O Google é habitualmente considerada um dos melhores empregadores do mundo, e trabalhar na empresa é o sonho de muita gente. Porém, trabalhar na Google também tem as suas desvantagens. Quer saber quais?
Muita gente quer trabalhar na Google. Pessoas brilhantes, vantagens incríveis e a chance de dezenas de milhões de pessoas estão entre os benefícios. Há até mesmo um filme sobre como é ser um estagiário lá.
Mas trabalhar na Google não é só comida de borla e passeios de bicicleta gratuitos pelo campus. Fomos verificar um espaço de comentários da Quora onde pessoas que dizem ser funcionários atuais e antigos falam no lado não tão bom de lá trabalhar. Estes devem ser encarados de forma leve, mas nós já ouvimos as mesmas queixas de muitas das nossas fontes.
Toda a gente é super qualificada
Um comentador escreveu:
"A pior parte de trabalhar na Google, para muitas pessoas, é que eles são extremamente qualificados para o seu trabalho, que muitas vezes é relativamente simples. A Google tem uma barra muito alta de contratação devido à força da marca, remuneração, regalias e cultura de trabalho muito positiva."
Trabalhar na Google facilmente leva a sua vida
"A pior parte de trabalhar na Google é como, sem se dar por isso, ela assume a maior parte do seu tempo e energia", disse um ex-funcionário de vendas.
"Se não se é objetivo na gerência do nosso tempo, ela pode rapidamente tornar-se a sua vida."
A empresa só se preocupa com melhorias mensuráveis
"Qualquer melhoria não baseada numa métrica palpável não é categoricamente uma boa utilização de tempo", disse um ex-engenheiro de software do Google.
"Usabilidade? Número de bugs? Ninguém se importava. Se não se pode medir, ninguém está interessado."
É difícil ser honesto com os colegas
"É realmente difícil discutir qualquer assunto a não ser que se esteja a falar com um amigo", disse um ex-funcionário.
"Discussões objectivas são muito raras, uma vez que toda a gente é defensiva, e não está interessada em opiniões de outras pessoas, a menos que essas pessoas sejam os gurus da indústria."
Projetos são cancelados arbitrariamente a toda a hora
"O maior senão, de longe, para mim, tem sido os cancelamentos de projetos aparentemente arbitrários", disse um comentador anónimo.
"Para adicionar insulto à injúria, pessoas que trabalharam em projetos cancelados vêm as suas aplicações a promoções negadas por não ter tido um impacto."
Há gestores que foram promovidos demais
Um ex-gestor de programação técnica escreveu:
"As pessoas são promovidas para cargos de gestão - não porque eles saibam realmente como iderar/gerir, mas porque eles por acaso são inteligentes ou porque não há outra forma de crescer. Portanto, há uma camada de indivíduos inteligentes, que são horríveis gestores e líderes."
Não há suficiente diversidade de empregados
"Eles contratam as mesmas pessoas uma e outra vez", disse um comentador anónimo.
"O mesmo contexto, as mesmas 10 escolas, a mesma visão do mundo, os mesmos interesses. Não é nenhum exagero dizer que eu conheci 100 triatletas nos meus três anos na Google. E apenas uma mão cheia deles eram pessoas interessantes."
Trabalhar na Google pode não o preparar para futuros empregos
"A desvantagem é que depois de fazer isto durante alguns anos, pode rapidamente perder o contato com o mundo real na maneira de como dimensionar as coisas através de tecnologias de código aberto", disse um ex-engenheiro.
Você tem que trabalhar para se diferenciar, mas às vezes isso não é suficiente
"Há bastante gente talentosa mas o fato de o ser não lhe vai garantir uma parte em bons projetos, porque existem milhares de pessoas igualmente inteligentes à frente na fila e igualmente subutilizados, mas há também alguns palhaços e temos de provar que não somos um deles", disse um ex-engenheiro.
Google vai prometer o que não pode cumprir durante o processo de contratação
"Se está no processo de obtenção de um emprego com a Google, é preciso negociar consistentemente, ser exigente, e certificar-se de que tudo fica escrito", disse um comentador que foi recrutado pela empresa várias vezes.
"A Google faz muita promessas vãs, e parece não as cumprir."
Só os técnicos conseguem sentir que estão a fazer a diferença
"Se tem um papel menos técnico, (ou seja, de vendas, de recrutamento, People Ops), é tão fácil sentir-se como se fosse apenas uma outra parte da máquina", disse um comentador.
"Muitos dos processos já são tão refinados que – como muitos já disseram – nos sentimos qualificados demais para se fazer o trabalho."
Os trabalhadores temporários são rebaixados
"Como alguém que já trabalhou temporariamente na Google, a pior parte é a atitude presunçosa de quem trabalha para a Google como efetivo", disse um comentador que tinha trabalhado temporariamente lá.
"Eles parecem pensar que qualquer um que não esteja efetivo na Google, como eles, é porque são de alguma forma mentalmente e moralmente inferiores."