Google apresenta projeto de base futurista
Página principal Tecnologia

Para a reformulação da sua base principal, a Google revela um inovador conceito de gigantescos toldos de vidro e interiores adaptáveis. Se a obra for concretizada poderá vir a ser um marco na história da arquitetura.

Depois de a Apple ter revelado novos detalhtes acerca da sua nova seda, a Google acaba de revelar uma ousada proposta de renovação da sua principal base em Mountain View, na Califórnia. Em vez de simplesmente construir mais edifícios de escritórios modernos a Google irá construir toldos gigantes de vidro com interiores que podem ser facilmente reconstruídos e reaproveitados, dependendo das necessidades da empresa. É incrivelmente ambicioso e a empresa já admitiu que alguma da tecnologia de que precisa para lançar este projeto ainda não existe. Mesmo que venha a processar-se da forma como a Google quer o primeiro destes edifícios não irá existir nos próximos cinco anos.

No entanto, os planos da Google são suficientemente impressionantes e bonitos para justificar um olhar mais atento

Esta imagem mostra um habitat natural restaurado ao redor de Permanent Creek, perto do projeto proposto para Landings. Você não consegue ver mas escondida debaixo deste jardim paisagístico encontra-se uma estrutura de estacionamento consolidada. Ao consolidar o estacionamento é possível reduzir a congestão de tráfego na área em redor, tornando as caminhadas e o andar de bicicleta mais seguros e atrativos para as pessoas.

Nesta imagem a Huff Avenue é transformada numa agradável rede para peões e bicicletas. O toldo translúcido do edifício levanta-se para permitir que o Green Loop público atravesse o centro do edifício, com cafés e lojas locais nos níveis inferiores. Esta imagem mostra o canto noroeste do edifício proposto para Charleston South. As paredes grandes e translúcidas confundem os limites entre o interior e o exterior. Estes toldos regulam o clima, a poluição e o som enquanto libertam o espaço das tradicionais limitações arquitetónicas como paredes, janelas e telhados. Os cafés e as lojas locais nos níveis inferiores abrem para passagens interiores abertas sob o toldo.

Esta imagem mostra o lado oeste do edifício proposto para Shoreline. Os toldos ao longo da Shoreline Boulevard abrem para uma praça pública com espaço para retalhistas. Ao longo da rua os edifícios têm 2 ou 3 andares com áreas mais altas junto ao centro das estruturas.

Esta imagem mostra o interior do edifício proposto para Charleston South, olhando para oeste. Debaixo do toldo os segmentos do edifício funcionam como mobília – leves, táteis e reconfiguráveis. Estes segmentos formam pequenas aldeias onde os colaboradores podem trabalhar ou relaxar. O Green Loop atravessa o edifício. A borda do toldo fornece caminhos para andar de bicicleta e caminhar.

Esta imagem mostra a entrada do edifício proposto para Landings. Abaixo do edifício situa-se um estacionamento consolidado, ajudando-nos a alcançar a meta de estacionamento com consumo zero. Uma vez em Landings os visitantes podem deslocar-se pelo campus através de um dos vários caminhos para andar de bicicleta ou a pé.

Esta imagem mostra o lado oeste do projeto proposto para Huff. Ao nível do solo o ambiente foi recentemente restaurado. Os colaboradores serão retirados dos escritórios para o ar livre, para trabalhar ao lado de cursos de água e debaixo de árvores. Os moradores de Mountain View podem caminhar ou andar de bicicleta ao longo de corredores verdes, comer em cafés, fazer compras, brincar em parques ou trabalhar nos jardins comunitários públicos.

Esta imagem mostra o lado norte do projeto proposto para Landings. Em vez de estacionamentos e outros locais subutilizados vamos estabelecer ecossistemas nativos revitalizados, incluindo a introdução de árvores e zonas húmidas.

O plano preciso de Mountain View incentiva a criação de uma rede diversificada de espaços abertos públicos e privados como praças, parques e trilhos. Esta imagem mostra o Green Loop, um circuito para bicicletas e peões que serpenteia através de áreas urbanas e naturais. Um toldo solar produz energia e protege os ciclistas da chuva.

Esta vista detalhada mostra o novo campus, e arredores, proposto para a Google.

O próximo conjunto de projetos são imagens retiradas de um vídeo da Google a apresentar os seus planos.

Por favor, descreva o erro
Fechar