Com base em fugas de informação e deduções dos analistas apresentamos-lhe o que já é possível saber sobre o próximo menino bonito da Apple.
Até setembro, provavelmento não teremos informações oficiais sobre o que a Apple tem reservado para o próximo iPhone. Mas embora ainda estejamos a alguns meses de distância, várias fugas de informação e notas dos analistas já traçam um cenário daquilo que poderemos esperar para o sucessor do iPhone 6 e 6 Plus.
Segundo o que temos ouvido, parece que as mudanças se vão focar mais em melhorar as funcionalidades como a câmara do que em redesenhar a aparência do modelo.
Vai provavelmente chamar-se iPhone 7 ou iPhone 6S
Um desenho do iPhone 7 (não associado com a Apple)
O próximo iPhone poderá vir a ser tão significativamente diferente do iPhone 6 e do 6 Plus que a Apple irá denominá-lo de iPhone 7, e não iPhone 6s. Pelo menos é isso que afirma Ming Chi-Kuo, da KGI Securities, segundo uma nota publicada este mês. Outras notícias, contudo, têm-se referido ao próximo modelo como iPhone 6s, e muitos ainda esperam que a Apple continue com a tendência de esperar dois anos até carimbar o iPhone com um novo número.
Poderá ser lançado a 25 de setembro
A Apple poderá vir a lançar o próximo iPhone a 25 de setembro, de acordo com o blog Mobile News, que afirma ter obtido um email interno enviado aos empregados da operadora britânica Vodafone. Alegadamente, o email refere os planos de lançamento do próximo iPhone, afirmando que o dispositivo será lançado a 25 de setembro e as pré-encomendas arrancam no dia 18 de setembro.
É praticamente certo que a Apple irá lançar o iPhone 7 em setembro, tal como fez com os novos modelos no passado, mas não sabemos qual o dia exato. Mesmo que o email da Mobile News seja legítimo, não há qualquer prova de que a Vodafone tenha qualquer conhecimento dos planos de lançamento da Apple.
Poderá vir em dois tamanhos
Kuo também acredita que a Apple vai manter a diferenciação de tamanhos introduzida em setembro, e que vai oferecer o próximo modelo nas variantes de 4,7 e 5,5 polegadas.
O próximo iPhone também poderá ser mais durável
A Apple poderá vir a utilizar o alumínio Series 7000 que também reveste o Apple Watch Sport, afirma Kuo. Diz-se que este material é 60% mais durável que o alumínio que se pode encontrar no iPhone 6 e no 6 Plus.
O iPhone 7 poderá ser um pouco maior que o iPhone 6
Kuo também afirma que o próximo iPhone será 0,15 milímetros mais comprido e 0,2 milímetros mais grosso que o iPhone 6, mas não é clara a razão por detrás desta diferença. O aumento da espessura poderá ser devido ao novo alumínio que a Apple estará alegadamente a planear utilizar, se as previsões de Kuo estiverem corretas.
E há a possibilidade de também virmos a ter um novo iPhone de quatro polegadas
A publicação taiwanesa Digitimes noticia que a Apple está a planear lançar três iPhones: um modelo de 4,7 polegadas, outro de 5,5 polegadas, e também um novo modelo de 4 polegadas. Não é claro como é que este novo modelo se iria encaixar no portfólio da Apple. A Digitimes tem um passado irregular, portanto esta notícia poderá vir a não confirmar-se.
No entanto, a publicação chinesa The Economic Daily News também noticiou que a Apple iria lançar esta versão mais reduzida.
O próximo iPhone poderá não ter um botão Início
A Digitimes também noticia que a Apple está a trabalhar num novo desenho para o próximo iPhone, que iria eliminar o botão Início (Home). Em vez disso, o sensor de impressões digitais seria integrado diretamente no ecrã do telemóvel.
É importante que sejamos muito céticos com esta: no passado, a Digitimes noticiou muitos detalhes acerca dos produtos da Apple que mais tarde se revelaram ser falsos.
