Samsung lança um concorrente do Apple Watch
Página principal Tecnologia, Usáveis

O novo smartwatch da Samsung pode fazer chamadas sem telemóvel e é estiloso.

No final do evento de lançamento do Galaxy Edge S6+ e do Galaxy Note 5, apenas algumas semanas atrás, a Samsung aproveitou para publicitar um novo smartwatch. Os detalhes foram escassos mas a estética elegante pareceu promissora: um ecrã circular, um bisel rotatório para o controlar e – dada a coneсtividade 3G no Gear S do ano passado – possivelmente a capacidade de utilizá-lo para chamadas de voz e mensagens escritas sem estar ligado a um telemóvel.

Parece que a Samsung está a dar resposta em todas as frentes. O novo Samsung Gear S2 é, de facto, redondo, o bisel gira como um pequeno volante para navegar entre as aplicações e uma versão do relógio tem o seu próprio cartão 3G embutido que permite fazer chamadas e inserir dados sem um telemóvel. Existe também uma versão do Gear S2 sem a coneсtividade 3G. Ambas as opções incluem Wi-Fi, Bluetooth 4.1 e NFC e a possibilidade de serem utilizadas como cartão de crédito no pulso, com apoio da Samsung Pay.

Talvez a parte mais impressionante do nosso relógio seja a dimensão do seu ecrã. Com um diâmetro de 1.2 polegadas, o ecrã AMOLED – com uma resolução de 360x360 pixels – é significativamente mais pequeno do que o do Moto 360. É mais semelhante ao tamanho do LG G Watch R, o que lhe dá um aspeto de “relógio” normal em termos de tamanho e aparência. Ambas as versões do relógio têm certificação IP68, de resistência à agua e ao pó, o que significa que poderão ser utilizados no duche.

Posto isto, a versão sem 3G do relógio tem 11.5 mm de espessura, a mesma profundidade que o Moto 360 e um milímetro mais espesso que o Apple Watch. Se você quiser a versão 3G, a profundidade vai até aos 13.4 milímetros. Ambas as versões do relógio têm um ecrã com uma densidade de pixels de 302 ppi, um pouco mais tímida do que a do Apple Watch (326 ppi).

A espessura extra poderá ser a solução para a vida da bateria da Samsung. Com a versão sem 3G do Gear S2 a empresa avança que você pode contar com dois a três dias de duração da bateria. A versão 3G do relógio, que tem uma bateria 300mAh em vez da unidade 250mAh na versão sem 3G, supostamente aguenta até dois dias. Ambas as versões do relógio carregam a bateria sem fios, de acordo com a Samsung.

Cada relógio tem um processador de 1GHz dual-core com 512MB de RAM, um irrisório armazenamento de 4GB, um acelerómetro, um monitor de frequência cardíaca, um giroscópio e o barómetro. Estes relógios não fazem parte da família Android Wear: ambos executam Tizen, o que significa que provavelmente só funcionarão bem com telemóveis Samsung Galaxy mais recentes. Oferecem controlo de voz, mas o mesmo será alimentado pelo sistema Samsung S Voice em vez de pelo Google Now.

Estamos um pouco mais próximos da promessa de um genuíno comunicador Dick Tracy, mesmo que provavelmente tenhamos que pagar um conjunto de contas de telefone para o utilizar. A Samsung ainda não anunciou preços, estilos de pulseiras ou detalhes relativos ao lançamento. Com a IFA a começar em Berlim no final desta semana toda essa informação deve estar ao virar da esquina.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar