Na gíria do investimento, Unicórnios são empresas que ganham rapidamente uma avaliação de mil milhões de dólares ou mais. O que estará por detrás de tão rápida valorização?
Estamos na era da criação de valor sem precedente, e o seu símbolo são os Unicórnios - empresas que ganham rapidamente uma avaliação de mil milhões de dólares e mais além. Enquanto os especialistas voltam a perguntar "Será que estamos numa bolha?" os empresários estão a fazer uma pergunta mais vital: "Quais são os segredos que permitem aos novos startups escalar de uma forma tão dramática" Como mostra o quadro abaixo, alguns fundadores estão, cada vez mais, a desvendar os segredos enquanto o tempo necessário para chegar a um mercado de mil milhões de dólares está a diminuir rapidamente.
O apelido de Unicórnio veio de um artigo seminal do capitalista de risco Aileen Lee em Novembro de 2013 e, a partir desse ponto, o meme dos Unicórnios permaneceu na terra dos startups. Enquanto os investidores questionam as novas startups, o elefante na sala foi substituído pelo equídeo com um único chifre, enquanto potenciais financiadores se perguntam se os fundadores novatos em frente deles se vão realmente transformar em Unicórnios. Não é apenas uma fantasia. Alguns produtos maravilhosos como o Slack estão a explodir, adicionando mais mística ao rótulo.
Mas em toda esta mania de encontrar Unicórnios, muito poucos se perguntam analiticamente: "Como se pode tornar num unicórnio?" Ou "Por que razão é que eles estão a ir tão bem?" No nosso recente livro, Mike Malone, Yuri van Geest e eu (e a nossa equipa de pesquisa, liderada por Michiel Schuurman) têm vindo a explorar estas questões, bem como a elaboração de um guia condensado para a construção de unicórnios.
A nossa tese baseia-se no fato dos unicórnios terem descoberto como escalar as suas estruturas de organização de uma maneira completamente nova. O nosso nome para isto é Organizações Exponenciais.
Ao longo do último par de décadas, a indústria de tecnologia aprendeu a escalar a tecnologia. A startup pode ir de uma centena até milhões de usuários sem pestanejar. O que é menos claro é como escalar a estrutura real da organização – o que sempre foi um processo dolorosamente linear e crescente. O livro, não é surpresa ter o título de Organizações Exponenciais, foi lançado em Outubro de 2014 e recebeu a condecoração de Livro do Ano da Frost & Sullivan GIL 2014. Na sexta-feira, a primeira versão numa língua internacional foi lançada na Holanda.
Temos vindo a investigar este fenômeno ao longo de três anos e identificamos dezenas de startups que consideramos ser Organizações Exponenciais, ou ExOs. A base métrica que estabelecemos é que as ExOs escalam no mínimo 10x melhor que os seus pares no mesmo espaço. Por exemplo, uma empresa típica de BCE (Bens de Consumo Embalados), como a Johnson & Johnson ou Proctor & Gamble leva cerca de 300 dias para ir de uma nova ideia para um produto numa prateleira de Walmart. A Quirky, uma das principais ExO, faz esse mesmo processo – uma nova ideia para o produto numa prateleira de Walmart, em apenas 29 dias. E isto é uma indústria antiga, e não uma indústria de jogos e software freemium da internet completamente ultramoderna.
Ao longo de nossa pesquisa, temos vindo a classificar um grande número de organizações e hoje, nós lançamos a nossa lista do top 100 ExOs em todo o mundo. Pode encontrar os nomes das empresas, no final deste post.
Aqui está como chegamos a estas classificações. Criámos um inquérito de diagnóstico que quantifica a escalabilidade do núcleo de uma organização – chamamos a isto o nosso Quociente Exponencial. Trabalhamos com a nossa equipa e um grupo de 160 especialistas ExO em 45 países que ajudaram nesta tarefa. Olhamos para startups de sucesso fundadas depois de 2005 e uma grande série de empresas e aplicamos a nossa fórmula de quantificação, dando um peso extra para aqueles que conheciam bem a empresa (por exemplo, eu trabalhava no Yahoo, por isso…). De seguida, adicionamos informações suplementares (localização, número de funcionários, sectores abrangidos, etc).
Quem São as Organizações Exponenciais?
O número um da lista é GitHub, que pontua 76 de um total possível de 84 pontos. Externamente, GitHub tem um Propósito Transformativo Massivo (um PTM) eles chamam a isto " Codificação Social"; alavanca a sua comunidade, implementa algoritmos de forma agressiva, e utiliza pessoal /ativos sob a demanda de escalar para além dos seus limites organizacionais. Internamente, eles utilizam estruturas OKR, que são testadas intensamente, estão também constantemente a tomar riscos e são organizados em estruturas de equipas autônomas que utilizam intensivamente ferramentas de colaboração social. A pesquisa mostra claramente quais os elementos que estamos a testar.
E aqui estão os dez primeiros:
- GitHub
- Airbnb
- Uber
- Indiegogo
- Kaggle
- Tumblr
- Quirky
- Shapeways.
Encontramos sobreposição considerável entre ExOs e Unicórnios. Dos 100 melhores ExOs, 35 são considerados Unicórnios. Aqui estão mais algumas análises.
Um total de 65% do nosso Top 100 estão entre 11 e 500 funcionários.
A grande maioria das organizações exponenciais não tem mais do que 10 anos de idade. Isso significa que a maioria das empresas que constam da lista são ainda startups e ainda não estão totalmente desenvolvidas para terem a definição de corporações. Isso também indica que as startups têm menos problemas de execução de atributos exponenciais e que o paradigma é muito novo.