Desta vez, poderá haver um iPhone cor-de-rosa
A Apple estará alegadamente a testar uma nova cor para o iPhone, segundo o Wall Street Journal. Não há qualquer indicação de que isto irá alguma vez chegar ao mercado, mas se a Apple está realmente a experimentar uma nova cor, então poderemos vir a vê-la no próximo iPhone.
A câmara poderá ser muito melhor
Um dos rumores mais plausíveis é o de que a câmara do próximo iPhone vai registar uma grande melhoria. O blogger John Gruber afirma ter ouvido que o próximo modelo vai ter “o maior salto de sempre na câmara”. Recentemente, a Apple adquiriu a empresa de câmaras LinX por cerca de 20 milhões de dólares, de acordo com o Wall Street Journal. Entre outros melhoramentos, a tecnologia da LinX poderá reduzir o ruído e ajudar o iPhone a capturar fotos mais nítidas em condições de pouca luz, segundo a nota de um analista da Macquarie Research.
Especificamente, a Apple poderá melhorar os sensores de ambas as câmaras do próximo iPhone
Kuo acredita que o próximo iPhone vai possuir uma câmara traseira com 12 megapíxeis, que seria um grande salto em relação à atual câmara de 8 MP. Mas há provas mais convincentes acerca dos planos para a câmara, escondidas no código do iOS 9. O programador Hazma Sood descobriu código que sugere que a câmara frontal do próximo iPhone vai suportar captura de vídeo com 1080p, um modo para captura em câmara lenta a 24 frames por segundo, um modo panorâmico e um flash.
Poderemos adicionar efeitos 3D às fotos
Na verdade, a tecnologia da LinX até poderá permitir que adicionemos efeitos 3D às fotos capturadas com o iPhone, segundo a nota da Macquarie. Mais especificamente, esta nota refere que poderia permitir “modelação de objetos 3D”, e que o próximo iPhone poderá vir com uma “câmara dupla”. Basicamente, isto significa que o dispositivo teria mais do que um sensor de câmara, de forma a poder capturar imagens com profundidade de campo. Isto parece-se muito com a câmara do HTC One M8.
Poderemos ver a mesma tecnologia de Force Touch que a Apple implementou no Apple Watch
O próximo iPhone vai possuir a tecnologia Force Touch que a Apple estreou no novo Macbook e no Apple Watch, segundo o analista Ming-Chi Kuo. Esta tecnologia será diferente no iPhone 7, em comparação com os outros produtos da Apple. O analista da KGI Securities pensa que esta funcionalidade não irá detetar a pressão como o MacBook, mas, em vez disso, irá analisar “a área de contacto do dedo com o ecrã, de forma a decidir a intensidade da pressão”.
Poderemos utilizar esta tecnologia Force Touch com novas funcionalidades do iOS
Parece que o ecrã com Force Touch irá permitir vários atalhos no iOS, segundo Mark Gurman, da 9to5Mac, citando uma fonte que trabalhou no protótipo da Apple. Por exemplo, poderemos colocar alfinetes nos mapas e percorrer a biblioteca de músicas aplicando mais pressão no ecrã, em vez de deslizar o dedo.
O próximo iPhone vai, provavelmente, ter um melhor processador
Habitualmente a Apple costuma melhorar o processador dos seus iPhones, por isso é muito provável que vejamos uma melhoria no desempenho do próximo iPhone. Ainda não ouvimos quaisquer rumores acerca do que especificamente poderá ser melhorado, mas a Bloomberg noticia que a Apple escolheu a Samsung, em vez da Taiwan Semiconductor, para produzir os chips do novo iPhone.
Vai possuir a mais recente versão do software da Apple, o iOS9
Os novos iPhones da Apple saem sempre com o software mais recente, por isso o iPhone 7 (ou o iPhone 6s) vai ter o iOS pré-instalado. Se tiver um iPhone mais antigo, também poderá fazer a atualização para o iOS 9 quando este for lançado, no outono.