Saiba se você está ou não incluído no programa da Microsoft de distribuição gratuita do Windows 10.
A Microsoft confundiu toda a gente com os seus planos para o upgrade do Windows 10, revelados durante a semana passada. À primeira vista, parecia que toda a gente que tinha testado o Windows 10 iria receber uma cópia gratuita, mas a realidade é um pouco mais complexa.
Numa tentativa de clarificar toda esta confusão, a Microsoft atualizou a notícia do seu blog, explicando quem é que irá realmente receber o Windows 10 gratuitamente.
Os utilizadores do Windows 7 e do Windows 8.1 vão naturalmente receber uma cópia do Windows 10 no dia 29 de julho, como um upgrade gratuito, mas os utilizadores que testaram o novo Windows também irão receber um upgrade.
Porém, há um “mas”. Quanto aos utilizadores que testaram o Windows 10, a Microsoft apenas vai manter as suas cópias ativadas se eles aceitarem participar nos testes das atualizações futuras. Assim, se você tiver instalado a versão “preview” do Windows 10 e atualizar para a versão final, não terá de se preocupar com a ativação desde que continue a receber as versões de teste das atualizações.
”Uma vez que estamos a continuar o Windows Insider Program, irá continuar a receber versões e essas versões vão continuar a ser ativadas segundo os termos do Windows Insider Program”, explica o responsável da Microsoft Gabe Aul.
Se você instalar agora uma cópia “preview” do Windows 10 e atualizar para a versão final no dia 20 de julho, e aí recusar-se a receber as versões de avaliação das próximas atualizações, então já não será um utilizador genuíno, caso não tenha feito o upgrade a partir de uma cópia legítima do Windows 7 ou Windows 8.1. Assim, segundo a Microsoft, se tiver instalado a preview do Windows 10 sem outra versão anterior e não aceitar as atualizações, terá de “reverter para o seu anterior sistema operativo ou adquirir uma nova licença do Windows 10”. Se não o fizer, “a versão do Windows irá eventualmente expirar”, explica a empresa.
A Microsoft quer deixar bem claro que instalar a versão de avaliação e fazer o upgrade para a versão final, para depois recusar as atualizações, “não é o caminho para garantir uma licença para os sistemas Windows XP ou Windows Vista”.
Ainda assim, se aceitar continuar a receber as avaliações das atualizações, então terá direito a uma cópia gratuita do Windows 10, ainda que possa estar sujeito aos tradicionais “bugs” e problemas de pré-lançamento das atualizações.
A Microsoft afirma que o Windows 10 destina-se “a ser instalado em dispositivos genuínos do Windows”, mas o Windows Insider Program é um caminho alternativo, ainda que complicado, caso não tenha uma licença do Windows 7 ou Windows 8.1.