Importuna-o a quantidade de gente que está no metro de manhã, quando vai para o trabalho? Veja estas fotos e verá que a sua situação não é assim tão má.
A população da China estava a aproximar-se dos mil milhões de habitantes quando a lei de um filho por família foi imposta no final dos anos 70. Só se fazia exceções em casos de minorias étnicas e de casais rurais, em que por vezes era permitido que estes tivessem dois filhos.
A lei não é a mais popular, para além de ter gerado algumas consequências indesejáveis, tais como uma irregularidade na população no que toca ao número de homens e mulheres e uma representação desproporcional de idosos.
Contudo, muitos argumentam que esta lei foi muito importante para o país, já que ajudou a reduzir a fome e a limitar uma população que crescia a passos largos.
Ao longo dos 35 anos em que esta lei esteve em vigor, a população atual ainda chega aproximadamente aos 1,4 mil milhões de habitantes. Estas fotografias da Reuters são bons exemplos do quão populoso o país se tornou.
Vários jovens avançam pela entrada de um edifício de aulas para realizar um exame de entrada de três dias para estudos de pós-graduação em Heifei, na província de Anhui. Em 2013, este exame atingiu um recorde de 1,8 milhões de pessoas a inscrever-se.
Vários estudantes realizam um exame num pátio ao ar livre de uma escola secundária em Yichuan, na província de Shaanxi. Mais de 1.700 estudantes caloiros realizaram o exame em 2015, pelo que a escola teve de levar alguns deles para a rua devido a escassez de espaço nas salas de aula.
Uma residência de estudantes com roupa estendida numa universidade em Wuhan, na província de Hubei.
Vários pais dormem em esteira estendidas no chão do ginásio dentro do campus de uma universidade em Wuhan.
Uma mulher recolhe a sua bicicleta de um parque de estacionamento de bicicletas de uma estação de metro em Pequim.
Pessoas a andar em escadas rolantes e escadas normais para se dirigirem à plataforma do metro em Pequim durante a hora de ponta.
Vários passageiros esperam na lotada estação de comboios Zhengzhou no primeiro dia da “Semana Dourada”, uma época festiva que celebra a fundação da República Popular da China. Segundo a Academia de Turismo da China, previram-se um total de 480 milhões de viagens a serem feitas durante esses sete dias.
Zhengzhou, província de Henan