A fabricante alemã está a desenvolver uma tecnologia que permite reciclar o dióxido de carbono e produzir um gasóleo menos poluente e muito mais barato. Será o combustível do futuro?
Os investigadores da Audi estão a fazer combustível diesel sintético utilizando apenas água e ar. Milagre? Não. Ciência.
A fabricante alemã anunciou que criou o primeiro lote de líquido "e-diesel" num centro de pesquisa em Dresden. O combustível claro é produzido através de um processo "de energia a líquido", pensado pela empresa de tecnologia limpa alemã e parceira da Audi – Sunfire.
O processo usa dióxido de carbono, o gás mais comum, que pode ser capturado diretamente a partir do ar. O dióxido de carbono é criado em grande parte pela queima de combustíveis fósseis e contribui para o aquecimento global. Agora a Sunfire diz que pode reciclar o gás para fazer um mais eficiente combustível neutro em carbono.
Ao contrário dos combustíveis fósseis convencionais, o "e-diesel" não contém enxofre e outros contaminantes.
"O motor é mais silencioso, e são criados menos poluentes”, disse Christian von Olshausen da Sunfire.
O combustível é feito de água e ar
O combustível é produzido em três passos:
- Primeiro, os investigadores aquecem vapor em temperaturas muito elevadas para o dividir em hidrogénio e oxigénio. Este processo requer temperaturas superiores a 800 graus Celsius (1472 Fahrenheit) e é alimentado por energia verde, como energia solar ou eólica. A Audi disse assim que é mais eficiente do que as técnicas convencionais.
- Em segundo lugar, misturam o dióxido de carbono com hidrogénio sob pressão e a alta temperatura para criar o chamado crude azul.
- Por fim, o crude azul é refinado em combustíveis de uma forma semelhante à que o petróleo bruto fóssil é refinado em gasolina.
A Audi (AUDVF) disse que os seus testes de laboratório mostraram que o "e-diesel" pode ser misturado com combustíveis fósseis ou utilizado como combustível sozinho.
O novo combustível foi testado pela Ministra da Educação e da Investigação alemã, Johanna Wanka, na semana passada. Ela colocou os primeiros cinco litros no seu carro oficial, e declarou o projeto um sucesso.
"Se pudermos fazer uso generalizado de CO2 como matéria-prima, faremos um contributo crucial para a protecção do ambiente e utilização eficiente de recursos, e colocaremos os fundamentos da economia verde no lugar", disse ela.
A Sunfire disse que a sua fábrica vai produzir mais de 3000 litros de "e-diesel" ao longo dos próximos meses. A companhia disse que estava a apontar para um preço de entre €1 e €1,20 por litro ($1,10 a $1,30), em comparação com o preço atual alemão de 1,5 euros por litro de gasolina.