A impressão em 3D é uma das tecnologias mais impressionantes dos últimos tempos. E uma empresa espanhola está a desenvolver uma dessas máquinas especialmente concebida para a culinária.
Anunciada como a primeira impressora 3D capaz de preparar uma extensa variedade de produtos doces e saborosos, o seu propósito, segundo o site da empresa, é servir “tanto os utilizadores profissionais como os utilizadores domésticos”. A máquina tem cápsulas de aço inoxidável reutilizáveis que cozinham o recheio de ingredientes frescos nelas contido, seguindo receitas pré-selecionadas antes de a impressão começar.
A CNN relata que a empresa startup, a Natural Machines, está também a colaborar com mais do que uma grande empresa alimentar para criar as cápsulas de plástico pré-recheadas que podem ser carregadas na Foodini. O sistema é parecido com o da máquina de café Keurig K-cup: coloca-se o recipiente com o ingrediente na máquina, programa-se a máquina et voilá! O plano é para as cápsulas pré-carregadas Foodini conterem ingredientes “frescos verdadeiros”. Vão ser livres de conservantes e não vão ter um prazo de validade longo.
Segundo a Natural Machines:
“Um dos nossos objetivos é simplificar algumas das atividades culinárias mais repetitivas – moldar a massa em dúzias de gressinos ou rechear e moldar raviolis – para encorajar mais pessoas a comer comida saudável”.
No nosso entender, a Foodini vai funcionar melhor como uma alternativa aos produtos alimentares embalados das lojas tais como bolachas, crackers, massas e pizas congeladas.
Lynette Kucsma, cofundadora da Natural Machines contou à CNN que a Foodini vai ser uma “internet-das-coisas, ligadas aos eletrodomésticos da cozinha”, o seu painel de controlo touchscreen terá acesso a um site de receitas culinárias na nuvem e os utilizadores também poderão programar a máquina de um modo remoto com os smartphones.
Se a Natural Machines conseguir fazer valer aquilo que promete aqui, as impressoras de alimentos poderão um dia ter um papel quase tão dominante na cozinha como os micro-ondas.