Os cinco principais setores representados são Social / Blogging / Messaging, E-Commerce, Finanças, IT & Cloud, Gaming /Entretenimento e, finalmente, Procura de Funcionários.
Construir um Unicórnio/ Organização Exponencial
Se é um fundador e estiver a ler isto, a sua próxima pergunta é, sem dúvida, "Como posso fazer isto" A partir da nossa pesquisa, nós estabelecemos um mecanismo de 10 passos para a construção de uma organização altamente escalável:
1. Selecione um Propósito Transformativo Massivo (ou PTM) como o do Google de "organizar a informação do mundo” ou da Quirky “Faça a Invenção Acessível ". Todos os Exos que encontramos possuem uma missão semelhante.
2. Junte-se ou crie comunidades relevantes (ver Meetup!). A comunidade de Drones DIY de Chris Anderson é um grande exemplo. Mais de 50.000 entusiastas de drones participaram. Nas empresas mais avançadas, a comunidade guia a empresa em tudo, menos o propósito da empresa.
3. Reúna uma equipa de fundadores (otimamente quatro pessoas). Recomendamos um visionário, um especialista em UX, um guru de engenharia e um especialista em negócios / finanças.
4. Selecione uma ideia inovadora que proporcione uma melhoria mínima de 10x sobre o estado atual. É importante ter em conta que não começamos com a ideia chave – desta maneira não está amarrado a uma solução particular, mas sim ao espaço do problema.
5. Construa o seu Modelo de Negócio em Telas (veja a Lean Startup). Este processo simples gera nove elementos-chave a considerar no modelo de negócios (incluindo parcerias, canais para o mercado, USP, etc).
6. Encontre o seu modelo de negócios - basicamente, como vai ganhar dinheiro? Muitas startups hoje apresentam novos modelos de negócios, como forma de competir com as indústrias de legado (A Netflix é um excelente exemplo).
7. Construa o Produto Mínimo Viável (ou PMV - mais uma vez, ver Lean Startup). Qual é a pegada de menor recurso que lhe permite ir até ao mercado e obter feedback dos usuários? Note que para muitos produtos de sucesso na Web (por exemplo, Twitter, Foursquare, Facebook), o seu produto inicial era bastante esquisito - o design possuía falhas e a interação do usuário era questionável. Mas eles interagiam rapidamente com os dados iniciais dos clientes e foram finalmente bem-sucedidos.
8. Valide canais de marketing e vendas. O Groupon passou 18 meses numa cidade para conseguir uma base correta de vendas e marketing. Em seguida, eles rapidamente fizeram o mesmo em dezenas de cidades.
9. Organize tudo para que o núcleo de funções criticas da missão esteja a acontecer fora do núcleo da organização (o encontro de um motorista e passageiro pela Uber não é tratado pela sua equipa principal).
10. Aponte ser uma plataforma. ExOs bem-sucedidas (Apple, Google, Amazon) são todas plataformas. As empresas que não atingiram esse patamar (Yahoo, Blackberry, Nokia) acabaram em problemas.
A Chave para os Unicórnios
Quer os trate por Organizações Exponencial ou Unicórnios, é claro que esta é uma nova maneira de fazer negócios. Na nossa pesquisa, uma tese econômica muito fundamental surgiu de estudar esta nova geração de empresas. Ao comandar um negócio, tem que se preocupar constantemente com o custo de gerar procura e os custos de gerir a oferta, e tentar otimizar ferozmente em volta de cada lado dessa equação. A Internet, pela primeira vez, permitiu que as empresas baixassem exponencialmente os seus custos de geração de demanda através do marketing online e marketing de referência - na verdade, se você conseguir um loop viral (por exemplo WhatsApp), o seu custo de aquisição irá totalmente para zero.
Pela primeira vez na história, Unicórnios/ExOs estão a alavancar esta nova capacidade de escalar, empurrando as funções vitais para fora das suas estruturas de núcleo organizacionais, deixando assim cair o custo de fornecimento de forma exponencial. A Uber tem um custo marginal muito baixo quando adiciona um novo carro à sua frota. A Airbnb pode adicionar um quarto de hotel ao seu inventário por quase zero. Se é Hyatt, tem que construir um novo hotel! Os colaboradores da Yelp construíram realmente o produto. O custo marginal do Google para executar uma pesquisa extra é quase zero. A Waze atingiu quase 100 milhões de usuários apenas a trocar informações de boca em boca e por acessos de GPS para fornecer a previsões precisas do trafego de trânsito. Quando se torna um usuário Waze, não só está dar a oferta, como também está a ser a procura. Agora, se for capaz de baixar os seus custos de abastecimento de forma exponencial, o seu limite de mercado explode (em termos matemáticos, está a tirar o denominador!)
Então, se você quer ser um unicórnio, escale a estrutura organizacional da sua companhia fora da equipa principal da empresa e encontre uma maneira de descer os seus custos marginais de fornecimento.
Os Velhos Unicórnios Conseguem Aprender Novos Truques
Enquanto a maioria dos unicórnios/EXOS são muito jovens, não há nada que impeça uma grande empresa estabelecida de seguir o mesmo processo. Na realidade, cremos que todas as grandes empresas serão obrigadas a adotar esta ideia. Talvez o derradeiro unicórnio de hoje seja a Apple. Ao alavancar a sua plataforma e ao utilizar o seu próprio design como arma (com a sua gestão da cadeia de materiais para a entrega de margem), a Apple está a entrar nas indústrias de legado uma de cada vez e a gerar milhares de milhões de dólares de capitalização de mercado por cada. Esperamos que seja com toda a certeza a primeira empresa de biliões de dólares - e isso será um verdadeiro Unicórnio.