o erro
Fechar