Conheça a Hero4 Session, a primeira grande reformulação da clássica câmara da empresa.
Conheça a próxima geração da câmara de ação GoPro. Chamada Hero4 Session, esta nova câmara é a primeira grande reformulação da câmara da empresa encontrada em todo o lado desde a heroína digital original lançada em 2007. Mas não é apenas um novo rosto bonito. Esta câmara é um passo significativo para a GoPro. Esta é a primeira GoPro que não precisa de uma bolsa para sobreviver a atividades extremas.
A Hero4 Session é a mais pequena GoPro até agora. Esta tem 24,58 cm³e pesa apenas 73,71 g. O que é cerca de metade do peso de um iPhone 6. E os utilizadores não precisarão de andar com diferentes bolsas para usar a câmara. E é à prova de água. Isso faz parte dos esforços da empresa para reduzir a quantidade de material necessário para usar uma câmara GoPro.
O tamanho mais pequeno vem com concessões. A câmara não possui a capacidade de gravação de 4k encontrada no modelos mais caro da GoPro. A bateria também não é substituível ou trocável. No entanto, a câmara ainda atinge um ponto ótimo. A Hero4 Session é a melhor GoPro até agora.
Anos no fabrico
A Hero4 Session demorou à GoPro três anos para construir e desenvolver. Depois de passar apenas alguns minutos com a nova câmara, ficou claro que este é o futuro da GoPro.
A Hero4 Session apresenta várias vantagens sobre os seus homólogos distantes. Em primeiro lugar, não precisa de uma bolsa ou capa para ser à prova de água ou à prova de choque. Esta é a chave. Outras câmaras GoPro requerem várias capas e bolsas e acessórios para sobreviver a um mergulho na piscina ou um salto no chão. A Session é à prova de água até 10 metros.
Com a impermeabilização, a GoPro construiu um novo sistema de microfone que funciona de forma semelhante aos ouvidos humanos. Uma membrana drena a água que está presa nos microfones. E isso acontece muito rapidamente: em apenas um segundo ou dois. Isto significa que a GoPro pode captar momentos de áudio claros depois de sair da água. Há também um microfone voltado para trás, que a câmara seleciona quando deteta quantidades elevadas de ruído de vento no microfone da frente.
A Session deteta a sua posição de montagem e gira automaticamente o vídeo. Coloque-a na parte inferior de um carro ou de um drone ou skate e ela irá gravar como se estivesse montada do lado certo.
A Session carece de uma bateria substituível, mas compensa isso com controlos inteligentes de energia. Carregue no botão de cima para ligar a câmera e a câmera inicia a gravação. Carregue no botão novamente e a câmara pára a gravação e desliga-se. Esta simples mudança no esquema de energia reduz a quantidade de tempo que a câmera fica em standby. As câmaras GoPro anteriores contavam com um botão de energia e um botão de gravação separado. Na Session há um único botão que lida com ambas as funções, dando à GoPro a liberdade de implementar um esquema de controlo mais lógico.
Por último, a Session tem um ecrã de LCD de status superior montado. É pequeno. E isso é bom. O pequeno ecrã exibe o modo da câmara, a vida da bateria e o estado da ligação. Mas a sua localização na parte de cima é muito superior ao ecrã montado à frente encontrado nas outras câmaras GoPro. Dito isto, o pequeno ecrã é limitado a apenas algumas funções e força os proprietários a usar a aplicação para smartphone da GoPro para alterar as configurações gerais da câmara.
Dois passos à frente, um atrás
A Hero4 Session parece fantástica. Uma camada de borracha envolve a câmara. É sólida e resistente e parece que pode levar um arremesso a descer uma montanha. O botão montado na parte superior requer um premir firme. O ecrã de LCD é brilhante e nítido.
Esta é a GoPro mais fácil de usar até agora. E isso é importante. As câmeras GoPro têm sido sempre um pouco complicadas. Os botões não estavam etiquetados e eram facilmente confundidos. Muitos dos meus vídeos GoPro começam muitas vezes com uma selfie não intencional, capturada ao começar acidentalmente a gravação com um clique no botão errado enquanto tentava mudar uma configuração. Isso não acontece com a Session.
No topo da Session há um único botão grande com um círculo vermelho. Pressione este botão para ligar a câmara e começar a gravar. Um botão mais pequeno está localizado na parte de trás que, quando pressionado, acende o visor LCD para alterar os modos e verificar a vida útil da bateria. Estes dois botões estão claramente diferenciados e não podem ser confundidos.
A disposição dos botões da Session afirma claramente que a GoPro está a esforçar-se para tornar as suas câmaras mais fáceis de usar. E isso é exatamente o que a empresa deve fazer. Se a GoPro vai continuar a batalha com os smartphones, as câmaras têm de ser mais fáceis e intuitivas.
A qualidade do vídeo está a par com as outras câmaras GoPro. A Session não tem os modos de ultra-alta definição e a captura a alta velocidade encontrados na câmara de $500 Hero4 Black. Por mim não há problema em não ter 4k, mas durante o meu tempo com a Session, escapou-me a capacidade de gravação a altas taxas de quadros com uma resolução total de alta definição. A Session chega aos 60 fps em 1080p e isso não funciona para vídeos em câmara lenta.
Apesar de a Session não poder gravar em 4k, a qualidade do vídeo é perfeitamente boa para a visualização de alta definição. A maioria dos utilizadores vai estar perfeitamente feliz com a capacidade de gravação 1440p30 ou 1080p60 desta nova GoPro. A gravação de baixa luz é aceitável e, como em todas as outras GoPro, a câmara captura facilmente objetos em movimento rápido.
No entanto, este passo para trás na qualidade de vídeo parece sem brilho. Com o preço de $400, a Session não é barata. Está na extremidade superior da série da GoPro, e, portanto, deve ter uma capacidade de gravação de vídeo semelhante. Embora a qualidade do vídeo da Session seja boa o suficiente, por $400, quero que seja melhor do que boa o suficiente.
Ela também exige que os proprietários liguem a sua câmara a um smartphone ou a uma GoPro remota sem fios para alterar itens como a resolução de captura de vídeo, a taxa de quadros ou ligar o sistema ProTune da GoPro que permite que os proprietários especifiquem o balanço de brancos. No início, parecia estranho porque as GoPros sempre tiveram os controlos na câmara. No entanto, usar um smartphone para alterar essas configurações é muito mais fácil de qualquer maneira. Eu preferiria ter uma câmara GoPro mais pequena que fosse mais fácil de controlar do que uma câmara GoPro com uma confusão de botões.
Opções extremas
Há muito tempo atrás, a GoPro vendia apenas uma única câmara de ação. Ao longo do caminho que a empresa continuou a adicionar mais modelos para chegar a pontos diferentes de preço. Agora, com a Session, a GoPro vende cinco câmaras. A Session está inserida no escalão superior da série. Fica ao mesmo preço que a Hero4 Prata equipada com LCD e apenas $100 a menos do que a Hero4 Black com capacidade para 4k.
A Session vem embalada com dois tripés de montagem, dois encaixes, e fivelas redesenhadas que são mais pequenas do que as anteriores.
A Session é a GoPro a comprar. A qualidade do vídeo é excelente e, mais importante, é a mais fácil de usar. Mas é cara a $400 e isso é uma pena. A GoPro precisa de dirigir mais consumidores para a Hero4 Session. Esta câmara é o futuro da GoPro.