Quem ainda quer saber do iPod
Página principal Tecnologia

A Apple acabou de atualizar o iPod. Será que alguém ainda se importa com isso? Perceba o significado deste produto na estratégia da empresa.

A Apple lançou, silenciosamente, alguns iPods novos na quarta-feira, introduzindo algumas cores novas e dando ao seu leal leitor de música uma revisão técnica. Num comunicado de imprensa, a empresa disse que os novos leitores de música possuem um chip A8 que faz com que estes novos aparelhos sejam seis vezes mais rápidos do que o seu antecessor, uma câmara com 8 MP e o chip da empresa, M8, que faz monotorização de aptidão física.

O novo iPod vai ter o preço base de $199 e vem em cores diferentes, incluindo algumas cores novas – dourado, prateado, cinza espacial, azul, rosa e vermelho, que estão agora também disponíveis para o iPod nano e o iPod shuffle. E, para os verdadeiros amantes de música, a Apple está a oferecer um novo iPod touch com 128GB por $329.

No geral, é uma atualização sólida. Qualquer fã do iPod touch vai ficar feliz - especialmente porque já lá vão três anos desde a sua última grande atualização.

"Mas", eu posso ouvi-lo a dizer: "quem é que ainda se preocupa com o iPod?"

É uma boa pergunta. A importância do iPod tem estado de facto em declínio há anos, pois muitas pessoas começaram a usar os seus smartphones para preencher as suas necessidades básicas de música. A ascensão do streaming de música tornou ainda menos necessário ter um dispositivo dedicado somente à música, uma vez que o armazenamento deixou de ser um problema. Já lá vai o tempo em que a Apple costumava anunciar os seus novos iPods a partir do seu palco principal no outono. A empresa até retirou ao iPod a denominação de categoria de relatórios em separado, deixando-o de fora dos seus relatórios de lucros, optando por fixa-lo na categoria "outros".

Ainda assim, eu diria que o iPod e os dedicados leitores de música como ele ainda tem alguns nichos de público a quem servir.

No final de contas, nem toda a gente quer manter a sua música no seu telefone. Se segue as últimas tendências e compra grandes quantidades de música, provavelmente faz sentido dar a toda essa música o seu próprio espaço de armazenamento dedicado. Outras pessoas podem não gostar de fazer streaming de música por várias razões - talvez prefiram ouvir apenas a sua própria música, tem uma má ligação à Internet onde estão naquele momento, ou são realmente dedicados às suas próprias listas de reprodução.

O iPod touch também foi durante muito tempo recomendado como um bom dispositivo inicial para as crianças – para testar se elas estão à altura da responsabilidade de um verdadeiro smartphone ou tablet. O iPod ainda tem acesso a aplicativos, programas de mensagens e jogos, mas não acarreta com os custos mensais de dados ou com os preços superiores dos outros dispositivos. Uma câmara frontal atualizada para conseguir selfies melhores (sim, isso é um argumento de venda) e chamadas em FaceTime também podem apelar aos mais jovens. Por $199, é definitivamente um investimento sério, mas um risco baixo se quer ver se o seu filho consegue ser responsável ao lidar com um objeto de alta tecnologia.

O acréscimo do chip de rastreamento M8 também poderia fazer com que o iPod encontrasse um mercado entre os aficionados pelo desporto que não querem levar o seu telefone quando vão treinar e correr. Com este chip superior, estes amantes do desporto ainda podem acompanhar os seus passos e ver outros dados sem terem que estar ligados ao seu e-mail e telefone, durante o pequeno tempo que construíram para si durante o dia.

No mínimo, provavelmente, vão existir muitas pessoas que desejam atualizar os seus iPods atuais. Em outubro do ano passado, quando a Apple divulgou pela última vez os números do iPod, ainda era um negócio de $410 milhões para a empresa. Claro que isso é quase uma fração insignificante dos $42 mil milhões em receita total que a Apple registou naquele trimestre. Mas por esperar tanto tempo entre as atualizações, a Apple provavelmente tem agora um bom negócio ao apelar à substituição; e é quase certo que estão a oferecer esta atualização pouco frequente porque vale a pena para a linha inferior da empresa.

Ninguém deve ler esta atualização como um indício que o iPod está a voltar à sua antiga glória, ressurgindo ou fazendo qualquer coisa que não seja cantarolar calmamente enquanto caminha em direção ao esquecimento. O iPod nunca vai voltar a atingir as alturas da sua antiga era de popularidade – cada público-alvo que acabei de descrever como proprietários ideais para o iPod está a ir contra as tendências do mercado. São pessoas que possuem um desejo de manter as coisas separadas e mais desconectadas. Para estas pessoas, ainda há um lugar para o iPod na sua seleção de aparelhos eletrónicos. E isso faz com que seja vantajoso para a Apple explorar esta parte do mercado periodicamente.

Por favor, descreva o erro
Fechar