O que fazer se for sobre-qualificado para o trabalho que exerce
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

É inteligente e é competente — então, porque é que o seu chefe não confia mais em você?

Concluiu o seu curso e tem estado aplicando o seu tempo ao trabalho desde então — tanto que se tornou um colaborador bastante qualificado como um todo. Há apenas um problema: o seu chefe se recusa a reconhecer que é capaz de fazer muito mais do que o trabalho pelo qual está encarregue.

Ser “subaproveitado” no trabalho poderá fazer com que se sinta frustrado e infeliz. Mais: poderá impedir que a sua carreira cresça. Afinal, como poderá alcançar uma promoção se continua fazendo o mesmo trabalho que fazia quando começou como estagiário?

Porém, não tem de desesperar. Há formas de levar o seu chefe a perceber que é capaz de muito mais. Saiba como fazê-lo.

1. Enfatize aquilo que consegue fazer, não o que não devia estar fazendo

Se se sente subaproveitado no trabalho poderá se sentir inclinado a entrar no escritório do seu chefe com uma lista das tarefas que sente que já não devia estar realizando. No entanto, se quer que a conversa corra bem, resista a esse impulso e se foque nas muitas tarefas em que é bom. Por exemplo: em vez de dizer que reservar quartos para aquela grande conferência da empresa ou coordenar reservas de almoço está muito abaixo das suas capacidades experimente dizer “Penso que compilar relatórios será uma muito melhor utilização do meu tempo dada a minha experiência, e irá me permitir adicionar mais valor à empresa.” Desta forma, estará fazendo sugestões concretas em vez de apenas reclamar.

2. Assuma projetos de forma independente e dê o seu máximo

Se o seu chefe não estiver disposto a lhe dar tarefas complexas então a sua próxima aposta deverá ser inventar projetos capazes de ajudar a empresa — e completá-los em tempo útil. Desta forma será capaz de mostrar ao seu chefe que alcançou algo com zero orientação. E mais: assim que os resultados falarem por si o seu chefe poderá lhe oferecer responsabilidades capazes de ir ao encontro do que pretende, capazes de impulsionar a sua carreira.

3. Reveja a descrição do seu cargo

Uma coisa é se, após anos de trabalho, continua preso na mesma posição. Outra coisa é se lhe tiverem dito que faria determinadas tarefas no seu atual cargo e tal não se verifica. Se estiver trabalhando diariamente em tarefas comuns que não se encontram na sua descrição de trabalho, então tem o direito de chamar a atenção do seu chefe. Porém, uma vez mais, não se queixe das tarefas. Opte por expressar a sua desilusão com o trabalho que está fazendo, tão diferente da descrição do cargo que recebeu inicialmente e tão distante das suas capacidades. Se o seu chefe considerar aquilo para que foi contratado poderá reconhecer a sua necessidade de mudança.

Se sentir sobre-qualificado para um trabalho pode ser exasperante. No entanto, em vez de se resignar a mais um não e de continuar atendendo telefones e fazendo fotocópias, tome medidas para resolver o problema. A sua carreira depende disso. A sua felicidade também.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar