Há tantos edifícios incríveis no mundo que se torna difícil decidir quais os que verdadeiramente se destacam. Veja a primeira parte do ranking aqui
50. A requintada Bibliotheca Alexandrina no Egito tem espaço para mais de 4 milhões de livros.
1/5
49. Pensada pelo arquiteto Colin St. John Wilson, a British Library, incluída na lista nacional de edifícios de valor histórico e arquitetónico, serve de morada à maior coleção de livros do mundo e tem um impressionante interior de linhas retas e escadarias protuberantes.
1/5
48. A extensão de Zaha Hadid do Museu Ordrupgaard, perto de Jægersborg Dyrehave na Dinamarca, usa concreto de lava negro – que muda de cor, do cinzento ao preto, consoante o tempo.
1/5
47. O Centro Pompidou em Paris, da autoria de Richard Rogers e Renzo Piano, inclui um museu de arte moderna, um centro de música e uma bem apetrechada biblioteca pública.
1/5
46. O Auditório Clyde, ou “O Tatu”, em Glasgow é o espaço de concertos mais sofisticado da Escócia.
1/5
45. O Guangzhou Circle, na China, em forma de donut recebe a maior feira de material plástico bruto do mundo.
1/5
44. O aeroporto de Mestia, Geórgia, que serve os passageiros com destino ao resort de esqui, foi projetado em apenas três meses.
1/5
43. O premiado New John Hay College em Nova Iorque reúne sob o mesmo teto tudo o que um estudante pode precisar – incluindo laboratórios de ciências, cozinhas e uma creche.
1/5
42. A estrutura curva do museu La Cité du Vin, obra da XTU Architects em Bordéus, França, relembra uma videira, um copo e outras formas do mundo do vinho.
1/5
41. O formato cilíndrico do icônico Solomon R. Guggenheim Museum, desenhado por Frank Lloyd Wright, não deixa de impressionar quem visita o Upper East Side de Nova Iorque.
1/5
40. Ao contrário da maioria dos arranha-céus, as torres do Bosco Vertical (ou “floresta vertical”) em Milão, com 78 e 105 metros de altura respetivamente, foram decoradas com mais de 700 árvores e 90 tipos de plantas.
1/5
39. O templo de Borobudur na ilha de Java, Indonésia, reúne 72 estátuas de Buda.
1/5
38. Não é difícil perceber por que é que o Alhandra – uma fortificação histórica em Granada, Espanha, e uma ode ao passado mourisco – é Patrimônio da Humanidade.
1/5
37. Concluído em 2010 pela WAM Architecten, o hotel de quatro estrelas Inntel Hotel em Amesterdão mais parece um jogo de LEGO que um monte de casas empilhadas.
1/5
36. As lojas aninhadas no arco da Ponte Vecchio em Florença, Itália, outrora talhos, vendem agora recordações da cidade.
1/5
35. O arranha-céu de 44 pisos do canal de televisão estatal chinês, CCTV, é constituído por seis prismas retangulares dispostos horizontal e verticalmente.
1/5
34. A Basílica de Santa Maria Novella do século XV sobressai – ainda que rodeada pela belíssima arquitetura de Florença.
1/5
33. A Mesquita Faisal é a maior e a mais impressionante construção religiosa do Paquistão.
1/5
32. O padrão da fabulosa sede do New York Times na baixa de Manhattan, da autoria de Renzo Piano, imita engenhosamente o formato do jornal.
1/5
31. A Casa Dançante em Praga foi criada por Frank Gehry para substituir um edifício neorrenascentista bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial.
1/5
30. A estrutura inclinada do W. R. Grace Building em Nova Iorque é uma obra de arte monocromática. A fachada reflete o céu e prédios envolventes e cria uma ilusão de ótica surreal.
1/5
29. Entre as construções mais bonitas de Londres conta-se o hotel St. Pancras Renaissance e a torre do Relógio de King’s Cross, na Euston Road, graças à fachada de revivalismo gótico desenhada pelo arquiteto George Gilbert Scott.
1/5
28. As curvas e vários níveis da Innovation Tower de Zaha Hadid, onde fica o departamento de desenho da Universidade Politécnica de Hong Kong, dão a impressão de movimento.
