3 Segredos do empreendedor bem-sucedido
Riccardo Annandale/Unsplash
Página principal Estilo de Vida

Hooman Radfar, empreendedor e investidor norte-americano, partilhou com a Forbes o maior conselho que costuma dar a empreendedores: tenham sempre uma mentalidade de principiante. Confira as suas três principais estratégias para tal.

1. Assuma que não sabe e coloque questões

3 Segredos do empreendedor bem-sucedido
rawpixel.com/Unsplash

Não importa o quão experiente ou inteligente é, haverá sempre algo que não sabe. Como empreendedor deve estar disposto a desafiar as suas crenças e a aceitar ideias novas. Deve ter uma mentalidade de principiante.

Radfar, com experiência em empresas de tecnologia, avançou que investir em uma cadeia de saladas rápidas — como fez — lhe pareceu à partida despropositado. “Não conhecia o setor. A minha primeira ideia foi que se tratava de um restaurante de saladas.” — Explicou.

Podia ter descartado o negócio por não compreendê-lo. Em vez disso, começou colocando questões que conduziram a um investimento lucrativo. Depois de ter conhecido os fundadores da empresa, de ter visitado vários estabelecimentos e de ter falado com colaboradores percebeu: “Não estão vendendo saladas. Estão vendendo um estilo de vida. É algo maior.” E acrescentou: “Não o teria visto se não estivesse disposto a aprofundar o que sabia.” Hoje a Sweetgreen tem 75 lojas nos Estados Unidos e é popular pelas suas refeições sazonais e saudáveis.

Infelizmente, a maioria das pessoas tende a descartar o que não compreende — quando deveria colocar questões. Outro exemplo: criptomoedas. A maioria das pessoas não as compreende, logo as descarta simplesmente. “Há tanta gente debatendo se as criptomoedas irão ou não funcionar.” Em vez disso, as pessoas deviam estar perguntando “Como funcionam? O que é necessário para que funcionem?”.

2. Quando algo falha não desista de imediato — descubra a razão

Empreendedores bem-sucedidos têm de ser resilientes pois o fracasso faz parte do processo. Porém, quando algo corre mal a reação humana normal é desistir.

Enquanto empreendedor essa não é a melhor opção. Tem de perceber o que correu mal. Porque não funcionou? Poderá ter um produto à beira da grandeza apenas precisando de alguns ajustes.

À medida que a AddThis, fundada por Radfar, começou crescendo este afiançou que juntamente com a equipe teve de tomar a difícil decisão de contratar um diretor executivo, o papel que detinha. Quando a primeira contratação não correu bem foi ainda mais difícil passar pelo processo novamente. “É nessa altura que se deve desafiar e perguntar: acredito realmente nisto ou não?” Se sim, tem de recuperar e tentar novamente.

3. Encontre o momento decisivo

3 Segredos do empreendedor bem-sucedido
Ardian Lumi/Unsplash

As empresas bem-sucedidas se movem realmente rápido e raramente param. Radfar afirmou: “As melhores empresas têm uma coisa em comum: andam como um trem de carga.”

“Se tiver sorte vai entrar quando este parar. De qualquer das formas, ele vai continuar, não importa o quê.” — Afirmou.

Se não procurar aprender e puxar por você constantemente, então ficará para trás.

Os empreendedores têm de ter força interior ou paixão que os leve a se levantarem e a fazerem o que fazem todos os dias. Não é algo que possa ser ensinado. Radfar afirmou: “Não acredito que se possa motivar as pessoas. Ou se encontram auto-motivadas ou nada.”

Ser empreendedor significa se desafiar constantemente e é necessário, para tal, uma mentalidade de principiante. Tem de colocar questões quando não compreende algo e voltar a tentar quando falha.

Fonte: Forbes

Por favor, descreva o erro
Fechar