5 Coisas que deve fazer para se preparar para a próxima recessão
Unsplash
Página principal Estilo de Vida, Finanças pessoais

Cinco sugestões práticas para que sustente as suas finanças ao enfrentar a próxima recessão

Com vários analistas estimando uma crise econômica no horizonte poderá se sentir em pânico. Porém, Joseph Sweis, consultor financeiro certificado, avançou que os investidores devem se manter calmos. «Sabemos que os mercados passam por ciclos,» declarou ao Business Insider. «Aconteceu ao longo da história.»

Sweis relembrou que o mercado de ações proporcionou um retorno médio anual de cerca de 10% sobre investimentos ao longo dos últimos cem anos — apesar do crash de 1929 e de várias recessões desde então. Contudo, partilhou algumas sugestões práticas para que sustente as suas finanças ao enfrentar a próxima recessão.

Defina os seus objetivos de investimento e os mantenha

5 Coisas que deve fazer para se preparar para a próxima recessão
Shutterstock.com

«Gerir as suas emoções [no mundo financeiro] é tão importante como gerir os seus investimentos,» afirmou Sweis. A sua estratégia de investimento deve ser guiada pela sua tolerância ao risco e não por previsões quanto a recessão futura.

Se não (tiver de) tocar no seu capital por alguns anos, uma carteira agressiva — contendo, por exemplo, 80% em ações e 20% em obrigações — poderá compensar perdas temporárias ao longo do tempo.

«Mantenha a sua alocação de ativos e evite o "timing" do mercado a todo o custo,» afirmou Sweis.

A Investopedia descreve o «timing do mercado» como «o ato de entrar e sair do mercado ou de trocar entre classes de ativos» com base na situação atual do mercado, incluindo a movimentação de investimentos para evitar perdas. Sweis relembrou que várias pessoas o fizeram em 2016, temendo uma recessão, e perderam ganhos de mercado.

Continue economizando para a aposentadoria

Sweis avançou que a sua alocação de ativos — o que investe em ações, obrigações, etc. — deve ser determinada por quão cedo deseja se aposentar.

«Se o seu objetivo for usar o seu capital dentro de um ano deve investir em fundos e equivalentes,» afirmou. Se estiver a mais de oito anos da aposentadoria pode realizar investimentos mais agressivos. À medida que se aproxima do fim da sua vida profissional deve, de acordo com Sweis, mudar a sua alocação de ativos de forma gradual para opções mais conservadoras.

Elimine qualquer dívida que tenha

5 Coisas que deve fazer para se preparar para a próxima recessão
Shutterstock.com

A dificuldade de acesso a crédito é uma das características dos período de recessão — «se torna mais restritivo,» afirmou Sweis. «Os bancos ainda querem emprestar, mas apenas emprestam aos tomadores mais qualificados.»

Se pretender acesso a crédito faça o que puder para pagar qualquer dívida que tenha. É um bom conselho para qualquer altura, mas particularmente saliente em recessão econômica.

Economize pelo menos seis meses de despesas de vida

«Se o seu objetivo for se preparar para uma recessão se certifique de que tem pelo menos seis meses de reserva na sua conta,» afirmou Sweis. «se quiser ter uma almofada para evitar entrar em dívida durante um período difícil.»

A poupança irá protegê-lo caso fique sem trabalho — tendo sido o desemprego uma característica da última recessão. Se achar que poderá ser difícil encontrar um novo trabalho na sua área Sweis sugere que detenha o equivalente a um ano de despesas básicas de vida em reserva.

Economize o que conseguir

5 Coisas que deve fazer para se preparar para a próxima recessão
Christian Dubovan/Unsplash

Um estudo da CareerBuilder do ano passado concluiu que a maioria dos americanos vive os seus salários até ao limite. Se for o seu caso, independentemente de onde se encontra no mundo, investir e economizar poderá parecer impossível. Porém, de acordo com Sweis, tem mais capacidade de economizar do que imagina.

«Não subestime o valor de um orçamento disciplinado,» afirmou. Se só conseguir investir 100 dólares por mês poderá, eventualmente, se tornar milionário.

Quer tenha muito ou pouco «a disciplina e a estratégia irão ajudá-lo a superar uma recessão.» Concluiu Sweis.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar