Japão pretende introduzir taxas de juro negativas
Takashi Images / Shutterstock.com
Página principal Opinião, Petróleo, Bancos Centrais

O banco central do Japão tenciona tornar negativa a taxa de juro, diminuindo-a para -0,1%, segundo a agência Bloomberg.

A mudança para a política das taxas de juro negativas e a política monetária delicada provêm da aspiração do banco central do Japão de atingir a meta de inflação de 2% até à segunda metade do ano de 2017 e estimular o crescimento económico.

A taxa de juro negativa será introduzida a partir do início de fevereiro. Depois desta notícia o iene perdeu 2% face ao dólar para 121,33.

A decisão do Banco do Japão é apoiada por cotações do petróleo. Às 05:20 GMT o preço do petróleo Brent estava no nível de $34,38 por barril. No dia anterior, o preço do petróleo deste tipo ultrapassava $35 por barril.

O passo dado pelo Banco do Japão pode também adicionar pressão sobre a Reserva Federal para devolver as taxas de juro crescentes, pois as economias de todo o mundo apresentam sinais de desespero e fraqueza.

O banco central do país é agora o segundo dos maiores bancos centrais do mundo a introduzir taxas de juro negativas, seguindo a política do BCE que fez o mesmo em 2014. Os bancos centrais da Suécia, Dinamarca e Suíça também conduzem a política das taxas de juro negativas.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar