Um dos efeitos da guerra é um impulso dado à indústria. Conheça as marcas que surgiram desse impulso.
Muitas das marcas mais famosas do mundo têm um princípio na indústria militar. Algumas marcas exibem a sua origem, com orgulho, nos seus logótipos, websites e marketing – enquanto outras preferem deixar a referência aos seus primórdios nos livros de história. De qualquer forma, uma quantidade surpreendente de marcas começou por fornecer produtos às forças armadas ou descobriu os produtos que as tornaram famosas durante tempos de conflito.
Os Jeeps originais começaram a ser produzidos em 1941, propositadamente construídos para militares. Os Willys MB Jeeps tornaram-se os veículos de tração às quatro rodas mais utilizados pelo exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
A Mars inventou a receita dos M&M durante a Guerra Civil Espanhola, quando Forrest Mars Sr. viu soldados comerem pedaços de chocolate cobertos por um revestimento doce, o que os prevenia de derreterem ao sol. Encontrava-se em visita atrás das linhas, com um membro da família Rowntree, que passou a fazer os Smarties – um doce muito parecido aos M&M – vendidos fora dos EUA.
A Vodafone surgiu nos anos 80 como subsidiária da Racal Electronics, a maior produtora de tecnologia de rádio militar no Reino Unido, na época. Racal foi também, a dada altura, a terceira maior empresa de eletrónica britânica. Aqui está o primeiro telemóvel da Vodafone, o Mobira Transportable, que pesava 5 kg.
A Aquascutum foi fundada em 1851. Os oficiais do exército britânico utilizavam as suas capas cinzentas para chuva, repelentes de água, durante a Guerra da Crimeia, para ajudar a suportar a chuva e a lama nas trincheiras russas (o nome da marca deriva do latim “aqua”, que significa água, e “scutum”, que significa escudo). Algumas décadas mais tarde, foi possível ver o antigo primeiro-ministro Sir Winston Churchill a utilizar uma das clássicas capas para a chuva.
Provavelmente os óculos de sol mais reconhecidos no mundo – os Ray Ban Aviator. A Bausch & Lomb desenvolveu o estilo depois de convidada pelo tenente-general dos Army Air Corps dos EUA a criar óculos de sol que reduzissem as náuseas e dores de cabeça que os pilotos a voar a altas altitudes experienciavam. O protótipo original foi criado em 1936 e tenha lentes verdes que serviam como antirreflexo sem obscurecerem a visão do piloto.
Os pensos higiénicos Kotex surgiram como gazes médicas para tratar soldados durante a Primeira Guerra Mundial. As enfermeiras do exército adaptaram-nas para fins menstruais. Em 1920, os Kotex tornaram-se o primeiro produto de consumo da Kimberly-Clark.
A Super Glue foi descoberta em 1942, quando um grupo de cientistas que estavam em busca de materiais para produzir miras de precisão de plástico para a guerra obtiveram um material que se colava a qualquer outro material com o qual estivesse em contacto. Investigadores americanos rejeitaram cianoacrilatos (o nome químico da cola) porque era uma substância demasiado pegajosa. Mas em 1951 a substância foi redescoberta por investigadores da Eastman Kodak. A Super Glue começou a ser vendida como um produto comercial em 1958.
A Victorinox surgiu em 1864 a partir de um workshop de facas em Ibach-Schqyz, na Suíça. Karl Elsener I, o fundador, tornou-se o primeiro grande fornecer de facas para os soldados do exército suíço. É possível ver de seguida um dos seus designs originais.
A Silly Putty foi uma criação acidental. Foi inventada nos anos 40 por um engenheiro que tentava criar uma borracha sintética. Durante a Segunda Guerra Mundial, a borracha era racionada nos EUA e o governo pediu às empresas que tentassem encontrar uma alternativa a fim de acelerar os produtivos esforços de guerra. Nunca foi encontrada uma real utilização prática para a massa criada –mas depois de um comerciante colocar um pedaço de massa em pequenos ovos de plástico e começar a vendê-los por 1 dólar, a mesma tornou-se um brinquedo de renome mundial.
Hugo Boss foi membro do partido nazi e em 1928 tornou-se fornecedor oficial de uniformes a organizações no seio do partido nacional-socialista, incluindo a Juventude Hitleriana, a Sturmabteilung (paramilitares) e as SS.
A Fanta foi inventada durante um embargo comercial sobre a importação do charope de Coca-cola para a Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial. O então chefe da Coca-Cola na Alemanha decidiu criar uma nova bebida a partir de ingredientes disponíveis no pais, na altura – como soro e bagaço. O resultado foi a Fanta, que vem da palavra alemã “fantasie”. A coca-cola relançou a Fanta a nível mundial em 1955.
A Banana Republic foi fundada por Mel e Patrícia Ziegler, marido e mulher, em 1978 – que começaram por reaproveitar e vender roupa militar vintage e roupa de safari. A retalhista de roupa estendeu-se, mais tarde, para as suas próprias linhas e foi adquirida pela Gap em 1983. Aqui está a primeira Banana Republic em Mill Valley, na Califórnia.
A Porsche criou o Volkswagen Beetle depois de Adolf Hitler ter expressado a necessidade de criação de um veículo para as massas, barato e resistente, e para a recém-criada rede de estradas da Alemanha. O primeiro Beetle foi fabricado em 1938. Aqui está um Beetle de 1963, tornado famoso pelo filme “Herbie”.
A Motorola começou como fabricante de baterias chamada Galvin Manufacturing Corporation. Em 1949, contudo, desenvolveu o Handie-Talkie SCR536, um rádio bidirecional portátil que se tornou um ícone da Segunda Guerra Mundial.
Os fundadores da Adidas e da Puma eram dois irmãos (Adi e Rudolf) sócios na empresa Dassler Brothers Sport Shoe nos anos 20. Forneceram sapatos a Jesse Owens, atleta afro-americano vencedor de medalhas de ouro durante os Jogos Olímpicos de 1936. Contudo, uma feroz rivalidade cresceu entre ambos e veio à tona durante a Segunda Guerra Mundial, quando os aliados bombardearam Herzogenaurach. Conta-se que Ali terá exclamado: “Os sacanas estão de volta”, escondendo-se, de seguida, com a sua mulher num abrigo anti-bomba já ocupado por Rudi e a respetiva mulher. Rudi pensou que a afirmação tinha sido dirigida a si. O conflito entre ambos intensificou-se e acabaram por dividir a empresa em 1945. Adi nomeou a sua nova empresa como Adidas e Rudi nomeou a sua como Puma.
A Duct Tape foi primeiramente criada pela Johnson & Johnson durante a Segunda Guerra Mundial – quando os soldados tiveram a necessidade de uma fita resistente à agua, forte e flexível, que pudesse reparar maquinaria, equipamento e munições. Foi apelidado de “Duck Tape” pelos soldados, devido ao seu suporte em pano de pato.