Os aspetos negativos de trabalhar na Google
Página principal Tecnologia

O Google é habitualmente considerada um dos melhores empregadores do mundo, e trabalhar na empresa é o sonho de muita gente. Porém, trabalhar na Google também tem as suas desvantagens. Quer saber quais?

Muita gente quer trabalhar na Google. Pessoas brilhantes, vantagens incríveis e a chance de dezenas de milhões de pessoas estão entre os benefícios. Há até mesmo um filme sobre como é ser um estagiário lá.

Mas trabalhar na Google não é só comida de borla e passeios de bicicleta gratuitos pelo campus. Fomos verificar um espaço de comentários da Quora onde pessoas que dizem ser funcionários atuais e antigos falam no lado não tão bom de lá trabalhar. Estes devem ser encarados de forma leve, mas nós já ouvimos as mesmas queixas de muitas das nossas fontes.

Toda a gente é super qualificada

Um comentador escreveu:

"A pior parte de trabalhar na Google, para muitas pessoas, é que eles são extremamente qualificados para o seu trabalho, que muitas vezes é relativamente simples. A Google tem uma barra muito alta de contratação devido à força da marca, remuneração, regalias e cultura de trabalho muito positiva."

Trabalhar na Google facilmente leva a sua vida

"A pior parte de trabalhar na Google é como, sem se dar por isso, ela assume a maior parte do seu tempo e energia", disse um ex-funcionário de vendas.

"Se não se é objetivo na gerência do nosso tempo, ela pode rapidamente tornar-se a sua vida."

A empresa só se preocupa com melhorias mensuráveis

"Qualquer melhoria não baseada numa métrica palpável não é categoricamente uma boa utilização de tempo", disse um ex-engenheiro de software do Google.

"Usabilidade? Número de bugs? Ninguém se importava. Se não se pode medir, ninguém está interessado."

É difícil ser honesto com os colegas

"É realmente difícil discutir qualquer assunto a não ser que se esteja a falar com um amigo", disse um ex-funcionário.

"Discussões objectivas são muito raras, uma vez que toda a gente é defensiva, e não está interessada em opiniões de outras pessoas, a menos que essas pessoas sejam os gurus da indústria."

Projetos são cancelados arbitrariamente a toda a hora

"O maior senão, de longe, para mim, tem sido os cancelamentos de projetos aparentemente arbitrários", disse um comentador anónimo.

"Para adicionar insulto à injúria, pessoas que trabalharam em projetos cancelados vêm as suas aplicações a promoções negadas por não ter tido um impacto."

Há gestores que foram promovidos demais

Um ex-gestor de programação técnica escreveu:

"As pessoas são promovidas para cargos de gestão - não porque eles saibam realmente como iderar/gerir, mas porque eles por acaso são inteligentes ou porque não há outra forma de crescer. Portanto, há uma camada de indivíduos inteligentes, que são horríveis gestores e líderes."

Não há suficiente diversidade de empregados

"Eles contratam as mesmas pessoas uma e outra vez", disse um comentador anónimo.

"O mesmo contexto, as mesmas 10 escolas, a mesma visão do mundo, os mesmos interesses. Não é nenhum exagero dizer que eu conheci 100 triatletas nos meus três anos na Google. E apenas uma mão cheia deles eram pessoas interessantes."

Trabalhar na Google pode não o preparar para futuros empregos

"A desvantagem é que depois de fazer isto durante alguns anos, pode rapidamente perder o contato com o mundo real na maneira de como dimensionar as coisas através de tecnologias de código aberto", disse um ex-engenheiro.

Você tem que trabalhar para se diferenciar, mas às vezes isso não é suficiente

"Há bastante gente talentosa mas o fato de o ser não lhe vai garantir uma parte em bons projetos, porque existem milhares de pessoas igualmente inteligentes à frente na fila e igualmente subutilizados, mas há também alguns palhaços e temos de provar que não somos um deles", disse um ex-engenheiro.

Google vai prometer o que não pode cumprir durante o processo de contratação

"Se está no processo de obtenção de um emprego com a Google, é preciso negociar consistentemente, ser exigente, e certificar-se de que tudo fica escrito", disse um comentador que foi recrutado pela empresa várias vezes.

"A Google faz muita promessas vãs, e parece não as cumprir."

Só os técnicos conseguem sentir que estão a fazer a diferença

"Se tem um papel menos técnico, (ou seja, de vendas, de recrutamento, People Ops), é tão fácil sentir-se como se fosse apenas uma outra parte da máquina", disse um comentador.

"Muitos dos processos já são tão refinados que – como muitos já disseram – nos sentimos qualificados demais para se fazer o trabalho."

Os trabalhadores temporários são rebaixados

"Como alguém que já trabalhou temporariamente na Google, a pior parte é a atitude presunçosa de quem trabalha para a Google como efetivo", disse um comentador que tinha trabalhado temporariamente lá.

"Eles parecem pensar que qualquer um que não esteja efetivo na Google, como eles, é porque são de alguma forma mentalmente e moralmente inferiores."

Por favor, descreva o erro
Fechar