FOTOS: agricultores gregos atacam ministério
REUTERS/Alkis Konstantinidis
Página principal Foto, Grécia

Polícia em Atenas usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestação de agricultores.

A polícia em Atenas utilizou gás lacrimogéneo para dispersar uma série de agricultores que protestavam contra medidas de austeridade sobre as suas pensões, à medida que os mesmos atiravam pedras ao Ministério da Agricultura. Um maior protesto deverá começar ainda hoje.

FOTOS: agricultores gregos atacam ministério
REUTERS/Alkis Konstantinidis

O governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras planeia aumentar as contribuições das pensões assim como os impostos de modo a lidar com o défice orçamental grego. Agricultores de todo o país dirigiram-se à capital para manifestar o seu descontentamento com as novas medidas de austeridade.

FOTOS: agricultores gregos atacam ministério
REUTERS/Alkis Konstantinidis

Cerca de 800 agricultores de Creta chocaram com a polícia que guardava a entrada do ministério da agricultura. Partiram janelas com pedras antes que a polícia os mandasse embora.

“Os agricultures tentaram empurrar a polícia à frente da entrada do ministério. A polícia usou gás lacrimogéneo para os deter”, disse um agente da polícia.

Na semana passada, tinha já havido confrontos entre polícia e protestantes na praça Syntagma em Atenas, por ocasião de uma greve geral.

Alguns jovens atiraram pedras e bombas de petróleo enquanto os policias respondiam com granadas de atordoamento e gás lacrimogéneo.

A greve geral foi declarada como parte de um maior movimento de protesto contra as medidas de austeridade sobre as pensões.

O governo grego espera garantir a terceira tranche do resgate internacional ao aceitar as exigências dos credores de maiores cortes e aumento dos impostos. Os cortes às pensões seriam os 11ºs desde 2010.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar