As mais impressionantes fotografias da Terra tiradas por satélite
Página principal Foto

Todas as semanas a Agência Espacial Europeia publica imagens captadas pelos seus satélites, assim como por satélites de outras agências. Nós reunimos algumas das imagens mais impressionantes.

A Agência Espacial Europeia pode nunca ter tido o glamour das missões Apollo ou dos lançamentos de vaivém espacial, mas sem grande alarido lançou alguns dos satélites de observação da Terra mais avançados de sempre.

O satélite Envistat da ESA é o maior satélite de observação da Terra jamais construído. Desde 2002, circulou a Terra, recolhendo informações valiosas sobre o nosso ambiente e o perigo progressivo da mudança climática. O contato com o Envistat foi subitamente perdido em abril de 2012, mas a riqueza das informações que recolheu permanece.

Todas as semanas, a Agência Espacial Europeia divulga novas imagens de satélite tiradas pelo Envistat e outros satélites de observação da Terra lançados pela ESA e outras agências espaciais. Eles mostram lugares incríveis na Terra, do deserto do Saara aos vulcões no Congo, de uma forma que nunca antes vimos.

Nuvens atravessam o Mar do Norte nesta fotografia do Envistat. A Dinamarca está no canto inferior direito e a Noruega está no centro superior.

Este é o Rio Amazonas, no coração da floresta tropical do norte do Brasil. A vegetação foi colorida com tons de rosa – quanto mais escura a cor, mais densa a vegetação.

Esta fotografia do norte da China mostra o Rio Amarelo a desaguar no Mar Amarelo. Pequim e Tianjin são os círculos sombreados na parte central superior da foto.

Este é o Delta do Rio Mississippi, onde ele desagua no Golfo do México. A vegetação está a cor-de-rosa e os sedimentos estão num tom azul e verde brilhante.

O Rio Cubango corre da Angola até Botswana. Aqui ele marca a fronteira entre a Namíbia e Angola.

Este é o Delta do Rio Cubango Delta em Botswana. A massa a roxo no centro é a Ilha do Chefe.

Este é um planalto central na Anatólia, Turquia. O segundo maior lago da Turquia, o Lago Tuz, está à direita. Durante o verão, a água do lago recua revelando uma espessa camada de sal.

Esta é a Região Kimberley da Austrália Ocidental. Na parte inferior esquerda estão os recifes de coral Rowley Shoals e no canto superior direito temos o Lago Argyle, o maior lago artificial da Austrália.

Esta é uma visão rara da Irlanda, Grã-Bretanha e França sem nuvens. Os redemoinhos coloridos a verde e castanho são sedimentos a movimentarem-se.

Estas são as Montanhas Virunga em Ruanda, uma perigosa cadeia de vulcões ativos.

Este é o Canal do Panamá. Os pontos coloridos no centro da imagem, na parte superior e na parte inferior, são barcos a entrar e sair.

Estas são as camadas de gelo da Gronelândia, a maior ilha do mundo. Os pontos brancos na parte inferior da imagem são icebergs.

Esta fotografia do Círculo Ártico foi tirada pelo Envistat um mês antes de a ESA perder contato com ele. O arquipélago Nova Zembla é à esquerda e a Rússia continental está à direita.

Estes são os campos agrícolas contínuos do sudeste do estado de Washington. Os padrões circulares são criados por arados.

Estas são as dunas do Deserto de Namibe, tiradas pelo satélite da Coreia Kompstat-2. A área a azul e branco é o leito seco do rio Tsauchab.

Os Lagos Clearwater no Québec não são realmente dois lagos separados, mas um único corpo de água em duas depressões, criadas por impactos de meteoritos há mais de 200 milhões de anos atrás.

Por favor, descreva o erro
Fechar