HoloLens: as primeiras impressões
Página principal Tecnologia

A Microsoft promove os seus óculos de realidade aumentada como uma revolução tecnológica. Nós já os experimentámos. Terá o dispositivo um impacto assim tão grande?

Na semana passada, a Microsoft exibiu uma demonstração tão impressionante do HoloLens, os seus óculos de realidade aumentada ainda não lançados, que – sendo geralmente um adoptante da tecnologia deliberadamente mais tarde que muitas vezes está cético em relação a dispositivos frívolos – até pensei comigo mesmo: "Hmm, vejo onde está o apelo." Mas, depois de por o headset, tornou-se evidente que há uma grande lacuna entre a visão da Microsoft para o HoloLens e o que este pode realmente fazer.

O vídeo abaixo mostra a demonstração no palco que teve lugar a 29 de Abril, durante a parte principal da conferência Build da Microsoft. Alex Kipman, um companheiro técnico da Microsoft que supervisionou o desenvolvimento do Kinect e do HoloLens, disse que a câmara foi manipulada de forma a que o público pudesse ver o que o utilizador estava a experienciar.

No entanto, esta é a perspectiva em terceira pessoa. Nunca se vê realmente o que Darren, o utilizador, vê, o que é muito, muito diferente.

Ao experimentar o headset – que o pessoal da Microsoft me relembrou que é uma unidade em pré-produção e sujeita a alterações antes do lançamento – notei uma grande limitação: o campo de visão. (A Microsoft ainda tem de dizer quando é que o HoloLens estará à venda e quanto vai custar.)

Atualmente, a camada de realidade aumentada (o que a Microsoft chama de hologramas) aparece dentro de uma pequena caixa no centro da tela – o que está longe uma experiência imersiva. Pense nisso como uma janela: só pode ver hologramas através desta janela, mas tudo o que é periférico é a realidade normal. É um pouco como a versão AR de visão de túnel. E porque esta janela é tão pequena, a única maneira de obter uma visão completa destes hologramas é mudando a sua perspectiva, por outras palavras, movendo a cabeça, algo que Darren claramente não está a fazer na demonstração. A minha experiência deixou claro que a demonstração não é um reflexo das verdadeiras capacidades do HoloLens mas sim das esperanças da Microsoft para o HoloLens.

HoloLens

Isso não quer dizer que o HoloLens seja uma decepção completa. É uma experiência incrivelmente nova – muito diferente do que se vê através do Google Glass ou do Oculus Rift – e algumas características surpreenderam-me realmente e desafiaram a forma como eu vejo a computação. Durante a minha demonstração, que incidiu sobre a aplicação do HoloLens na arquitetura e construção, era capaz de mover o cursor do rato fora da tela do computador e na representação holográfica, que podia modificar diretamente com apenas alguns cliques.

Para empresas de arquitetura, isso permitiria a capacidade de interagir e ver as alterações em tempo real, em vez de confiar em modelos 3D caros que podem levar semanas a construir. E porque a Microsoft está a comercializar o HoloLens como uma ferramenta de negócios, em vez de um produto de consumo, é possível que os aparelhos tenham um sucesso que o Google Glass nunca teve. Mas tal como está, a experiência de usar a HoloLens não é bem o que a Microsoft transmite ser.

Fonte: Quartz

Por favor, descreva o erro
Fechar