O Brasil recebe pela primeira vez “o maior espetáculo do mundo”
Nos primeiros Jogos Olímpicos com lugar na América do Sul, 10.500 atletas irão competir em 306 eventos de 42 modalidades desportivas. O “maior espetáculo do mundo” começa hoje e tem a duração de 16 dias.
Os últimos preparativos
Nos últimos dias ainda se verificaram alguns preparativos finais para concluir as instalações.
Um trabalhador na parte superior do centro de tênis dos Jogos Olímpicos.
Fábio, um trabalhador brasileiro, a trabalhar nas bancadas da arena onde terão lugar os jogos de andebol / Trabalhadores a colocar tijolos na área de passeio ao redor do parque Olímpico.
Trabalhadores a conversar durante a limpeza de assentos – enquanto membros da equipe masculina de ciclismo da Alemanha passam a acelerar.
Trabalhadores de construção instalam banners – com uma paisagem bem conhecida ao fundo.
Segurança
O Brasil é o primeiro país sul-americano a receber os Jogos Olímpicos. A segurança para o evento será muito apertada – é possível ver soldados armados e polícia por todo o lado.
Longas filas no ponto de verificação de segurança que conduz ao centro de imprensa e transmissão no parque Olímpico.
Segurança armada na arena de vôlei de praia / Segurança no mar, enquanto turistas relaxam na praia de Copacabana.
Membro da polícia de segurança supervisiona a chegada de atletas à vila Olímpica.
Vila Olímpica
Os membros da equipe olímpica da Argentina são recebidos por dançarinos brasileiros à medida que chegam a uma cerimônia de boas vindas na vila dos atletas. Existem 3.064 apartamentos na vila Olímpica. Ao longo dos jogos, serão concedidas 2.488 medalhas: 812 de ouro, 812 de prata e 864 de bronze.
Concorrentes austríacas relaxam na vila Olímpica.
O lutador de boxe Andrei Zamkovoich, da Rússia, escolhe o que almoçar... ... Na cantina da vila.
Pela primeira vez existe uma equipe de refugiados composta por 10 atletas. Aqui, Yiech Pur Biel, um dos atletas, posa durante uma cerimônia de boas vindas.
Hannes Aigner e Jan Benzien, atletas de canoagem da Alemanha, na varanda do seu apartamento. / Cadeiras de alta classe para a equipe do Reino Unido.
Treino
Os atletas aproveitaram para treinar sempre que possível, apesar de continuarem obras de construção à sua volta. Hugo Parisi do Brasil na plataforma de 10 metros no centro aquático Maria Lenk.
Jogadores de vôlei de praia praticam na parte central da arena de vôlei ao lado da praia de Copacabana.
Windsurfers treinam na Baía de Guanabara. / Equpe feminina da Nova Zelândia treina na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Membros da equipa feminina de rugby, da França, no Estádio Deodoro, que irá acolher os jogos.
Vitaly Dunaitsev, lutador de boxe russo, treina em um parque de estacionamento da vila Olímpica. / Ciclista russo pratica no parque de estacionamento do hotel.
Fãs
Esperam-se até 380.000 visitantes estrangeiros. Os fãs que já chegaram ao Rio de Janeiro já entraram no espírito da cidade. Uma fã abana uma bandeira do Brasil antes da chegada da tocha olímpica.
Fãs assistem a jogo de futebol amigável entre o Brasil e o Japão. / Vivianne Robinson dos EUA na praia de Copacabana.
7,5 milhões de bilhetes à venda para os Jogos Olímpicos.
Vida local
A excitação com o evento é imensa para muitos moradores do Rio, apesar das controvérsias que caracterizaram a preparação dos Jogos. Jarbas Meneghini, fã de futebol, decorou a sua garagem com os anéis olímpicos para as crianças se divertirem.
As palmeiras projetam sombras na praia de Ipanema. Nem todos estão preocupados com os Jogos Olímpicos.
Crianças participam de uma sessão de treino de voleibol organizada pela Federação Internacional de Voleibol na favela Formiga. / Pessoas bloqueiam uma estrada durante um protesto contra a passagem da tocha olímpica.
Uma criança brinca em frente de “Etnias”, uma grande parede de graffiti do artista brasileiro Eduardo Kobra em Porto Maravilha. Kobra espera ter definido o recorde do guiness para o maior graffiti criado por um único artista.