Estará preparado para trabalhar por conta própria?
Eddy Klaus/Unsplash
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Trabalhar por conta própria não é para todos. Saiba se está preparado para tal com as questões que colocamos.

São inúmeras as pessoas que sonham trabalhar por conta própria — particularmente aquelas que querem liberdade para estabelecer os seus próprios horários, para aceitar ou recusar tarefas como acharem mais conveniente e para responder a si próprias. Porém, antes de apostar no trabalho por conta própria deve garantir que está preparado para tal a nível logístico, emocional e financeiro. Confira algumas questões que pode colocar a você mesmo antes de avançar.

1. Tem um plano de negócios?

Uma coisa é se sentir apaixonado pela ideia e pelo seu trabalho mas se não tiver um plano para atrair clientes, proporcionar crescimento ao seu negócio e gerir o fluxo de trabalho há uma boa hipótese de vir a falhar miseravelmente. Antes de desistir de um salário certo ao final do mês ou de se comprometer com trabalho por conta própria, dedique algum tempo definindo alguns aspetos, como os seguintes:

  • Marketing
  • Desenvolvimento do negócio
  • Fluxo de trabalho (ou seja, quantos clientes ou projetos diferentes pode assumir de cada vez)
  • Finanças (quanto irá gastar gerenciando o seu negócio e quanto espera alcançar)

Apenas depois de ter estas questões pensadas — e devidamente respondidas — pode tornar a mudança oficial.

2. Tem as condições certas?

Se estiver habituado a trabalhar em um escritório, partir desse tipo de ambiente para trabalho a partir de casa pode ser uma transição complicada. Antes de mergulhar no trabalho por conta própria garanta que tem espaço para fazer o que está planejando. Por exemplo: se quiser seguir uma carreira como arquiteto freelancer, uma pequena mesa no canto do seu estúdio poderá não ser suficiente — especialmente se o seu trabalho envolver reuniões frequentes com clientes. Pense na questão do espaço de trabalho antes de avançar.

3. Tem poupanças?

Sejamos diretos: a maioria dos negócios próprios começa por perder dinheiro ao início e alguns levam anos se tornando rentáveis. Se estiver começando sozinho, garanta que tem um bom fundo de emergência de parte. Para o indivíduo médio, com um salário fixo, isso significa três a seis meses de despesas de vida, mas se estiver mesmo começando do zero (ou seja, sem clientes ou trabalho garantido) será sensato ter de parte o equivalente a um ano de custos de vida.

4. Tem a experiência necessária?

Só porque é especialista em determinada área de trabalho não significa que seja bom gerenciando um negócio. No entanto, quando trabalha para você próprio tem de fazê-lo. Se carecer da experiência necessária para gerir todos os diferentes aspetos envolvidos, o seu negócio poderá sair prejudicado. Por exemplo: imagine que está começando a sua própria empresa de consultoria na área das tecnologias da informação. Poderá ser um perito criando redes e sistemas mas se não for bom em marketing e contabilidade poderá ter dificuldade a ganhar clientes e a gerenciar o fluxo de caixa. Assim, se certifique de que tem todas as bases antes de se aventurar sozinho.

5. Está realmente comprometido?

Quando trabalha para você próprio é à você que cabe tornar o negócio um sucesso. Antes de começar se certifique de que está comprometido com o empreendimento que está prestes a montar. Tal poderá significar trabalho fora de horas ou ao final de semana — ou participação em eventos de networking para lançar o seu negócio. Só você poderá avaliar a sua vontade pessoal de dar ao seu negócio o seu maior esforço. Garanta que está pronto a avançar.

Embora haja vários benefícios em se ser o próprio chefe, o emprego por conta própria não é para todos. Reveja estas questões e responda honestamente antes de tomar uma decisão — para que não se venha a arrepender mais tarde.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar