O Toroidion 1MW, descrito como um “híper carro” 100% elétrico, ostenta 1341 cavalos de potência, portas de estilo borboleta e um design rétro. Também tem um preço de cortar a respiração. Vai uma volta?
O presidente da Toroidion, Pasi Pennanen, afirmou à CNNMoney que o preço exato ainda não foi estabelecido, mas que cada um dos primeiros 100 exemplares deve custar entre 1,5 e 3,5 milhões de dólares.
O carro foi revelado em meados de abril pelo príncipe do Mónaco, Alberto II, num evento de carros de luxo denominado Top Marques.
A jovem empresa tem vindo a trabalhar neste carro, e na sua nova tecnologia de baterias, durante os últimos quatro anos. A companhia emprega cerca de 15 pessoas e, até agora, tem conseguido financiar-se a si própria.
Segundo Pennanen, o seu plano é conseguir angariar interesse, investimento e encomendas suficientes para construir 100 exemplares do Toroidion 1MW e começar a distribuí-los aos clientes dentro de dois anos. Em última instância, ele espera conseguir levar o carro para um processo de produção em massa, baixar o preço significativamente e vende-lo a todo o tipo de clientes, especialmente aqueles que apreciam os Tesla e outros veículos elétricos.
O Toroidion 1MW tem uma silhueta fantástica
O Toroidion 1MW foi originalmente desenhado com a intenção de competir na famosa corrida de 24-horas de Le Mans. Pennanen afirmou não ter quaisquer dúvidas de que este carro iria ganhar a competição. “Temos a receita vencedora”, afirmou, realçando que várias equipas já demonstraram interesse no veículo.
Contudo, o responsável da empresa considera que o Toroidion 1MW é também desenhado com a funcionalidade em mente, e espera criar em breve uma versão mais apropriada para o uso familiar.
Ao contrário do Tesla, a bateria do Toroidion pode ser retirada do veículo e recarregada em casa, utilizando uma normal tomada elétrica. Ou pode também ser deixada no carro e carregada utilizando as fichas localizadas tanto na frente como na traseira do carro.
E ao contrário da maioria dos supercarros, a bagageira do Toroidion pode acomodar malas de viagem.
O presidente da Toroidion, Pasi Pennanen, espera comercializar este carro durante os próximos anos
Ao passo que muitos carros elétricos e híbridos são conhecidos pelo seu tom silencioso, o Toroidion 1MW pode rugir bem alto.
Conduzindo a velocidades normais, o barulho não é um problema – o carro faz notar as suas rotações, mas nada que acorde os vizinhos.
O barulho aumenta quando o carro atinge velocidades superiores a 200km/h.
“É uma sensação fantástica porque ficamos abismados com o desempenho e o som do motor… soa como uma mistura entre o motor de um carro de fórmula 1 e uma turbina de um jato”, afirmou Pannenen.
O interior do Toroidion 1MW é relativamente austero
Os executivos da Toroidion esperam que a bateria do carro possa alimentar a sua demanda por financiamento. Eles afirmam que a tecnologia da nova bateria tem várias aplicações, e poderá ser utilizada em aviões, barcos e moinhos. Se a empresa for capaz de licenciar esta tecnologia para outras companhias, essas receitas poderiam ser usadas para financiar a comercialização do veículo.”Neste momento, a nossa empresa tem uma direção muito flexível”, revelou Pennanen.
O Toroidion 1MW faz um som ensurdecedor quando atinge velocidades de corrida