1/5
27. O Hotel Parkroyal em Singapura acolhe o cenário envolvente ao encher as enormes varandas de árvores e plantas.
1/5
26. O Royal Pavilion (Pavilhão Real) em Brighton, Reino Unido, resulta da ambiciosa fusão das culturas indiana e britânica.
1/5
25. Rokuon-ji, ou o Pavilhão Dourado, é um templo budista zen em Quioto, no Japão.
1/5
24. As linhas diagonais da sala de concertos e centro de conferências HARPA, em Reiquiavique, Islândia, cortam a paisagem e clima da ilha.
1/5
23. A Torre Galatea Figueras na Catalunha, Espanha, é um museu a Salvador Dalí.
1/5
22. A Frauenkirche de Dresden (Igreja de Nossa Senhora) foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. O belíssimo trabalho de restauro foi concluído em 2004.
1/5
21. A empresa norueguesa de petróleo e gás Statoil ocupa um dos mais interessantes espaços em Oslo, na Noruega.
1/5
20. A elegante Ópera de Oslo é um labirinto de 1.100 salas.
1/5
19. O design moderno do Templo de Lótus em Nova Deli, Índia, atrai multidões de turistas.
1/5
18. O Palais Idéal (Palácio Ideal) em Hauterives, França, é o resultado de mais de 33 anos de trabalho e dedicação do carteiro Ferdinand Cheval.
1/5
17. A forma triangular da capela de cadetes da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos foi replicada com astúcia nos vitrais que perfilam o interior.
1/5
16. A Igreja de Colònia Güell também na Catalunha, de Antoni Gaudí, apesar de não acabada é imperdível.
1/5
15. Embora seja um dos marcos mais simples de Roma, o Palazzo della Civiltà Italiana, cujo cognome é “Coliseu Quadrado”, é também um dos mais bonitos. É atualmente o quartel general da marca Fendi.
1/5
14. Com uns impressionantes 27 mil metros quadrados, o centro comercial Emporia em Malmö, Suécia, é o maior da Escandinávia.
1/5
13. Os 27 andares, 25 à superfície mais 2 subterrâneos, da sede da Fuji Television em Tóquio foram completados em 1997.
1/5
12. As linhas e ar futurista do Museu de Natureza e Ciência de Perot em Dallas fazem dele um dos edifícios mais vanguardistas do Texas.
1/5
11. A maior estrutura em adobe alguma vez construída, a Grande Mesquita de Djenné no Mali, é uma obra prima da arquitetura que parece brotar diretamente do chão.
1/5
10. O teto ondulante de betão da Bodegas Ysios, uma adega em Rioja Alavesa, Espanha, abriga a produção do mítico vinho da região.
1/5
9. A sombra do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro impressiona graças à exagerada estética neofuturista.
1/5
8. A Igreja Temppeliaukio na capital finlandesa, Helsínquia, foi construída na rocha pelos irmãos arquitetos Timo e Tuomo Suomalainen antes da abertura em 1969.
1/5
7. A maior fornalha solar do mundo encontra-se em Odeillo, França, e consegue atingir temperaturas superiores a 3.000º C.
1/5
6. O telhado de zinco de 36 metros de altura e a fachada em vidro do Museu Riverside, desenhado por Zaha Hadid, na margem do rio Clyde em Glasgow, não deixam ninguém indiferente.
1/5
5. O exterior da Gare do Oriente, uma das estações de trens de Lisboa e obra de Santiago Calatrava, é constituído por espirais e um esqueleto de asas gigantes.
1/5
4. A Cathedral Rock, uma igreja de Frank Lloyd Wright em Sedona, Arizona, quase desaparece no cenário rochoso que a rodeia.
1/5
3. Descubra a paz em Wat Rong Khun, também conhecido como o Templo Branco, no norte da Tailândia.
1/5
2. O Centro Cultural Heydar Aliyev, de Zaha Hadid, em Baku no Azerbeijão, dá corpo à estética curva e dramática da arquiteta.
1/5
1. A igreja luterana Hallgrímskirkja, também em Reiquiavique, é a maior da Islândia. O projeto, da autoria do arquiteto nacional Guðjón Samúelsson, representa a lava fluente dos vulcões ativos da ilha.
1/5