A comunidade das criptomoedas tem observado um grande número de Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) — uma forma de angariação de fundos — na ainda breve era da tecnologia blockchain. Algumas têm sido exibidas de forma bastante elegante, ao estilo apresentação da Apple, enquanto outras têm provocado algum choque ou controvérsia. Neste artigo mostramos algumas das mais absurdas campanhas de ICO que andam por aí. Dê uma olhadela.
FITvitalik
Quem não quer ver o gênio das criptomoedas Vitalik Buterin ficar em forma? Bom, para sermos honestos, essa ideia nunca nos passou pela cabeça. Porém, há quem a leve a sério. Os organizadores desta ICO prometem desenvolver um programa de treino específico para o cocriador da Ethereum — e o seu nível de treino dependerá dos recursos reunidos.
Braid
Um thriller psicológico patrocinado por criptomoedas. Porque não? De acordo com os organizadores da ICO a campanha atingiu o seu objetivo (1,4 milhões de dólares) duas semanas após o lançamento.
BananaCoin
É uma banana, é uma coin (moeda)… É uma bananacoin! O objetivo? Estimular a produção de bananas orgânicas conhecidas como «Lady Finger» em plantações no Laos — para exportação para a China, onde a demanda excede a oferta. Porém, consta que houve desvio de fundos na campanha… E já não há bananas para ninguém.
TrumpCoin
Esta criptomoeda se destina «a apoiar o presidente dos EUA, Donald Trump, na sua missão de tornar a América grande novamente». Os embaixadores da TrumpCoin devem escrever textos semanais sobre o mesmo no Facebook para a receção de novos tokens.
PonziCoin
Aquele Tesla não se vai comprar sozinho, certo? Nota: o projeto reuniu 25 milhões de dólares em apenas oito horas…
E chegamos ao fim da apresentação de algumas das mais estranhas campanhas de ICO — colocando um sorriso nas nossas caras e um «o que é que é isto?» nas nossas mentes.